top of page

Artigo: 2 anos de pandemia e crise no transporte público metroferroviário

Foto do escritor: Roberta Marchesi Roberta Marchesi

Após dois anos do decreto da pandemia mundial da Covid-19, a sociedade e a economia ainda amargam os efeitos da crise gerada pelo vírus. Mesmo com a retomada das atividades presenciais, nada será como antes. Vivenciamos uma das maiores transformações sociais e econômicas que o mundo atravessou nas últimas décadas, com impactantes alterações na maioria dos setores da sociedade, especialmente aqueles voltados à circulação das pessoas.


Atrelado aos modelos híbridos ou remotos de trabalho e estudo e à ampliação exponencial do mercado digital, verifica-se uma forte alteração do padrão de deslocamento das pessoas nas cidades, afetando, principalmente, o transporte público, que tem o trabalho e o estudo como principais motivos de viagens dos passageiros.



No primeiro ano da pandemia, o transporte sobre trilhos amargou uma elevada redução no número de passageiros, fechando o ano com apenas 46% do volume normalmente esperado. Para 2021, era aguardada uma retomada maior, mas com a vinda da 2ª e 3ª ondas da Covid-19 e a permanência das alterações de comportamento social, o número não passou dos 56%.


Como reflexo dessa contínua redução de passageiros, da impossibilidade de redução dos serviços de transporte e com os custos fortemente impactados pelo aumento dos preços, os operadores brasileiros vivenciam, até hoje, a maior crise setorial da história do transporte público, registrando um déficit financeiro que ultrapassa os -R$ 9 bilhões, medidos ao longo desses últimos dois anos.


Sem nenhuma política de apoio específico, o Brasil caminhou na contramão do restante das grandes Nações, que, logo no início da pandemia, decretaram medidas para garantir a sustentabilidade do transporte público à toda a população. Como reflexo, após dois anos de pandemia, ainda estamos envoltos com a crise do transporte público, que tem sido amplamente discutida por Prefeitos e Governadores, mas sem nenhum avanço efetivo.


Mesmo diante de sua maior crise, os sistemas metroferroviários de passageiros mantiveram a sua responsabilidade, atendendo a população com rapidez e previsibilidade. Os índices setoriais apresentados no Balanço do Setor Metroferroviário 2021/2022 demonstram a performance positiva das operações no Brasil, mostrando que o setor trabalha com 99,9% de confiabilidade e 97,6% de regularidade na prestação de serviços em 2021.



Estamos entrando no 3º ano de pandemia e o cenário ainda é crítico e incerto para o transporte público. Com a proximidade do período eleitoral é importante que os candidatos estejam atentos às demandas desse setor e à sua importância para toda sociedade. É fundamental buscar medidas efetivas que possam auxiliar o setor a superar essa crise e, ao mesmo tempo, buscar desenvolver políticas públicas que garantam o necessário avanço do transporte público sobre trilhos e a qualificação da mobilidade dos brasileiros.


Roberta Marchesi é Diretora Executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), graduada e Mestre em Economia, com pós-graduações nas áreas de Planejamento, Orçamento, Gestão, Mobilidade e Logística e certificação internacional em Gestão de Transportes Ferroviários e Metroferroviários.


 

Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio



 

Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente.


Utilize a chave PIX - comercial@revistapubliracing.com.br e seja nosso parceiro -

O valor, você escolhe!


Conta Jurídica: (ARTUR JORGE SEMEDO, EDIÇÃO DE JORNAIS E REVISTAS).

Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Ferrovia entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Teste (6).png

Testes na Europa

Artur Semedo

Antecipamos as novidades que vão chegar ao mercado brasileiro

20230830_222637.jpg

Turismo

Keller Carvalho

Uma viagem de trem pela Europa com passagem por cinco países

Publiracing AutoMadrid.png
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png

Testes Revista Publiracing

Segunda feira dia 24 tem teste com a Ford Ranger Raptor

Publiracing Portal de Notícias
Segunda feira dia 24 tem teste com a Ford Ranger Raptor
Segunda feira dia 24 tem teste com a Ford Ranger Raptor

Segunda feira dia 24 tem teste com a Ford Ranger Raptor

01:30
Reproduzir vídeo
Você sabe o que representa a logo da Opel?

Você sabe o que representa a logo da Opel?

01:31
Reproduzir vídeo
Opel Astra GS hibrido com motor de 136 CV ganha nossa atenção

Opel Astra GS hibrido com motor de 136 CV ganha nossa atenção

01:31
Reproduzir vídeo
bottom of page