
A Alstom, iniciou a produção de trens que prestarão serviço nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade, em São Paulo (SP). No total, 36 trens de oito vagões cada serão produzidos na unidade industrial da Alstom em Taubaté (SP), fazendo parte do pacote de melhorias e obrigações assumidas pela concessionária ViaMobilidade, responsável pela operação e manutenção de ambas as linhas metropolitanas por 30 anos.
“Projetos como a reforma das Linhas 8 e 9 nos orgulham e reafirmam a missão da Alstom de investir no país e saber que a empresa contribui para a oferta de transporte público seguro, confiável e eficiente para passageiros em São Paulo e seu entorno. " Pierre Bercaire - Diretor Geral da Alstom Brasil.
Com design moderno, as novas composições em produção na Alstom são mais leves, com menor consumo de energia elétrica, grandes janelas e corredores que oferecem liberdade de circulação entre os carros, o que proporciona mais conforto aos passageiros. Cada trem terá capacidade para transportar até 2.500 passageiros.
“A renovação da frota será um legado da concessionária ViaMobilidade Linhas 8 e 9 para milhares de paulistanos, contribuindo de fato para a mobilidade humana, melhorando a qualidade de vida e ampliando caminhos e escolhas”, completa Adriana Martins, Diretora de Engenharia da CCR Mobilidade.
As linhas 8 e 9 dos trens metropolitanos transportam mais de um milhão de passageiros por dia, segundo dados anteriores à pandemia de coronavírus. A linha 8, que liga Júlio Prestes a Amador Bueno, tem 41,6 quilômetros de extensão e 22 estações, atendendo os municípios de São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi. Já a linha 9 liga Osasco ao Grajaú, tem 32 quilômetros de extensão e 18 estações, atendendo as cidades de São Paulo e Osasco.
Geração de emprego
Em outubro de 2021, a Alstom firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Taubaté – para formar futuros profissionais que atuarão na produção de mais de 170 trens, com mais de 930 vagões, na fábrica de Taubaté (SP). Cerca de 700 vagas no local serão preenchidas gradativamente até o primeiro trimestre de 2023.
Ao todo, 600 profissionais estão sendo treinados pelo SENAI Taubaté – 500 deles serão contratados gradativamente pela Alstom Taubaté ou por empresas parceiras para trabalhar nos projetos que serão produzidos na unidade industrial. Os demais profissionais (os outros 100) poderão ser contratados posteriormente pela própria empresa ou por qualquer outra empresa da região. Até agora, 230 pessoas fizeram o curso.
Para entregar os projetos, a Alstom está investindo cerca de R$ 76 milhões na modernização e adequação de sua planta. A produção dos novos projetos começou no primeiro semestre de 2022.
As linhas 8 e 9 da ViaMobilidade terão 36 trens Alstom Metropolis.
Os trens terão portas e corredores que oferecerão excelente troca de passageiros e liberdade de locomoção, além de espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida. As grandes janelas e portas proporcionarão uma visão clara do exterior, garantindo uma viagem tranquila, segura e confortável para os passageiros. Os trens também contarão com tecnologias modernas: contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e videovigilância, além de detectores e extintores de incêndio.
A nova frota operará com a solução Automatic Train Control (ATC) da Alstom, responsável por garantir que o trem circule dentro dos limites de velocidade seguros estabelecidos pelos equipamentos de sinalização instalados ao longo da via. Além disso, o sistema controla automaticamente o movimento dos trens, abrangendo a saída automática das estações, manutenção automática da velocidade durante a viagem, parada automática nas plataformas de passageiros, abertura e fechamento automático das portas e modificação automática da desempenho de viagem de acordo com os parâmetros recebidos do centro de controle.
Alstom Taubaté
A unidade industrial da Alstom em Taubaté (SP) foi inaugurada em 2015 para a produção de carros para o bonde do Rio de Janeiro, fabricados em tempo recorde para os Jogos Olímpicos de Verão no Brasil. O projeto foi o segundo no mundo a ter um sistema 100% livre de catenária.
Após a conclusão do contrato do VLT, a unidade ficou responsável pela produção dos carros NS16 para o Metrô de Santiago, no Chile. Agora, com os investimentos atuais e após a transferência das atividades e boa parte da instalação da antiga unidade da Alstom Lapa, que foi a primeira fábrica de trens da história do setor ferroviário na América Latina, a Alstom Taubaté agora tem infraestrutura para se tornar uma referência no mercado latino-americano, preparando-se para um futuro próspero e cheio de oportunidades, tanto nacional como internacionalmente.
Atualmente, a Alstom Taubaté é responsável pelos seguintes projetos:
Linhas 8 e 9 da ViaMobilidade: fornecimento de 36 trens Metropolis, com 8 vagões cada.
Linha Universidades 6-Laranja de São Paulo: fornecimento de 22 trens Metropolis, com 6 vagões cada (contrato com Acciona).
Linha 7 do Metrô de Santiago, no Chile: fornecimento de 37 trens Metropolis, com 5 vagões cada.
Linha 5 do Metrô de Bucareste, na Romênia: fornecimento de 13 trens Metropolis, com 78 carros no total.
Linha Wanda ZS, Metrô de Taipei, Taiwan: fornecimento de 35 trens Metropolis, com 4 vagões cada.
Segunda Fase da Linha Circular 2 de Taipei em Taiwan: fornecimento de 29 trens Metropolis, com 4 vagões cada.
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