A Alstom assinou um contrato para a expansão de 700 metros de via dupla do sistema VLT (tramway) no Rio de Janeiro, que oferecerá uma conexão terminal integrada a um novo sistema Bus Rapid Transit (BRT) e interconexão com a rodoviária da cidade. O escopo do projeto inclui a ampliação do sistema VLT em cerca de 700 metros em via dupla, fornecimento de uma estação terminal (Terminal Gentileza) com quatro plataformas, além do fornecimento do sistema APS para todo o trecho (1,4 quilômetros), uma subestação retificadora e a adaptação de uma existente bem como o fornecimento de toda a sinalização ao longo do trecho. A expansão deve permitir um aumento de aproximadamente 40% no número de passageiros, além de abrir caminho para futuras ampliações do sistema na região de São Cristóvão, tradicional bairro da zona norte do Rio de Janeiro.
Com um conceito de mobilidade inteligente, o bonde do Rio de Janeiro é alimentado pelo APS, sistema da Alstom que fornece eletricidade a partir do solo. Trata-se de um sistema composto por duas sapatas localizadas na parte inferior do trem, e quando o veículo passa pelo local onde está instalado o equipamento Power Box (cerca de 1.100) os segmentos ferroviários APS correspondentes são energizados e a consequente alimentação é liberada para o veículo. Há também um conjunto de supercapacitores que armazenam e fornecem energia ao veículo em locais sem trilhos de energização ou em caso de falha localizada, até o próximo ponto de alimentação, o que elimina a necessidade de fios externos e, consequentemente, melhora a arquitetura e paisagem da cidade.
“O bonde permite que a cidade desenvolva uma mobilidade sustentável, além de repensar e modernizar as áreas urbanas e preservar seu patrimônio arquitetônico”, explica Pierre Bercaire, Diretor Geral da Alstom Brasil.
Além de reduzir o impacto ambiental do sistema, o VLT do Rio de Janeiro utiliza energia totalmente renovável, com emissão zero de CO2. Para Bercaire, o VLT trouxe mais opções de mobilidade para a população da cidade. “A Alstom comemora as contribuições do bonde para a capital carioca, sabendo que milhares de passageiros têm suas vidas melhoradas diariamente, graças a esse sistema de transporte. Nesse período, assumimos um compromisso com a cidade do Rio de Janeiro e trabalhamos para manter essa operação inovadora, que gera benefícios para as pessoas, tanto moradores quanto turistas que circulam pela cidade”, comenta.
O anúncio do novo contrato ocorre ao mesmo tempo em que o VLT do Rio de Janeiro completa seis anos de operação. Fabricado pela Alstom em Taubaté (SP), o modelo Alstom Citadis para o bonde do Rio de Janeiro já transportou mais de 88 milhões de pessoas em mais de 1 milhão de viagens, num total de 5,5 milhões de quilômetros percorridos no centro e na região do Porto Maravilha, integrando com a mobilidade da cidade com metrô, trens suburbanos, ônibus, navios, balsas e aeroporto Santos Dumont.
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.
Utilize o QR Code
O valor, você escolhe!
Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Ferrovia entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comentários