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Foto do escritorRedação Publiracing

A reconstrução do primeiro Lamborghini Countach LP 500 de 1971


A reconstrução do primeiro Lamborghini Countach LP 500 de 1971

O Countach LP 500 voltou, inscrito na classe reservada para carros-conceito no Concorso d'Eleganza Villa d'Este. É uma reconstrução apaixonada realizada pelo Polo Storico da Automobili Lamborghini que exigiu mais de 25.000 horas de trabalho em nome de um importante colecionador. A contribuição do Lamborghini Centro Stile foi fundamental na reconstrução da carroceria e supervisão do estilismo.


“O Countach reinventou carros de alto desempenho”, disse Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Automobili Lamborghini, “e se tornou um ícone em termos de linguagem estilística que ainda hoje, após décadas, ainda inspira modelos contemporâneos da marca. Trazer a reconstrução do primeiro Countach para a classe conceptual do Concorso d'Eleganza Villa d'Este, no ano em que celebramos o 50º aniversário deste modelo, é algo extraordinário porque nos permite admirar o lendário 1971 LP 500 em pessoa pela primeira vez em tantos anos. ”


No Salão Automóvel de Genebra em março de 1971, a Automobili Lamborghini apresentou seu o LP 500 Countach. O carro tornou-se imediatamente a estrela do show, e as fotos, que se tornaram virais, foram publicadas nas principais revistas do mundo. Este novo modelo foi concebido para substituir o lendário Miura e escreveu uma nova página na história do automóvel, tanto pela sua tecnologia como pelo seu design. Após três anos de desenvolvimento, o LP 500 foi sacrificado em testes de colisão em março de 1974 e depois desapareceu.


No final de 2017, um aficionado por carros clássicos e importante cliente da Lamborghini perguntou à Polo Storico se havia alguma possibilidade de se fazer uma reconstrução do Countach LP 500, um modelo lendário conhecido apenas pelas fotos da época.


Os primeiros meses foram dedicados à aquisição de todo o material disponível e a uma análise aprofundada. “A coleta de documentos foi fundamental”, ressaltou Giuliano Cassataro, Chefe de Serviço e Polo Storico. “Foi dada muita atenção a todos os detalhes do carro, à sua consistência geral e às especificações técnicas.” Fotografias, documentos, relatórios de reuniões, desenhos originais e as memórias de alguns dos protagonistas da época: tudo isso contribuiu para estabelecer a forma e a função de cada detalhe com a maior precisão possível. O apoio da Fondazione Pirelli também foi fundamental no fornecimento de material de arquivo histórico para recriar os pneus montados no modelo LP500 original.

A reconstrução do primeiro Lamborghini Countach LP 500 de 1971

O trabalho começou no chassi da plataforma, completamente diferente do quadro tubular dos modelos Countach que viriam a seguir. Além de redesenhar fisicamente, Polo Storico teve que decidir qual sistema de trabalho usar para construí-lo, de forma a respeitar os métodos de produção da época. O mesmo procedimento foi utilizado para a carroceria, com diversos instrumentos tecnológicos modernos empregados para sua análise e definição. Alcançada a fase de batimento da chapa, a tecnologia deu lugar ao tradicional sistema italiano, realizado pela “battilastra” com sua criatividade e ferramentas. Um processo semelhante foi seguido para o interior, que incluiu os instrumentos de diagnóstico iluminados, conforme mostrado no protótipo de 1971.


Para todos os componentes mecânicos, como em 1971, foram utilizadas peças sobressalentes originais da Lamborghini ou componentes restaurados da época, ou na sua falta, as peças foram totalmente reconstruídas.


Para a parte de reconstrução histórica do projeto original, a Polo Storico recorreu ao Lamborghini Centro Stile, onde a equipe liderada por Mitja Borkert, Chefe de Design, começou a trabalhar em um projeto muito desafiador. “O LP 500 é de suma importância para a Lamborghini porque deu origem ao DNA de design de todos os modelos subsequentes.” disse Mitja Borkert. “Para chegar ao carro que estreou em Genebra em 1971, foi desenvolvido um modelo de estilo em escala 1: 1, que junto com o próprio carro se perdeu com o tempo, mas permanecem extensas evidências fotográficas dele. Esta é a mesma abordagem com a qual decidimos abordar o projeto. A partir de publicações da época, de imagens em fichas de homologação e outros materiais recuperados do Polo Storico, pudemos reconstruir a matemática necessária para a criação do primeiro modelo em escala 1: 1. O maior desafio foi criar o volume exato do carro, e para isso aproveitamos para fazer uma varredura 3D do nosso LP 400 (chassis 001), que foi uma enorme fonte de informações. Levamos 2.000 horas de trabalho para chegarmos ao modelo final, com linhas que nos satisfizeram. O mesmo procedimento foi seguido para o interior. ”

A reconstrução do primeiro Lamborghini Countach LP 500 de 1971

A colaboração com a Pirelli - existente desde 1963 - para reconstruir os pneus montados no protótipo LP 500 provou ser inestimável. Graças às imagens e materiais preservados nos arquivos da Fondazione Pirelli, foi possível usar os planos originais do pneu Cinturato CN12 instalado no LP 500 para sua estreia em Genebra. A partir desses documentos, os técnicos da empresa milanesa se propuseram a criar o Cinturato CN12 da linha Pirelli Collezione, hoje a linha de pneus dedicada aos carros mais icônicos construídos entre 1930 e 2000, que preservam a originalidade da borracha combinando uma imagem vintage com tecnologia moderna. Especificamente, os pneus Pirelli Cinturato CN12 para o Lamborghini Countach LP 500 foram fornecidos nos tamanhos 245 / 60R14 para a frente e 265 / 60R14 para a traseira, e agora estão equipados com o mesmo padrão de piso e estética da década de 1970, mas com um complexo e estrutura modernos.


Na hora da escolha da cor, os arquivos do PPG mostraram-se fundamentais, permitindo identificar, após análise criteriosa, a composição exata para a produção da cor amarela utilizada, identificada como “Giallo Fly Speciale”.



Lamborghini Polo Storico

Lamborghini Polo Storico, inaugurado em 2015, é a divisão da Automobili Lamborghini responsável por preservar a identidade histórica da empresa de Sant'Agata Bolognese. Suas principais tarefas incluem a certificação e restauração de todos os carros Lamborghini produzidos até 2001. Para isso, o Polo Storico supervisiona a preservação e aquisição de novas fontes para os arquivos da empresa, o que permite estabelecer e preservar o valor de todos os Lamborghinis clássicos . Por causa dos pedidos feitos por entusiastas clássicos da Lamborghini, atenção especial é dada à produção de peças de reposição que não estão mais disponíveis no mercado.


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