“Celebramos estas oito décadas de olho no futuro, com um ano repleto de novidades. Além de tudo que já trouxemos no primeiro semestre, ainda teremos em 2021 os lançamentos do Jeep Commander, SUV premium de 7 lugares que elevará o patamar de luxo da marca, e do primeiro modelo híbrido 4xe da Jeep na região. Estamos começando uma nova era para a Jeep já pensando nos próximos 80 anos”, afirma Alexandre Aquino, diretor do Brand Jeep para a América Latina.
Abaixo está uma lista de alguns dos momentos mais importantes para a Jeep no mundo nessas oito décadas memoráveis.
Em 1941, a Willys-Overland celebrou um contrato para ser a fornecedora primária do novo veículo militar de um quarto de tonelada para o Governo dos Estados Unidos. Mais de 350.000 desses Jeeps MBs seriam produzidos em 1945 e seriam a base para o Jeep CJ civil que iniciaria produção mesmo antes da guerra acabar.
O CJ-2A de 1945 se tornou o primeiro veículo leve com tração nas quatro rodas disponível em massa para o público em geral. Embora o CJ-2A tenha compartilhado a arquitetura básica do MB, houve diversas melhorias notáveis. Isso incluiu uma tampa traseira dobrável, estepe montado na lateral, faróis maiores e uma unidade de tomada de força.
Em 1946, a Willys-Overland introduziu a primeira station wagon de carroceria toda em aço - o Willys Wagon, mas a grande novidade revolucionária foi em 1949 quando a tração nas quatro rodas foi adicionada ao wagon para criar o primeiro SUV. Capaz de transportar sete passageiros com conforto, levar carga e enfrentar as trilhas mais difíceis, o Willys Wagon representou uma virada de jogo. A Wagon projetada por Brooks Stevens esteve em produção por aproximadamente 20 anos, mais que qualquer automóvel americano contemporâneo de sua época.
Em 1953, o primeiro Jeep Jamboree aconteceu em Georgetown Divide na Califórnia, atraindo 55 veículos e 155 participantes. Esse evento, organizado por Mark Smith, demonstrou como muitos proprietários de veículos da marca Jeep amam se reunir para se divertir, praticar a camaradagem e a aventura 4x4. Embora o Jeep Jamboree realize orgulhosamente eventos sobre trilhas em todos os Estados Unidos, um dos mais populares encontros é o que acontece na Rubicon Trail, que atravessa a cadeia de montanha de Sierra Nevada na Califórnia -- sem dúvida, os 27 km mais extenuantes de aventura off-road já vistos. Poucas marcas no mundo geram tanta dedicação e compromisso de sua comunidade como a marca Jeep. Em cada canto do globo, todos os dias, há demonstrações de paixão dos proprietários e fãs.
Em 1963, o Jeep Wagoneer foi o SUV premium original que combinou a tração quatro rodas com uma transmissão automática. Oferecendo opções que estavam, até então, disponíveis em carros de passageiros de alta tecnologia, o Wagoneer mudou a percepção das pessoas sobre um veículo de tração nas quatro rodas. Isso ampliou o mercado e o apelo dos veículos 4x4 e criou o SUV moderno, que foi anunciado como “Totalmente novo, Totalmente Jeep”. Duas décadas depois, a marca Jeep lançou o Grand Wagoneer, que trouxe a experiência premium 4x4 a outro nível com características como bancos em couro, ar-condicionado, rádio AM/FM/CB e isolamento acústico.
A crise de energia de 1979 estimulou o desenvolvimento de um 4x4 menor. O Jeep Cherokee XJ 1984 foi projetado a partir do zero e foi o primeiro SUV compacto do mundo. Usando uma estrutura de monobloco, o veículo ficou muito menor que seu antecessor mantendo ainda 90% de seu espaço interior. O veículo apresentou o sistema de tração de quatro rodas Command-Trac shift-on-the-fly.
O nascimento de uma lenda
A chegada do Jeep Wrangler em 1986 atendeu ao desejo do público de um SUV compacto com mais conforto. Ele apresentava um centro de gravidade mais baixo, dirigibilidade melhorada e um interior mais confortável. O modelo estabeleceu precedente para um dos veículos Jeep mais amados e robustos de todos os tempos. Embora o Wrangler tenha compartilhado o perfil de carroceria aberta familiar do CJ-7, ele continha poucas partes comuns com seu famoso predecessor. Mecanicamente, o Wrangler tinha mais em comum com o Cherokee. Em 5 de agosto de 1987, pouco mais de um ano após a apresentação do Wrangler, a American Motors Corporation foi vendida para a Chrysler Corporation e a popular marca Jeep se tornou parte da Divisão Jeep / Eagle da Chrysler.
Em 7 de janeiro de 1992, no Salão do Automóvel de Detroit (NAIAS), Bob Lutz, então presidente da Chrysler, dirigiu o primeiro novo Jeep Grand Cherokee ZJ da linha de produção de Jefferson, pelas ruas da cidade e através da porta de vidro do Cobo Hall (local onde o evento acontece), apresentando o avanço do SUV premium. O Grande Cherokee oferecia detalhes interiores sofisticados, dirigibilidade na estrada, condução e conforto sem perder qualquer característica off-road que fez da marca Jeep uma lenda.
Expansão global
Durante a última década, a marca Jeep expandiu sua oferta de produto global com novas identificações como o compacto Jeep Renegade e o novo Jeep Gladiator, a picape Jeep mais robusta da história. A marca também expandiu sua área de produção, permitindo que clientes em mercados tais como Europa, Brasil, Índia e China apreciem veículos da marca Jeep produzidos localmente. Esse portfólio diverso de produtos e áreas de produção global, com dez plantas em seis países permitiu que a marca Jeep quadruplicasse as vendas em um período de dez anos.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments