top of page
Foto do escritorRedação Europa

60 automóveis Bentley reunidos para celebrar os 90 anos do modelo Derby


60 automóveis Bentley reunidos para celebrar os 90 anos do modelo Derby

A Bentley Motors recebeu 60 belos automóveis Bentley, da era Derby, em Crewe, para celebrar o 90º aniversário do Bentley 3 1/2 Litre, mais conhecido como o Bentley Derby.


Organizada pelo The Silent Sports Car Club – o clube de proprietários dedicado ao Derby Bentley – uma parada de automóveis desfilou para a Fábrica dos Sonhos da Bentley em Crewe na sexta-feira passada, com mais de 100 convidados que puderam desfrutar de um passeio pelo campus, descobrir a recentemente renovada Heritage Collection da Bentley e visitar as oficinas Mulliner.


O próprio Bentley Derby, um 3 1/2 Litre de 1934, com carroçaria de Thrupp e Maberley, estava em exposição para os convidados na recém-inaugurada área de Lineage, onde os oito automóveis do período pré-guerra da Heritage Collection estão em exibição. No sábado, uma das joias da coroa da frota da Bentley – o único MkV Corniche de 1939, recentemente registado e devolvido à estrada pela primeira vez em 84 anos – foi o convidado de honra num jantar ”black tie” para assinalar, formalmente, os 90 anos dos Bentley Derby.


Os Bentley Derby que chegaram a Cheshire apresentaram uma enorme variedade de estilos de carroçaria, representando uma proporção significativa dos mais de 40 construtores independentes que produziram carroçarias personalizadas para o modelo na década de 1930. Os automóveis em destaque incluíam o chassis B15AE (um dos dois automóveis de lançamento originais), produzido em setembro de 1933 e o chassis 3-B-50 (o único sobrevivente de quatro berlinas experimentais com motor de seis cilindros de 1939), concentrando, perfeitamente, uma enorme variedade de automóveis da época.


A era Derby viu a Bentley produzir até 500 automóveis por ano, primeiro com o 3 1/2 Litre, depois seguido pela evolução 4 1/4 Litre, assumindo-se, juntos, como os primeiros Bentley produzidos sob propriedade da Rolls Royce. Este período da história da Bentley também viu nascer alguns “one-off” muito relevantes – o coupé "Embiricos" de 1938 e o recém-restaurado MkV Corniche de 1939. Estes dois automóveis ajudaram, em conjunto, a moldar o ADN de design que esculpiu os Bentley da década de 1950 e que até inspirou os Continental GT originais e atuais.

60 automóveis Bentley reunidos para celebrar os 90 anos do modelo Derby

O desportivo silencioso

O motor de seis cilindros 3 1/2 Litre do Bentley Derby era suave, refinado e debitava cerca de 120 cv, uma potência respeitável para a época. A qualidade era excelente e os automóveis eram belíssimos, rápidos, refinados, elegantemente proporcionados e fáceis de conduzir. Em comparação com as caixas de velocidades não sincronizadas de todos os Bentley anteriores, as vantagens da caixa sincronizada do Derby eram claras, enquanto as molas macias e chassis mais rígidos estabeleceram elevados padrões de qualidade de condução.


Os Derby eram mais refinados e mais ágeis do que seus antecessores Cricklewood, mas custavam até £ 400 menos, alcançando, assim, uma clientela mais ampla do que qualquer Bentley anteriormente produzido. O 3 1/2 Litre foi escolhido por várias celebridades, incluindo os pilotos de competição Sir Malcolm Campbell e Archie Frazer-Nash.


O Bentley 3 1/2 Litre necessitou de algumas alterações de desenvolvimento durante a produção, incluindo uma barra transversal adicional do chassis à frente e um estabilizador harmónico de amortecimento para melhorar o conforto de rolamento e o comportamento. Em 1936, foi proposto um motor de maior capacidade como alternativa ao 3 1/2 Litre. Por um custo adicional de £ 50, os proprietários podiam optar por cilindros um quarto de polegada (6,35 mm) mais largos e algumas alterações estéticas. Este modelo tornou-se o 4 1/4 Litre e em 1939 os números de produção já tinham ultrapassado os da versão anterior.

60 automóveis Bentley reunidos para celebrar os 90 anos do modelo Derby

O Derby da Bentley é o chassis número B53AE (número de matrícula AXB3), uma berlina desportiva de quatro portas, entregue pelo concessionário Jack Barclay ao seu primeiro proprietário: Alex Mitchell, do Castelo de Tulliagan, na Escócia, no início de 1934. Este senhor ficou conhecido por ter mantido o automóvel até ao início da guerra, mas infelizmente os registos perderam-se entre os proprietários seguintes. Porém, mais tarde, este exemplar viria a atravessar o Atlântico, tendo sido descoberto num celeiro em East Otis, no estado do Massachusetts em 1968. Em 1987, Charles H. Wolfe de Lancaster, Filadélfia, foi registado como o novo proprietário, o qual entregou o veículo aos cuidados da Bentley Motors em 2004.

 

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.


コメント

5つ星のうち0と評価されています。
コメントが読み込まれませんでした。
技術的な問題があったようです。お手数ですが、再度接続するか、ページを再読み込みしてださい。
bottom of page