Tracionadas por caminhões Volvo FMX, as composições com seis semirreboques levam até 200 toneladas por viagem, trafegando apenas dentro das fazendas da empresa. Após meses de testes, a Suzano, que é a maior do mundo na fabricação de celulose de eucalipto, começa a operar regularmente 19 hexatrens em sua unidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.
O Hexatrem impressiona. “É realmente um trem sobre rodas, com 52 metros de extensão”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da Volvo. Anteriormente, a operação com uma composição pentatrem transportava 79% mais toras de eucalipto em comparação aos tritrens. Com o Hexatem, o conjunto possui capacidade para transportar até 200 toneladas, o que representa um ganho de produtividade de 127% em relação aos tritrens e de 27% em relação aos pentatrens.
“O FMX transporta mais no mesmo tempo”, diz Alan Brehmer, gerente de Logística e PCP (Planejamento, Controle e Produção) Florestal da Suzano no Mato Grosso do Sul. “Em poucos meses de testes já é possível dizer que o FMX é mais preparado para o off-road. O consumo de combustível é muito eficiente. É um cavalo-mecânico leve e também tem um reforço de fábrica no chassi e no powertrain, com uma caixa de câmbio com duas marchas reduzidas e os eixos traseiros preparados para suportar até 200 toneladas”, afirma. Outro ponto que o executivo destaca é a ergonomia da cabine. “Os motoristas elogiam. É um caminhão de fácil dirigibilidade”.
Mais eficiência
Na Suzano os hexatrens trafegam apenas dentro das fazendas da empresa, o que permite explorar a capacidade máxima do veículo, além de contribuir para a redução de 35 tritrens nas rodovias, com ganhos operacionais e ambientais.
Segundo Brehmer, na ampliação das operações com Hexatrem “a Volvo foi a única empresa que se dispôs a desenvolver uma opção customizada. E a própria marca Volvo já carrega uma confiança muito grande”, afirma.
Para operações extremas
O Volvo FMX foi concebido para trabalhos desafiadores em ambientes extremos. De acordo com Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo, os FMX da Suzano se destacam por suas caraterísticas técnicas especiais:
• São equipados com a caixa de câmbio eletrônica I-Shift de 14 marchas, com duas marchas adicionais super-reduzidas, que facilitam o arranque de composições pesadas em condições severas de piso e rampa.
• O motor Volvo D13 possui 540 cv de potência e torque de 2.600 Nm (@1050 – 1450 rpm), o que garante mais força para superar aclives e velocidade média maior.
• Os chassis são extremamente robustos, com longarina dupla de fora a fora, eixo traseiro com redução nos cubos, carcaça de eixo fundida e cardan super-resistente.
• Possuem capacidade máxima de tração (CMT) de até 200 toneladas, 70 toneladas a mais que o FMX de série.
Segundo Valério, o FMX é um dos caminhões mais vendidos nas aplicações canavieira, florestal e mineração, por sua robustez e alta disponibilidade mecânica. Esse modelo já corresponde a cerca de 10% das vendas anuais de pesados da Volvo.
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