A Porsche inaugurou a nova fábrica do Taycan sob os olhares atentos de 320 convidados das áreas da política, negócios e mídia. "Temos um alto nível de responsabilidade pelo meio-ambiente e pela sociedade. A produção do Taycan já é neutra em carbono. A tradição encontra o futuro em nossa fábrica em Stuttgart-Zuffenhausen, que é o coração de nossa marca", afirmou Oliver Blume, presidente do Conselho Executivo da Porsche AG.
A Porsche está dando início ao próximo grande capítulo de sua história com a chegada do primeiro carro esportivo totalmente elétrico da marca e suas instalações de produção especializadas. "O Taycan, com emissão zero, é um novo ícone da Porsche", afirma Oliver Blume. "Ele é diferente de nossos veículos anteriores, mas mesmo assim é um típico Porsche - inovador, esportivo e emocionante."
Menos de 48 meses se passaram entre a apresentação do veículo conceito Mission E, no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt de 2015, e o início da produção das primeiras unidades do Taycan para clientes. A nova instalação de produção estabelece novos parâmetros em termos de eficiência energética e compatibilidade ambiental. "Estamos empenhados em atingir os alvos de proteção do clima acordados em Paris em dezembro de 2015 e temos uma clara responsabilidade de cortar emissões ambientalmente prejudiciais. De qualquer forma, nossa estratégia de sustentabilidade vai muito além da descarbonização", diz Albrecht Reimold, membro do Conselho Executivo da Porsche AG encarregado da Produção e Logística. A Porsche quer atingir o objetivo de uma Fábrica com Impacto Zero - a produção sem nenhum impacto negativo no meio-ambiente."
Eletromobilidade cria novos empregos na Porsche
O Taycan anuncia uma nova era na produção automotiva. A produção é interconectada e flexível. Em vez das tradicionais esteiras transportadoras, a Porsche utiliza sistemas de veículos com direção automatizada para levar componentes de estação para estação. "Chamamos nossa jornada para esta nova era de Porsche Production 4.0. Estamos usando tecnologias no estado da arte para interconectar o mundo digital com o mundo mecânico", explica Albrecht Reimold. "O foco da Porsche continua nas pessoas. Os empregados da Porsche são parte integral nesse projeto. Afinal, produzimos veículos feitos por pessoas para pessoas".
A produção do Porsche Taycan vai criar 1.500 novos empregos na sede de Zuffenhausen, demonstrando que a eletromobilidade está gerando empregos na Porsche. Durante a construção da nova fábrica e a preparação para a produção, a Porsche também implementou um inédito programa de treinamento para familiarizar todos os seus empregados com as características únicas da eletromobilidade. No total, a empresa tem previsão de investir mais de seis bilhões de euros em eletromobilidade até 2022. A companhia investiu um total de 700 milhões de euros somente nas novas instalações de produção - um bilhão incluindo a nova área de carrocerias, que será usada para a atual geração do Porsche 911. A nova fábrica complementa a produção de carros esportivos de dois lugares. Duzentos e cinquenta veículos das séries 911 e 718 saem todos os dias da linha de montagem da histórica fábrica de Zuffenhausen.
Segundo Andreas Scheuer, ministro do Transporte e Infraestrutura Digital da Alemanha: "A eletromobilidade está criando cerca de 1.500 novos empregos aqui em Stuttgart-Zuffenhausen para a produção neutra em carbono. Desta maneira, a Porsche está marcando uma importante posição quanto à propulsão elétrica na engenharia alemã. É importante agora que todos se beneficiem da tecnologia e dessas experiências - tanto fabricantes como clientes. Precisamos de um efeito "Fusca elétrico" na estrada, o mais rapidamente possível."
Para Winfried Kretschmann, ministro presidente do estado de Baden-Württemberg: "O Porsche Taycan mostra que a revolução da mobilidade está acontecendo agora exatamente aqui, em Baden-Württemberg. Graças ao fato de a Porsche não ter apenas criado um produto revolucionário em Zuffenhausen, mas também uma revolucionária instalação de produção, a empresa está demonstrando claramente que nós, no sudoeste do país, estamos na linha de frente da reinvenção do automóvel. Estou particularmente satisfeito pela Porsche estar investindo localmente na produção do Taycan em sua fábrica mãe em Zuffenhausen e, desta forma, investindo em Stuttgart, no estado de Baden-Württemberg e seu povo. Gostaria de expressar nossos sinceros agradecimentos em nome de todo o governo estadual."
Fritz Kuhn, prefeito de Stuttgart: "O investimento feito pela Porsche nos transmite uma forte mensagem sobre Stuttgart. Onde outros apenas falam, a Porsche age."
Para publicidade, patrocínio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br