No DESTAQUE NA GARAGEM recebemos novamente em nossa redação o Hyundai HB20s, versão de três volumes do hatch de sucesso, e modelo que vem marcando presença constante nos primeiros lugares do segmento dos pequenos sedans ao longo dos últimos anos.
Sempre muito equilibrado quando olhamos para dois quesitos bem importantes, desempenho e conforto, o Hyundai HB20s ocupa atualmente a terceira posição na lista de preferencias do brasileiro, com um total de 19 235 unidades emplacadas ao longo de 2019 (até final do mês de Julho), mais recentemente saíram das concessionárias 3400 unidades em Julho, valor superior aos 2624 licenciamentos de Junho.
Já olhando para a retrospectiva comercial dos últimos anos, ele vem sendo atualizado com a chegada de itens de conforto e pequenos retoques estéticos, no entanto, nada muito profundo. Já para a nova versão que tem previsão de chegada ao longo dos próximos meses as novidades serão bem mais expressivas.
Em 2018 foram 32 155 unidades comercializadas, total que fez a marca perder a terceira posição no segmento por muito pouco para o Volkswagen Voyage (32 283). Em 2017 a Hyundai havia vendido 32 232 unidades, bem menos que as 46 023 de 2016, e especialmente em relação a 2015, onde a marca vendeu 53 278 unidades do HB20s.
Excluindo a conjuntura econômica que fez o mercado de automóveis perder o fulgor, afetando naturalmente o volume total de modelos produzidos e comercializados, o Hyundai HB20s manteve, no entanto, seu posicionamento de destaque, aparecendo invariavelmente entre os três mais vendidos no segmento, muito especialmente através de uma boa lista de itens de conforto e uma mecânica bem interessante.
Para realizar este novo teste ao modelo, recebemos a versão topo de linha, a Premium, opção que verdadeiramente consegue entregar exclusividade através de muita elegância no acabamento, naquele que consideramos ser um dos mais interessantes resultados para o terceiro volume, afinal nem sempre é fácil para a engenharia adicionar o porta-malas aos pequenos veículos de origem Hatch, e manter um design harmonioso e continuo e fluido. No caso do HB20s esse resultado foi plenamente conseguido.
Referir que atualmente a Hyundai disponibiliza uma ampla lista de opções e preços, de acordo com o nível de acabamento, da opção de motorização escolhida, e também de transmissão, que pode ser manual ou automática. Os preços começam na inicial de Unique de motor 1.0 com preço de referência de R$ 48.990, já a versão equipada com o mais recente motor 1.0 turbo de três cilindros no acabamento Confort Plus tem preço anunciado de R$ 58.190, na outra ponta a versão testada por nós, e a mais completa de todas elas, a Premium, equipada com motor 1.6, transmissão automática e vendida por R$ 72.990.
Nesta versão destacamos a renovada grade frontal com acabamento em preto brilhante e envolvida na já tradicional moldura cromada. Este acabamento é ainda utilizado nas maçanetas das portas, e na moldura da tampa do porta malas, detalhes elegantes para dar mais requinte a proposta.
Ainda referência para as rodas de 15” onde são instalados pneus de medida 185/60 R15, elas possuem acabamento preto brilhante no detalhe central e entregam aquela típica mistura de elegância e esportividade. Os faróis com assinatura de condução diurna em LED e de neblina, bem como os retrovisores elétricos na cor do veículo que incluem rebatimento automático e repetidores laterais, são mais alguns destaques no exterior do modelo.
Cabe aqui um parêntesis para deixar as principais dimensões do HB20s: São 4230 mm de comprimento, 1680 (mm) de largura sem retrovisores, 1470 (mm) de altura e redondinhos 2500 (mm) de distancia entre os eixos.
Se no exterior a Hyundai HB20s consegue ser elegante, por dentro ele reforça essa postura através dos bancos com acabamento em couro, apoio de braço para o condutor, volante revestido em couro de ótima textura e espessura, e disponibilizando os habituais comandos como áudio e telefone. Ainda é destaque a central multimídia de 7“que tem como diferencial a TV Digital e é compatível com as funções de conectividade Apple CarPlay e Google Android Auto, o que permite que o motorista acesse ao conteúdo do seu celular com mais segurança enquanto dirige.
Como comodidades, o acendimento automático dos faróis, sensores de estacionamento traseiros, vidros elétricos com a função one touch nas quatro portas além do (para alguns) útil porta-óculos instalado no console de teto. Destacamos a ausência da câmera de ré, hoje em dia item que consideramos praticamente obrigatório, falta especialmente notada nesta versão já que é a mais completa da linha. Ainda no capitulo das ausências, o encosto de cabeça central no banco traseiro é também uma ausência notada.
Já o sensor de luminosidade aumenta a segurança do HB20S, acendendo os faróis sempre que necessário de forma automática, garantindo a visibilidade do carro pelos outros motoristas.
O ar-condicionado automático e digital completa um interior de espaço interessante, especialmente nos bancos dianteiros e porta-malas com capacidade de 450 litros.
Já no quesito segurança, a Hyundai entrega esta versão com airbags frontais e laterais, o sistema de fixação ISOFIX que permite a instalação rápida e prática de cadeirinhas de bebê, e o auxílio da fixação top tether. Ainda podemos contar com freios ABS nas quatro rodas (disco na frente e tambor atrás), sistema que evita o travamento das rodas em frenagens mais bruscas, e com função EBD, que distribui eletronicamente a força de frenagem entre as rodas.
Para finalizar o equilibrado pacote de segurança do HB20s merecidas referências para as barras de proteção lateral, zonas de deformação programada na dianteira, na traseira e nas laterais e coluna de direção colapsável, soluções técnicas para preservar o habitáculo do carro e principalmente dos seus passageiros em caso de colisão.
Com bloco e cabeçote de alumínio, o motor Gamma 1.6 Flex possui duplo comando de válvulas variável e 4 válvulas por cilindro. Com essas tecnologias, ele entrega uma potência de 128 cv (etanol) e no final do nosso teste apresentou média de 7,9 km/l em nosso circuito misto e sempre abastecido no tanque de 50L com etanol. A evolução das motorizações, através da introdução de novas tecnologias, vem melhorando o modelo neste quesito, e hoje ele se equipara às melhores propostas do segmento, deixando até a proposta em destaque e como referência quando o condutor privilegia respostas rápidas e quer agilidade, nisso o Hyundai HB20s Premium vai na frente da concorrência.
Com direção hidráulica de bom resultado técnico, já a suspensão (McPherson, independente na frente e eixo de torção na traseira) foca no conforto e é claramente direcionada em sua configuração para absorção das irregularidades de forma suave, no entanto apresenta um bom equilíbrio, já que não deixou de atender às expectativas quanto a estabilidade em velocidades maiores, isto apesar das ausências importantes do controle de estabilidade e tração.
Resumo do Editor – O HB20s mantem-se como uma das melhores propostas no segmento de sedans compactos, e a diferença comercial em termos de números nas vendas principalmente para o Chevrolet Prisma, não reflete de maneira alguma as diferenças tecnológicas e de design entre os modelos. Ele é talvez, (aqui entra a subjetividade do gosto pessoal) o mais elegante de todos os principais modelos disponibilizados no segmento em termos de design, e com toda a certeza, o mais ágil e pronto nas reações de todos eles. Apesar de entregar um acabamento muito interessante e requintado, que consegue transmitir a exclusividade da versão topo de linha, ele esquece, no entanto, itens importantes para o cliente que busca este tipo de produto, como a câmera de ré ou encostos de cabeça para as cinco posições. Ainda assim, se o nosso leitor pretende adquirir um veículo no segmento, e privilegia elegância e conforto e quer um carro ágil, com bom espaço e acabamento, o modelo sul-coreano pode muito bem ser a sua escolha.
Para publicidade, patrocínio ou parcerias na seção de Testes/Avaliações entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br