A nossa equipe dirigiu por alguns dias mais um ótimo exemplar da engenharia sueca da Volvo, uma marca que aplica em seus produtos uma receita que vem agradando ao publico e que mistura de forma muito equilibrada a sofisticação com a esportividade, sem esquecer a segurança, sempre em níveis elevadíssimos em todos os modelos.
O XC90 R-Design que recebemos em nossa garagem incorpora, além de itens esportivos exclusivos, a visão da marca para a eletrificação dos seus modelos, o que passa por propostas híbridas plug-in de alta eficiência, em produtos ainda pensados para grandes famílias, ao disponibilizar 7 lugares. O SUV XC90 foi responsável pelo início da transformação pela qual a Volvo Cars vem passando desde 2015, com produtos de apelo estético moderno, carregados de tecnologia e qualidade, e onde, como referido, a segurança é um dos grandes destaques.
E a mais recente das versões do XC90 a chegar ao Brasil foi a R-Design, a mais esportiva de todas elas, e que vem com um Powertrain hibrido que entrega o equivalente a 407 cv.
Com dimensões bem impactantes, onde destacamos o comprimento de 4,95 metros, largura de 2,14 (m); altura de 1,77 metro e entre-eixos de 2,98 metros ele chama imediatamente a atenção pelas suas proporções.
Esteticamente ele harmoniza de forma exemplar a sobriedade que se espera de um veiculo da marca sueca, adicionando nesta versão itens que destacam sua exclusividade.
Podemos destacar as grades frontais black piano, rodas de liga leve de 22’’ onde são instalados pneus de medida 275/35 R22, o para-choque exclusivo da versão R-Design, assim como exclusivos são os espelhos retrovisores (elétricos e retráteis), com acabamento em Silk Metal e que combinam perfeitamente com arremate da janela lateral, que possui o mesmo acabamento.
Continuando nossa observação externa, destacamos ainda o rack de teto em alumínio com barras integradas ao teto, as maçanetas na cor do carro e com iluminação, e na traseira, o destaque vai inteirinho para o escapamento duplo integrado.
No entanto não poderíamos passar para o interior sem antes referirmos uma das marcas inconfundíveis da marca Volvo, seu grupo ótico.
Os faróis são auto-direcionais e FULL LED com nivelamento automático e a função antiofuscante, o que ajuda a ver os cantos e otimizar a visão sem ofuscar outros motoristas, adaptando constantemente o padrão de luz. Enquanto dirigimos, os faróis giram para iluminar a curva à frente e podemos usar o feixe alto o tempo todo – ao encontrar ou alcançar outro carro, os faróis reduzem o feixe, conforme necessário, para não ofuscar outro motorista. A maior área iluminada também beneficia outros usuários da estrada, como pedestres e ciclistas. Os faróis também são inteligentes: o farol alto é desligado quando você entra em uma cidade, mas se passar por uma placa iluminada, ele permanece ligado. Este recurso também inclui faróis de neblina, que ajudam a aprimorar sua visão ao conduzir sob nevoeiro ou chuva forte. Para facilitar as manobras em baixa velocidade e marcha ré no escuro, eles viram até 15 graus enquanto você dirige para iluminar a área próxima do carro. Sua inconfundível assinatura diurna é imponente e marcante.
Hora de passar para o interior e conhecer o amplo, luxuoso e confortável habitáculo do nosso XC90 R-Design e as boas vindas são dadas através da soleira de porta com inscrição "R-Design" iluminada. O Acesso é realizado através da chamada Keyless - com travamento e destravamento das portas sem chave o que permite ainda a partida através do botão que inicia todo o sistema de Powertrain e restantes funções do carro. Aliás, e já que falamos em chave, referir que a nossa é um dos itens em que Volvo aproveita para, também aí, expor a exclusividade do seu modelo, com um elegante revestimento em couro no controle remoto que tem ainda acabamento cromado.
Tudo no Volvo XC90 é muito bem distribuído e corretamente adaptado, o apoio de braço central com porta-copos, apoio de braço para a terceira fileira com porta-copos e porta-objetos, assento do motorista com regulagem elétrica e memória, funcionalidades que são disponibilizadas também para o banco do passageiro.
Os assentos dianteiros têm ainda suporte lombar elétrico e aquecimento. Os bancos da versão R-Design são de postura esportiva com revestimento em couro e nobuck, encosto de cabeça com rebatimento manual em todas as posições e assento para criança integrado no banco traseiro (assento central).
O ar condicionado é digital com quatro zonas e climatização no porta-luvas, com saídas para 3ª fileira, incorporando um sistema que controla tanto a qualidade do ar como da umidade no interior da cabine. E já que falamos em climatização a Volvo entrega ainda como itens de série as telas laterais traseiras de proteção solar.
Fundamental para um ambiente ainda mais amplo é o teto panorâmico elétrico. Para ventilação, a seção dianteira pode ser totalmente aberta ou inclina-se ao pressionar um botão. Um pára-sol elétrico em tecido perfurado reduz o brilho em dias ensolarados. E quando entramos no carro em dias ensolarados, o mesmo pára-sol fecha automaticamente assim que a temperatura externa atinge 25 °C. O vidro laminado escurecido aumenta ainda mais o conforto e a segurança. E se você se esquecer de fechar o teto panorâmico depois de estacionar seu carro, ele pode ser fechado do exterior através do controle remoto.
Olhando a área central do painel, observamos a grande tela multimídia de LCD 9" touch screen, onde são disponibilizadas as imagens da câmera de ré e conectada ao fantástico sistema de áudio, um dos melhores sistemas já desenvolvidos para um automóvel, e em parceria com a Bowers & Wilkins. São 1.400 watts, 19 alto-falantes – com um dos primeiros subwoofers air-ventilated instalados em um carro – e um software de processamento de áudio de última geração que simula, dentre outros ambientes, a sala de concerto da Orquestra Filarmônica de Gotemburgo.
Como características a conexão ao celular via Apple CarPlay ou Android Auto, comando de voz, Bluetooth e 1 AUX, 2 USB, disponibilizando também o ótimo sistema de navegação, com leitura digital das placas de trânsito com limite de velocidade, entre muitas outras praticidades. Também muito útil o sistema composto por quatro câmeras que cria uma visão 360º e funciona em velocidades até 10km/h auxiliando muito para estacionar em espaços complicados como estacionamentos de shoppings, escritórios ou condomínios, proporcionando uma visão de cima do veículo e auxiliando nas manobras neste espaços irresponsavelmente muito reduzidos em sua grande maioria.
Ainda destaque para o Head Up Display, que projeta as principais informações do painel à frente do motorista.
Já devidamente instalados em nosso banco observamos ainda o grande, elegante e prático painel de instrumentos digital de 12 polegadas onde são exibidas de forma intuitiva informações relevantes para o motorista, incluindo direções de navegação, telefone e sinais de trânsito reais, configurações do veiculo e alertas de condução entre outras. O layout do painel se adapta à forma de usá-lo e tem quatro modos gráficos para serem escolhidos. Na frente do motorista, o painel apresenta dois grandes instrumentos redondos e um painel central de informações. Se usar o sistema de navegação, esse painel ficará maior. Para torná-lo confortável para os olhos, o brilho do painel do motorista se ajusta automaticamente com a luz exterior.
E como em qualquer Volvo a segurança é uma preocupação total, descobrimos estar ao volante de um veículo que tem bolsas insufláveis (airbag) de joelho para motorista, frontais e laterais para motorista e passageiro, e de cortina, com a particularidade de protegerem inclusivamente os passageiros da terceira fileira, ajudando ainda em eventuais colisões frontais ao permanecer infladas por vários segundos a fim de proteger em caso de impactos secundários.
Os cintos de segurança são com pré-tensores e limitador de esforço, sistema de fixação de cadeirinha infantil – ISOFIX, além do veículo ter uma estrutura pensada para aliviar e proteger ao máximo os ocupantes através do sistema de proteção contra impactos laterais e contra lesões na coluna cervical. Tudo isso em busca do objetivo global da marca de “mortes zero em veículos Volvo”.
Quando testamos um veículo tão completo, não podemos naturalmente ser alheios ao nível elevadíssimo de conteúdo, por isso mesmo mais uma sequencia de itens que ajudam a descrever a exclusividade da versão. O volante esportivo é revestido em couro (ajustável em profundidade e altura) incorporando os habituais comandos de áudio e telefone, entre outros. São visíveis as borboletas do sistema Paddle Shift para troca de marchas, os pedais esportivos da versão R-design, e a exclusiva alavanca de câmbio fabricada à mão com cristal genuíno pelos artesãos de vidro suecos da Orrefors. Com uma bela mistura de artesanato e tecnologia, esse pedaço de joia insere a essência do design contemporâneo escandinavo.
Muito característico de quando falamos de carros Premium ou desenvolvidos com um cuidado muito especial em relação ao bem estar, o sistema de iluminação interno adiciona um ambiente verdadeiramente sofisticado ao Volvo, do momento em que entramos e abrimos a porta até chegar ao destino. As luzes de cortesia integradas e um guia de luz ao longo do interior criam uma sensação acolhedora. As luzes ambiente são multicoloridas e discretas e a iluminação dos bolsos de porta, porta-copos e puxadores de porta internos contribuem ainda mais para uma atmosfera acolhedora e facilitam a procura de itens no escuro. As lâmpadas de leitura do banco traseiro são atenuadas, para evitar o ofuscamento do motorista. E, para facilitar o carregamento do seu carro no escuro, a porta traseira apresenta uma iluminação integrada.
Já que falamos do espaço para bagagens breve parêntesis para referir que é possível abrir ou fechar a porta traseira pelo lado de fora, de forma conveniente, usando o controle remoto. Ele também pode ser operado por botões na porta traseira ou no assento do condutor. A porta traseira elétrica também pode ser programada para abrir a uma altura mais baixa do que o seu máximo, muito útil se você estacionar em uma garagem com a altura do telhado limitada. Para uma maior comodidade durante o carregamento, a iluminação integrada ilumina a área sob a porta traseira. Facilitando a abertura da porta traseira quando suas mãos estão ocupadas, você pode adicionar travamento sem chave, que inclui a confortável função de abertura e fechamento da tampa traseira elétrica sem o uso das mãos; basta mover o pé sob o para-choque traseiro e a tampa traseira vai abrir e fechar. Ainda sobre este espaço referir que a cobertura do porta-malas é retrátil, e temos ainda uma divisória de bagagem sob o assoalho do porta-malas, adicionando a Volvo espaços para armazenamento lateral.
Para terminar nossa descrição ao interior não poderíamos deixar de referir o acabamento do teto em preto, além do primoroso acabamento interno utilizando fibra de carbono em determinadas peças, completando assim um mundo de exclusividade, luxo, conforto e muita qualidade dentro do Volvo XC90 R-Design
Após acionar o botão de partida, silencio total, estamos no modo de condução que escolhe automaticamente a opção do motor elétrico quando nos movimentamos em baixas velocidades. Algo estranho para um veículo de essência esportiva, mas que logo se torna familiar com o passar dos dias e após perceber a incrível capacidade do modelo.
Muito do fantástico comportamento dinâmico do XC90 começa no seu chassi chamado de Four-C, ele permite manter automaticamente o conforto da condução sob todas as condições, e possibilita que se adapte o chassi às preferências de condução: Conforto, ECO, Dinâmico e Off-road. Essa tecnologia monitora o veículo, a estrada e o condutor 500 vezes por segundo. Selecionando qualquer modo de direção pressionando apenas um botão, e os amortecedores suportarão as características de condução desejadas: "Conforto", para absorção de impactos leves e movimentos suaves da carroceria; "ECO", para máxima economia de combustível; "Dinâmico", para uma direção mais esportiva, com absorção de impactos mais intensos; e "Off-road", para o máximo em termos de desempenho em estradas ou condições de baixa aderência.
O XC90 T8 R-Design combina o potente motor Drive-E Turbo Supercharger de 2 litros e 4 cilindros, que produz 320 hp, com um motor elétrico de 87 hp, alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade (10,4 Kwh). Juntos, geram 407 hp de potência máxima e torque de 640 N.m, números de desempenho dignos de carro esportivo, afinal, mesmo com 2.319 kg, o modelo atinge os 100 km/h em apenas 5,6 segundos.
A transmissão automática Geartronic de oito velocidades utiliza a tecnologia Shift by Wire totalmente eletrônica. A função na posição B auxilia na frenagem pelo freio-motor elétrico para recuperar e transmite energia de volta para o carro, seja para recarregar a bateria ou para uso imediato. Nela, é também possível fazer a redução de marchas manualmente, ajudando na frenagem do veículo.
O XC90 T8 R-Design vem ainda equipado com cabo de 4,5 metros para carregamento de uso doméstico. A carga total da bateria é feita em três horas considerando uma tomada aterrada de tensão 220V e 16A. É possível carregar o veículo com tomadas de menor amperagem, no entanto, com maior tempo para a recarga.
O Volvo XC90 permite um deslocamento suave e licencioso no modo elétrico. Já aumentando a velocidade e após o motor a combustão acionado, ele não perde a suavidade, privilegiando o conforto. Mas se o condutor “apelar“ a toda a sua capacidade mecânica, a surpresa é pelo comportamento que faz lembrar um verdadeiro esportivo, apesar de toda a massa em deslocamento, sua aceleração, estabilidade em curva e capacidade de frenagem é impressionante. Seus discos ventilados nas quatro rodas garantem alta capacidade e eficiência.
O conjunto da suspensão, independente do tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira, se adapta tanto ao modo escolhido para o chassi através do já comentado sistema de suspensão por bolsas de ar. Isso habilita ao motorista ajustar, nos modos de condução, a altura mais adequada de rodagem, de acordo com o piso. A altura da carroceria também pode ser ajustada de acordo com as opções de condução que são: A Pure, condução econômica para uso urbano. Este modo utiliza 100% o motor elétrico. A Hybrid de uso cotidiano e nosso modo de condução em praticamente 80% do teste, e também escolhido como padrão no modelo, que fica programado para utilizar ambos os motores e entregar a melhor relação entre performance e consumo de combustível: 15,5 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada (dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), conferindo nota A em eficiência energética e comprovados pela nossa avaliação com resultados 16,2 km/l em nosso circuito misto.. Já o modo Power entrega condução esportiva através de novos parâmetros de direção, transmissão, respostas do acelerador e freios, que são ajustados para obter a melhor resposta para uma condução esportiva.
O motorista ainda dispõe de outros três modos de condução mais específicos para terrenos de baixa aderência como o AWD (All Wheel Drive), de tração permanente conforme demanda específica, o Off Road, uma função que envolve o controle de descida em declives (HDC), eleva a suspensão em 40 mm e ideal para percursos fora de estrada em velocidades de até 40 km/h, e ainda o modo Individual em que o condutor pode escolher entre uma série de parâmetros, como nível de assistência da direção, configuração do painel, características do grupo propulsor e suspensão, entre outros. Dessa forma, o XC90 pode ser um carro de cidade silencioso e com zero emissão, um SUV de desempenho arrebatador ou um veículo para condições desafiadoras.
Resta falar do preço. Com simulação realizada no site da marca e com os itens que fazer parte do modelo testado, o valor de venda sugerido é de R$409.950, pacote muito interessante para olhar de frente para as propostas dos concorrentes, especialmente as Premium, Audi, BMW, Land Rover e Mercedes-Benz. Com emplacamentos de 84 unidades em Junho, 93 em Julho e um total de 603 unidades comercializadas ao longo dos sete primeiros meses do ano de 2019, a versão R-Design vem assim ampliar o perfil do público para o modelo, que permite agora levar para casa um SUV de grandes dimensões, luxuoso, no entanto, muito esportivo.
Conclusão do Editor – O publico reconhece a Volvo pela inigualável preocupação com a segurança dos seus veículos, mas associa também a marca a tecnologia de ponta, tanto ao serviço do conforto como de mecânicas cada vez mais eficientes. Nesta versão hibrida e esportiva do XC90, chamada de R-Design, a Volvo agrega de forma primorosa a esportividade a um carro que em qualquer das versões disponibilizadas é irresistível. Descobrir pontos “a melhorar” é um oficio difícil para qualquer especialista ao testar o Volvo XC90, podemos até achar que determinadas escolhas da marca deveriam ressaltar ou privilegiar determinada característica que apreciamos, no entanto tudo é feito e pensado para que se atinja um nível de qualidade muito próximo do irretocável, e com esta versão R-Design juntamos dois mundos nem sempre fáceis de reunir num SUV de grandes proporções, luxo com verdadeira esportividade. Mais uma joia da engenharia sueca que ganha status de referência.
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Fotos: Revista Publiracing e Volvo (Internas)
Volvo XC90 R-Design
Design 8
Espaço e Conforto 9 Tecnologia e Conectividade 9
Acabamento 10
Motor / Consumo 9
Transmissão 8
Suspensão 9
Direção 8
Freios 8
Segurança e Auxílios 10
Total 88