Contrariando previsões de alguns meteorologistas, que apostaram em um inverno quente em Minas Gerais devido ao fenômeno El Niño, o frio para os mineiros chegou com temperaturas baixas e ar frio e seco em muitas cidades do Campo das Vertentes. Como de costume, a parte fria do ano coincidiu com o período de férias escolares, época na qual muitas famílias se organizam para desfrutar do turismo de inverno.
Algumas cidades históricas são os destinos certos para quem deseja aproveitar o frio viajando. Entre os meses de abril e setembro, o clima da charmosa cidade de Tiradentes, que fica a 190 quilômetros de Belo Horizonte, é o típico destino para quem deseja se afastar da agitação dos grandes centros urbanos e procurar um local calmo para descansar.
Quem visita a pequena cidade de 7 mil habitantes que faz parte do circuito da Estrada Real tem a oportunidade de ter contato com uma paisagem cercada de muito verde e composta por construções coloniais. O centro histórico de Tiradentes concentra a maior parte dos pontos turísticos da cidades, como igrejas barroca, restaurantes e pousadas, que são sempre disputadas nos feriados prolongados e em épocas mais frias.
Outra atração da cidade é o mais antigo trem em operação no Brasil: a Maria Fumaça, que liga Tiradentes à cidade de São João del-Rei. O passeio leva o passageiro por 12 quilômetros na Estrada de Ferro Oeste de Minas, passando pela Serra de São José, outro ponto turístico bastante procurado para quem gosta de ecoturismo.
Para os fãs da culinária mineira, a gastronomia é outro atrativo no município. Com uma arquitetura barroca e com um cardápio típico de Minas, os restaurantes de Tiradentes contribuem para dar à cidade um charme a mais e são uma ótima sugestão para quem deseja uma boa comida, acompanhada naturalmente de um bom vinho.