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Foto do escritorArtur Semedo / Revista Publiracing

Avaliação: Hyundai eleva o nível de sofisticação nos SUVs compactos com a versão Prestige do Creta


Ele já visitou a nossa redação por algumas vezes, e sempre deixou ótimas impressões. Com versões que vão das equipadas com motor 1.6, passando pela esportiva Sport, chegando naquela testada por nós desta vez, a requintada Prestige, o Hyundai Creta é um SUV compacto que aplica bem os conceitos básicos deste tipo de produto, mas com um foco muito especial na qualidade do habitáculo e no conforto.

Com 4.270 (mm) de comprimento, 1.780 de largura, 1.635 de altura, e entre-eixos de 2.590, por fora ele é apenas de traços conservadores, sem grandes arrojos, mas com a Hyundai a recorrer a itens que deixam a proposta bem elegante e atualizada. Pormenores como o cromado, utilizado nas maçanetas das portas, na moldura da nova grade frontal e ainda na porta traseira. Com esse acabamento é dado o toque de exclusividade da versão, que tem ainda barras longitudinais e peças na cor prata na área central inferior de ambos os para-choques, espelhos retrovisores elétricos, retrateis e com sinalizadores de mudança de direção, e os faróis com DRL de LED e luz direcional cornering lamp, grupo ótico finalizado com as luzes de neblina inseridas de forma elegante no conjunto, e ainda lanternas traseiras de desenho atraente (na versão 2020 também em LED). Ainda bem visíveis são também os protetores laterais, peças de cor preta (plástico) que contornam toda a carroceria, passando pela caixa de rodas e ainda evidentes na parte inferior das portas. Para harmonizar com as referidas peças, as molduras das janelas são também elas em cor escura.

Para finalizar nossa observação externa, merecida referência para as esportivas e bonitas rodas diamantadas de aro 17 (pneus 215/60 R17), finalizando uma proposta estética que mistura a elegância “clássica” do cromado com o toque de irreverência e aventura entregue pelas peças plásticas de proteção da carroceria. Cabe ainda uma referência para o fato da unidade testada por nós não incorporar as recentes e sutis alterações na estética do modelo, que são, principalmente, um design diferente da grade frontal, além, de como já referido, lanternas traseiras em LED.

Já no interior, a Hyundai sempre buscou diferenciar seu modelo através da consistência e integralidade, com boa qualidade dos materiais e uma correta integração das peças, entregando um habitáculo requintado e de poucos ruídos desagradáveis. Destaque sem dúvida para os dois tons que ampliam o já referido aspecto sofisticado do modelo. Uma harmonia de tons refinada, com olhar imediato para os bancos de couro marrom acompanhados por uma faixa em cor idêntica no painel e nas portas. Por falar em sofisticação, a Hyundai disponibiliza uma exclusiva pulseira que tem as mesmas funções da chave presencial. Interessante para quem esquece com frequência a chave do veículo ou não quer colocar no bolso.

O painel de instrumentos é de design clássico, agradável e de fácil leitura pelo condutor, e onde destacamos no centro, as informações do computador de bordo . Bem situada está a central multimídia com tela touch screen de 7”, com GPS integrado, MP3 Player, reprodutor de fotos e vídeos, conexões USB e auxiliar, ainda naturalmente conexão via Bluetooth com streaming de áudio, acesso à agenda e histórico de chamadas, disponibilizando os principais comandos no volante, além de conectividade de celulares através dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

Ainda na tela são disponibilizadas as imagens da câmera de ré, com linhas adaptativas, que seguem o movimento do volante, também do intuitivo sistema de navegação, com a Hyundai a garantir por três anos a atualização gratuita dos respetivos mapas, além da sempre interessante TV Digital, que permite acesso à programação da TV aberta dentro do seu veículo, e que, assim como na Toyota, apenas tem imagens disponibilizadas quando o veículo está parado, já o áudio do canal de TV escolhido é entregue mesmo com o veículo em andamento.

O ar condicionado é automático com comandos de fácil utilização e painel digital que facilita a leitura das informações. Mais destaques na cabine ficam por conta do volante, revestido em couro, e de ótima textura, as bancos rebatíveis e bipartidos que aumentam naturalmente a capacidade do porta-malas, facilitando o transporte de objetos volumosos, além do assoalho do porta-malas, que pode ser utilizado em dois níveis de altura. Quando ele está no nível inferior, o porta-malas fica naturalmente maior. Quando ele está no nível superior, é criado um compartimento oculto, onde podem ser guardados objetos importantes de forma discreta e mais segura. Por falar em porta-malas o do Creta entrega 431 litros de espaço, sendo um dos mais generosos do segmento.

Os bancos entregam uma boa ergonomia, com encostos de cabeça para os cinco ocupantes, espaço disponibilizado interessante, a natural ressalva para a posição central da segunda fila, que especialmente em modelos compactos fica um pouco comprometida. Ele tem ainda cintos de três pontos para todas as posições e sistema de fixação ISOFIX que permite a instalação rápida e prática e em total segurança da cadeirinha de bebê.

Ainda como itens importantes, os vidros elétricos com comandos one-touch nas 4 portas, e função de abertura e fechamento por meio da chave, o acendimento automático dos faróis, finalizando um pacote bem equilibrado de conveniências para o bem estar de condutor e passageiros.

Bem instalados em nosso Hyundai Creta Prestige, (volante com ajuste de altura e profundidade), hora de dar partida ao motor e ganhar a estrada. Ainda antes, referência positiva para o bom pacote de segurança da versão mais completa do modelo, com 6 Airbags, frontais, laterais e de cortina, controle de estabilidade (ESC) e tração (TCS) assistente de partida em rampas (HAC), monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), e o sistema de sinalização de frenagem de emergência (ESS).

A partida é através do botão Push/Start e assim acionamos o motor dianteiro de 4 cilindros em linha 2.0, 16V, com comando duplo no cabeçote, duplo comando de válvulas continuamente variável (Dual-CVVT) e de tecnologia flex.


O compacto de tração dianteira entrega 156 cv a 6.200 rpm quando abastecido com gasolina ou 166 cv na mesma faixa de rotações quando o combustível escolhido for etanol. Já o torque é de 19,1 kgfm e 20,5 kgfm, a 4.700 rpm para os dois tipos de combustível.

O motor trabalha em conjunto com o câmbio automático de seis marchas que permite trocas manuais sequenciais na alavanca. Se a concorrência já olha para os motores turbo, de maior eficiência e capacidade como uma necessidade para satisfazer o cliente que privilegia mais esportividade, o conjunto mecânico do Creta é, no entanto, e apesar do motor aspirado, bem dinâmico, entregando suavidade em baixas velocidades, com trocas de marcha inteligentes e em baixas rotações, mas respondendo rápido ao pé direito, entregando com isso segurança e prazer na condução.

Prazer de dirigir que é, aliás, uma marca do Creta, que se mostrou em condução urbana, prático e ágil, de respostas imediatas e precisas, tudo isso por conta, também, da ótima direção de assistência elétrica progressiva, muito leve nas manobras do dia a dia, mas bem consistente em alta velocidade. O honesto comportamento do nosso veículo é ainda ressaltado pelo bom equilíbrio do conjunto da suspensão, com a escolha da marca a recair no tipo McPherson na frente e eixo de torção na traseira. Se a receita é apenas conservadora, a configuração é interessante, com boa absorção das irregularidades, ao mesmo tempo que permite atacar as curvas com segurança sem o incomodo (e inseguro) balanceamento pronunciado da estrutura de 1.399 kg do Creta Prestige. A Hyundai também usou a receita básica na hora da escolha dos freios, com ABS e EBD, discos na frente e tambor atrás, a qualidade do modelo já pedia uma evolução, com isso melhorando a eficiência na frenagem e consequentemente a segurança.


Se o consumo de combustível é um dos pontos menos elogiáveis do modelo, o sistema Stop/Start ajuda a amenizar o problema, ao desligar o motor em paradas, como sinais de trânsito, por exemplo, evitando o consumo desnecessário e retardando a visita ao posto para alimentar os 55 litros do taque de combustível que equipa o modelo. Abastecido com etanol, o Creta 2.0 Prestige apresentou ao final do nosso circuito misto um resultado de 7,6 km/l, o que acabou por ser um resultado apenas satisfatório.

Com uma proposta que custa nesta versão em torno de R$ 107.000, e que apesar dos seus 3 anos de mercado e do design conservador, ele entrega os principais recursos exigidos pelo publico do segmento, e com isso vem agradando ao mercado, fechando o mês de Junho como o terceiro SUV compacto mais vendido, só perdendo para o Jeep Renegade e Nissan Kicks. A disputa com o modelo da marca japonesa pela segunda posição é acirrada como mostram os números da Fenabrave. Se o Creta já emplacou 24 247 unidades em 2019, o Nissan Kicks não está tão distante, com 25 826 veículos saídos das concessionárias.

O Creta teve um bom desempenho entre maio e junho, com as vendas a crescerem de 4 212 unidades para 4 638, respetivamente, números que podem melhorar ainda mais com a recente atualização do modelo, apenas pormenores, mas que podem levar mais público a optar pelo modelo da marca sul-coreana fabricado no Brasil.

Conclusão do editor – O grande segredo do Hyundai Creta é não ser arrojado. Parece um paradigma, mas é isso mesmo. Com design, como referimos em nosso texto, que consideramos conservador, ele recorre, no entanto, às melhores receitas dos seus concorrentes. Sem inovar, ele carrega o que publico do segmento busca, com seriedade, e qualidade. Além disso, a versão Prestige, única atualmente com motor 2.0, incorpora estilo, requinte e tecnologia em doses adicionais, tornando a proposta competitiva em relação às melhores opções do segmento. Com as recentes atualizações que adicionam, por exemplo, o espaço para carregamento sem fio de celular, o Hyundai Creta tem todas as condições de se manter entre os preferidos pelos brasileiros durante mais algum tempo, um posicionamento muito importante para a marca, já que estamos a falar do mais competitivo segmento da atualidade no Brasil, o dos SUVs compactos.

 

Hyundai Creta 2.0 Prestige

Design 7

Espaço e Conforto 7 Tecnologia e Conectividade 7

Acabamento 8

Motor / Consumo 7

Transmissão 8

Suspensão 8

Direção 8

Freios 7

Segurança e Auxílios 8

Total 75

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