A empresa chinesa CRRC testou com sucesso uma composição para linhas de metrô da nova geração, que utiliza fibra de carbono nas caixas, no bogie, e peças do interior da cabine, com isso foi conseguido uma redução de 13% no peso doas unidades.
O peso menor também permite economizar energia em até 15%, oferece mais flexibilidade ao adaptar as composições às demandas da operação e reduzindo o tempo de manobras para esta operacionalidade. O material, além disso, se adapta a ambientes climáticos extremos e pode operar com altas temperaturas, altos índices de umidade, temperaturas muito baixas e altitudes de até 2.500 metros.
Além disso, as composições de fibra de carbono são mais silenciosas, reduzindo o ruído em seu interior em três decibéis. Os novos veículos também têm telas multimídia curvas, assentos autolimpantes e aparelhos auditivos para passageiros com deficiências.
A velocidade máxima destes veículos para linhas de metrô é de 140 km e são de condução automática como os operados pela linha 4 do metrô paulista. Da mesma forma, eles têm mais de 1.100 pontos de controle do status do equipamento em tempo real que podem gerar alertas antecipados para agendar a manutenção.