A Iveco apresentou os modelos 9 e 11 toneladas da família Tector. “Os lançamentos nos tornam mais competitivos no segmento dos médios, que representa 20% do mercado de transportes no Brasil, e completam nosso portfólio. Agora, estamos mais fortes dos leves aos pesados”, afirma Marco Borba, vice-presidente da marca para a América do Sul.
A marca foi à campo para entender a rotina dos motoristas que dirigem caminhões médios, um produto voltado principalmente para os grandes centros urbanos. Ricardo Barion, diretor de Vendas e Marketing da Iveco para a América do Sul, ressalta que a pesquisa mostrou que fatores como versatilidade para operar em diferentes operações, e conforto para quem passa muito tempo ao volante, fazem a diferença na escolha de um produto. “Foi assim que nasceram os Tectors 9 e 11 toneladas. O amadurecimento da marca mostra que é preciso ter o produto ideal para o nosso cliente.”
Os novos integrantes da Família Tector foram projetados para garantir ao caminhoneiro a melhor experiência a bordo. A cabine, que chama atenção pelo design global, foi pensada para criar menos arrasto, o que contribui para a redução do consumo de combustível. As linhas externas melhoram o fluxo de ar e reduzem o efeito negativo causado pela água em dias de chuva.
Com conforto e amplo espaço interno, a estrutura é a única do segmento com basculamento hidráulico, o que representa um aumento da segurança durante as manutenções. Outro aspecto que facilita a vida do caminhoneiro é o acesso para conferir o nível de óleo e fluído do radiador, feito pela parte frontal. Destaque para o baixo ruído no interior da cabine que reforça a sensação de conforto.
As portas têm maior ângulo para facilitar a entrada e saída do motorista no dia a dia, e a altura que vai do banco ao teto tem 1 metro e 14 centímetros, a maior do segmento. A alavanca de câmbio foi posicionada no painel, o que garante conforto, rapidez e segurança nas trocas de marcha.
“Outro ponto forte da cabine é a visibilidade. Temos o melhor campo de visão da categoria, com o maior para-brisa do segmento, com 1,53m² e retrovisores desenhados para garantir uma visão ampla das laterais, o que significa mais segurança e facilidade ao conduzir o veículo em manobras, ruas estreitas e docas apertadas”, diz Barion.
A suspensão dos novos modelos 9 e 11 toneladas, também entra na lista de ‘itens de conforto’. No eixo traseiro, são utilizadas molas parabólicas que garantem segurança, dirigibilidade e um rodar mais suave, se comparada aos feixes de molas trapezoidais. Já para a suspensão da cabine, a IVECO proporciona o melhor conceito do segmento: coxim, mola e amortecedor. O chassi, do tipo escada, proporciona maior rigidez estrutural.
Não basta o caminhão ter um desenho arrojado e privilegiar a ergonomia. O trem de força tem que proporcionar potência e torque com baixo consumo de combustível. Isso fica por conta do powertrain composto pelo premiado motor NEF45 da FPT Industrial, com 190cv de potência, da transmissão Eaton de seis velocidades e dos eixos Dana.
Na sexta marcha, a Iveco implementou um super ‘overdrive’, ou seja, uma última marcha longa que não compromete o consumo e aumenta a performance do veículo. “O condutor deste tipo de caminhão roda muito, freia, acelera e precisa de um motor que corresponda a essa agilidade no ciclo urbano, e agilidade significa uma resposta mais rápida do veículo. Os Tectors 9 e 11 são perfeitos para o ‘batidão’ dos motoristas que atuam neste segmento”, afirma Barion.
O baixo custo de operação é prioridade para a marca, que por isso anunciou que os novos Tectors têm revisão a preço fixo e promessa do contrato de manutenção mais barato da categoria, na mobilidade Absoluto com prazo de cinco anos de contrato. Para quem já possui um veículo Iveco, as soluções e o suporte pós-venda da marca garantem a performance e a durabilidade do transporte. Entre os destaques estão o suporte técnico emergencial 24 horas, as peças genuínas com garantia de um ano, quando adquiridas e instaladas na rede de concessionárias, e os itens da linha NEXPRO, ideais para manter a performance durante todo o ciclo de vida dos veículos, mesmo os mais antigos e fora do período de garantia.
Os modelos semipesados Tector 17, 24 e 31 de seis cilindros, também passam a ser comercializados com a nova cabine. Destaque para o novo modelo Tector Auto-Shift 4x2, de 300 cv de potência na versão trator, ideal para utilização com implemento de dois eixos espaçados com CMT (Capacidade Máxima de Tração) de 36 toneladas.