Um estudo da In Loco Location Intelligence identificou que em março o fluxo de visitantes nas concessionárias brasileiras caiu quase 17% em relação ao mês de fevereiro. Supostamente impactado pelo período de Carnaval que, neste ano, aconteceu entre os primeiros dias do mês de março.
No volume total de visitantes, a GM é a líder pelo 3º mês consecutivo e acumulou mais de 18% do total de visitas, entre as marcas analisadas, em março, seguida pela Fiat, 16%; e Volkswagen, 13%. A disputa pelo quarto lugar ficou acirrada, de janeiro para março, a Ford subiu de posição no ranking desbancando a Renault que caiu para quinta posição em fevereiro e se mantém em sexto lugar agora no ranking. Já a Hyundai subiu uma posição de fevereiro para março. A multinacional estadunidense e a empresa sul-coreana ficaram quase empatadas com um poucos mais de 8% e a marca francesa ficou próxima dos 8%.
Ranking total de visitas por marca. Fonte: In Loco Location Intelligence, 2019.
Visitantes por loja
Quando a análise leva em consideração a densidade média de visitas por loja, a pesquisa mostra que a Jeep teve um fluxo melhor e subiu de quarto no ranking para o segundo lugar, porém ainda ficando atrás da Hyundai que encabeça o lista e mantém a liderança. Já a Honda caiu da segunda posição para a quarta. Toyota se manteve estável de fevereiro a março e Honda caiu do segundo lugar para o quarto.
Ranking de visitas x lojas. Fonte: In Loco Location Intelligence, 2019.
A pesquisa leva em consideração o comportamento base de usuários da In Loco, empresa de inteligência de dados de localização, que conta com mais de 60 milhões de usuários e 25 milhões de locais mapeados no mundo, e foi realizada entre entre janeiro a março de 2019. As marcas que tiveram seus pontos de venda analisados foram: Fiat, Ford, GM, Honda, Hyundai, Jeep, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen.
Sobre a In Loco
A In Loco é uma scale up proprietária de uma tecnologia de localização indoor única no mercado mundial e com compromisso inegociável com a privacidade do cidadão. Por meio de coleta e inteligência de dados de localização, mapeia a jornada do consumidor no mundo offline e usa smartphones para enviar mensagens contextualizadas para influenciar visitas à loja física e prover inteligência a donos de aplicativos. No entanto, a visão da empresa é muito maior: ser a plataforma de tecnologia da era da computação ubíqua. Fundada em 2014, a In Loco processa mais de 16 terabytes de dados de localização por dia, tem uma audiência de 60 milhões de consumidores e possui um time de 180 pessoas distribuídas nos escritórios de Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e São Francisco (USA).