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Foto do escritorArtur Semedo / Revista Publiracing

Avaliação: No reino dos sete lugares o Chevrolet Spin é soberano


Avaliação: No reino dos sete lugares o Chevrolet Spin é soberano

Recebemos para alguns dias de teste um veículo que foi o maior lançamento (atualização) da marca Chevrolet em 2018 no Brasil. Um modelo que tem seu espaço importante no mercado brasileiro, principalmente como proposta destinada a famílias numerosas que necessitam de uma opção de veículo com sete lugares, ou ainda como objeto de desejo para muitos dos profissionais espalhados pelo país que trabalham com o transporte de passageiros.

A razão é, principalmente, seu generoso e praticamente inigualável espaço para bagagens no porta-malas, se utilizado na versão de cinco lugares, ótimo para permitir o transporte de volumosas malas de viagem, o que ocorre com frequência especialmente com taxistas que tenham como origem e destino importantes aeroportos internacionais.

Avaliação: No reino dos sete lugares o Chevrolet Spin é soberano

Num levantamento realizado pela Revista Publiracing dois anos atrás, 60% das preferencias destes profissionais do volante era, naquele momento, para o modelo que falaremos hoje, o Chevrolet Spin na versão Activ, a mais completa e atraente de todas elas.

O espaço é um de seus argumentos mais fortes, com 4.415 (mm) de comprimento, 1.764 (mm) de largura ou 1.953 (mm) com os espelhos retrovisores, 1.689 (mm) de altura e ainda 2.620 (mm) de entre eixos.

A nova minivan da Chevrolet mudou principalmente na frente, que incorpora agora a identidade atualizada da marca norte americana. São destaques os novos faróis e lanternas traseiras, bem como a característica grade frontal preta com o inevitável friso cromado que contorna a peça e leva ao centro, onde fica posicionado de forma evidente o logo da marca. Os faróis de neblina são envolvidos por molduras plásticas de cor escura que fazem parte do para choques, que além a cor do veículo, e do preto, tem ainda, detalhes em prata brilhante. O plástico preto, além de ser preponderante também na traseira do Spin, contorna toda a parte inferior do veículo, passando pela caixa das rodas, com peças adicionais protegendo as portas, no que é uma solução comum para dar aquele ar de exclusividade a algumas versões, especialmente as mais “aventureiras”. Ainda destaque para as maçanetas das portas que são na cor da carroceria, os espelhos retrovisores externos, elétricos e na cor preta brilhante, as barras de teto longitudinais, e as rodas de 16“ em alumínio, exclusivas da versão Activ e onde são instalados pneus de medida 205/60 R16.

Avaliação: No reino dos sete lugares o Chevrolet Spin é soberano

Já no interior o destaque é naturalmente o espaço. Como referido o Spin nesta versão Activ é vendido em duas configurações de cinco ou sete lugares, com vantagens em cada uma das opções. Se optando pela versão de cinco lugares sobram 710 L de volume no porta-malas, ou a possibilidade de escolher a opção de 7 lugares, já vocacionada para atender famílias numerosas e onde a modularidade permite baixar a terceira fila para quando ela não é necessária.

Avaliação: No reino dos sete lugares o Chevrolet Spin é soberano

Em conforto, tecnologia e conectividade a Chevrolet entrega os principais itens disponibilizados na faixa de preço anunciado pata a versão, R$ 88.590. São bancos em tecido exclusivos da versão e de boa ergonomia, e onde o destaque é o bordado na cor da carroceria com o logo da versão estampado nos bancos. A segunda fileira é corrediça, bipartida e rebatível, e ainda a terceira fila, que também permite rebatimento quando não utilizada, disponibilizando a totalidade do volumoso e já mencionado porta-malas. Para situações extremas, rebatendo também a segunda fileira, o volume vai de 952 L a 1.608 L, e se utilizado todo o espaço disponibilizado. Por isso mesmo o Spin é o modelo mais utilizado na atualidade em frotas de táxis e prefeituras para o transporte de passageiros que utilizam cadeira de rodas.

Como argumentos para justificar os quase 90 mil reais, a versão Activ vem com alerta de pressão dos pneus, ar condicionado, vidros elétricos em todas as portas com acionamento por "um toque", anti esmagamento, e fechamento e abertura automático pela chave, maçanetas internas cromadas, sensor de estacionamento traseiro, controlador de velocidade de cruzeiro, cintos de segurança de 3 pontos e encostos de cabeça nas cinco posições, com fixação de cadeiras para crianças "Isofix e Top Tether". Ainda podemos referir a câmera de ré, o sensor de chuva com ajuste automático de intensidade, acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular, e por último, limpador e lavador elétrico do vidro traseiro de serie em todas as versões do modelo.

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Já a central multimídia vem com o Chevrolet MyLink, disponibilizado através da tela LCD sensível ao toque de 7", integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, radio AM-FM, entradas USB e Aux-in, conexão via Bluetooth e sendo um Chevrolet não podia faltar o exclusivo sistema da marca, OnStar. O sistema de áudio é distribuído através de quatro alto falantes e também evoluiu em qualidade em relação à geração anterior do modelo, algo fundamental para quem apela para o bem estar interno como argumento.

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Com espaço generoso para os cinco passageiros, e as normais limitações na terceira fila, ele no entanto, permite o transporte de passageiros de envergadura maior sem o aperto natural de joelhos em relação aos bancos da frente e distância da cabeça em relação ao teto. Afinal espaço é seu principal cartão de visita.

Antecipando nosso teste dinâmico, destacamos negativamente a ausência do hoje em dia imprescindível, controle de estabilidade, bem como o nível básico de proteção em airbags, com apenas duas bolsas frontais.

O motor é o conhecido 4 cilindros em linha, 1.8 Flex de 8 válvulas, capaz e entregar com gasolina 106 cv a 5200 rpm, ou 111 cv com etanol, potência máxima disponibilizada também nas 5200 rpm. Já o torque anunciado pela marca é de 16,8 mkgf na gasolina nas 2800 rpm ou 17,7 mkgf um pouco mais cedo a 2600 rpm, quando abastecido com etanol.

Avaliação: No reino dos sete lugares o Chevrolet Spin é soberano

Desde os primeiros quilômetros ficou claro que ouve um ajuste no casamento do motor com o câmbio automático de 6 velocidades, agora com um crescimento mais linear, privilegiando o conforto com passagens de marcha mais suaves e corretas, especialmente quando comparamos com o modelo anterior testado por nós em 2017, ouve aqui nitidamente uma evolução. No entanto o motor poderia ter dado um passo em frente, e com o carro pesado fica difícil, e até mesmo arriscado, realizar manobras como retomadas e ultrapassagens mais exigentes. É claro que no dia a dia da cidade ele ganhou conforto e até mesmo dinamismo, está mais ágil e de respostas mais rápidas, no entanto, seu nível de consumo ainda continua distante do ideal, com média em nosso circuito misto de 7,6 km/l, muito especialmente se considerarmos que 90% do teste foi realizado com apenas uma ou duas pessoas no seu interior, exigindo assim visitas mais regulares ao posto para abastecer os 53L de combustível do tanque.

Avaliação: No reino dos sete lugares o Chevrolet Spin é soberano

Aproveitamos para referir que o Spin repetiu o ótimo posicionamento do condutor, que encontra facilmente uma posição confortável para dirigir, com boa visibilidade e assim interpretar corretamente as reações da Minivan. A suspensão, independente na frente do tipo MacPherson, e eixo de torção na traseira, privilegia o conforto e a absorção das irregularidades, mas exigindo cuidado especial em curvas realizadas em velocidades mais elevadas ou até mesmo com correções mais bruscas, reação provocada pelo elevado centro de gravidade e alguma excessiva suavidade, o que acaba por entregar uma tendência para a inclinação da carroceria o que com a ausência do controle de estabilidade alerta para o fato de ter cuidados acrescidos quando a necessidade em termos de velocidade for maior. A direção é de assistência elétrica e progressiva e sempre se mostrou honesta nas reações. Já que falamos de direção, referência para o volante, que tem ótima textura e espessura, e vem com controle das funções do rádio, telefone e piloto automático.

Outra questão que ainda requer evolução é a proliferação de peças plásticas no interior, que apesar do acabamento cuidado e solidez bem interessante, este tipo de material acaba inevitavelmente com o tempo por acelerar o surgimento de ruídos desagradáveis no interior do nosso Spin.

Em termos dinâmicos ainda uma referencia para os freios, que são de disco na frente e tambor atrás, e em nosso teste sempre se mostraram eficientes, até mesmo porque o modelo não é um veículo para grandes aventuras esportivas como mostra a conclusão de nosso teste.

Avaliação: No reino dos sete lugares o Chevrolet Spin é soberano

Conclusão do editor – Como rei e senhor de um segmento muito especifico, é elogiável a atitude da Chevrolet de não deixar órfão o cliente que necessita deste perfil de veiculo. Se em fevereiro foram 1134 unidades comercializadas, já em março esse número praticamente dobrou, e cresceu para 2037, o que permitiu um acumulado nos três primeiros meses do ano de 5141 unidades emplacadas (dados Fenabrave), com especial referência para a mais atraente de todas elas, a Activ, alvo de nossa matéria.

Como referido ele é um veículo para quem necessita de espaço mais generoso no porta-malas ou ainda da opção dos dois lugares extras na versão L7 testado por nós. Uma versatilidade que agrada ao mercado, útil para muitas famílias e principalmente para quem trabalha com transporte de passageiros. Sem grandes pretensões em termos de esportividade, é muito mais uma receita equilibrada para viagens serenas, tranquilas e confortáveis, com bom espaço interno e entregando os principais itens do momento, nesta faixa de preço, em termos de tecnologia e conectividade. A segurança foi deixada um pouco de lado, e o nível básico de airbags e ausência do controle de estabilidade pode condicionar na decisão de quem tenha esse fator como decisivo no momento da compra. No entanto se atento no dia a dia as limitações aqui apresentadas, e o fato da Minivan Spin estar esteticamente bem mais atualizada e atraente, ela deve ser considerada para ocupar um espaço em sua garagem, claro, se você se enquadrar no perfil de cliente descrito em nosso teste.

Fotos: Revista Publiracing e Chevrolet/Divulgação

Avaliação: No reino dos sete lugares o Chevrolet Spin é soberano
 

Avaliação: Chevrolet Spin Activ L7

Design 7

Espaço e Conforto 8

Conectividade e Tecnologia 7

Acabamento 7

Motor / Consumo 6

Transmissão 7

Suspensão 6

Direção 7

Freios 7

Segurança e Auxílios 6

Total 68

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