top of page
Foto do escritorArtur Semedo / Revista Publiracing

Avaliação: Mais jovial, Honda HR-V 2019 recupera espaço e espera a chegada do motor turbo


Recebemos mais uma vez em nossa redação, o Honda HR-V, utilitário esportivo compacto de grande sucesso no Brasil, e que foi rejuvenescido por altura do Salão do Automóvel em novembro.

As alterações foram principalmente, retoques estéticos, mas que sinceramente foram muito bem trabalhados deixando o modelo atualizado e com aspecto mais robusto. Além disso, alguns ajustes são notados também nas configurações mecânicas, e dos quais falaremos um pouco mais a frente. O resultado da atualização é notada através da reação do cliente na concessionária, que após meses consecutivos em que era notória a perda de espaço para seus concorrentes, a marca conseguiu reverter este cenário, retomando o publico seu entusiasmo pelo modelo. Analisando os números do primeiro bimestre de 2019, e segundo a Fenabrave (Fenabrave Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores), o HR-V é atualmente o segundo SUV compacto mais vendido no mercado brasileiro, com um total de 7923 unidades emplacadas nos dois primeiros meses do ano, e só atrás do também “renascido” Jeep Renagade que totalizou 9488 veículos comercializados. Detalhadamente foram 3667 unidades em janeiro e 4256 em fevereiro saídas das concessionárias da marca, o que expõe o renascimento consolidado após as alterações efetuadas pela Honda e que o credenciam atualmente como o 12º veículo mais vendido no país.

E se o HR-V ainda agrada tanto ao brasileiro, a marca, e o cliente, podem esperar com expectativa a chegada do motor turbo (idêntico ao Civic) na linha HR-V. Com essa versão esperada para breve, a marca vai suprir uma ausência notada no lineup do modelo, disponibilizando uma proposta tecnicamente mais capacitada, e ao mesmo mostrar seus argumentos para combater os novos modelos do segmento, que vêm chegando ao mercado brasileiro e que recorrem a excelentes motores para cativar um publico mais jovem e exigente.

Exemplo claro do que falamos é o novíssimo Citroën C4 Cactus, que veio elevar a fasquia em termos de capacidade no competitivo e exigente segmento dos SUVs compactos, ao oferecer um motor Turbo de 173 cv e de reconhecida agilidade e qualidade.

Mas vamos falar do Honda HR-V, modelo que chegou até nós na versão EXL, atualmente a topo de linha das três disponibilizadas nas concessionárias e com preços de referência de R$ 92.500 (LX), R$ 98.700 (EX) e R$ 108.500 (EXL). Como referido a Honda mexeu muito bem no modelo através de sutis alterações estéticas. Podemos destacar as novas rodas de liga leva e aro 17”, escurecidas, com acabamento diamantado e sem dúvida alguma muito bonitas. Este conjunto de rodas entrega mais esportividade ao modelo, complementando alterações visíveis nos novos faróis, com luzes de rodagem diurna em LED, o mesmo tipo de iluminação utilizada também nas lanternas traseiras, e a nova grade frontal cromada com acabamento blackpiano, imponente e marcante o suficiente para entregar uma frente mais imponente ao modelo. São estes os principais destaques no design renovado do modelo, já que suas dimensões continuam idênticas - são 4.329 (mm) de comprimento, 1.772 de largura, 1.586 de altura e 2.610 de distância entre eixos.

Ainda referência para os espelhos retrovisores que são na bonita cor Azul do veículo, com sinalizadores de mudança de direção incorporados, e com rebatimento e ajuste elétrico. Finalizando a observação externa, e harmonizando no design do veículo, merece destaque o aerofólio traseiro, o Rack de teto e as maçanetas das portas da frente na cor do veículo. Já as tradicionais maçanetas das portas traseiras continuam embutidas na terceira coluna.

No entanto, onde o modelo sempre se diferenciou da concorrência foi no seu interior. O design do painel com a tela da central multimídia com um ângulo favorável à visão do motorista, e o console central em posição elevada são destaques no HR-V, que chama ainda a atenção pelo toque de sofisticação que entrega através de materiais macios ao toque e de boa qualidade, com peças bem integradas e sólidas, proporcionando um acabamento muito interessante além de bom isolamento acústico. A tudo isso a marca adiciona um bom nível de itens tanto de segurança como tecnológicos.

Passamos então a listar algumas das mordomias da versão EXL: O acendimento automático dos faróis através do sensor crepuscular, Ar-condicionado digital, tela touchscreen de 7 polegadas da melhorada multimídia, agora com espelhamento para celulares dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Na tela é também disponibilizada a câmera de ré, com guias de referência. Piloto automático (cruise control), volante com revestimento em couro (coluna de direção ajustável em altura e profundidade), revestimento dos bancos em couro e todos os lugares com encosto de cabeça, além do exclusivo sistema de modularidade dos bancos que a Honda vem aplicando em alguns de seus modelos são outros itens disponíveis no HR-V. Já que falámos em bancos referir que todos os lugares contam com cinto de três pontos e sistema de fixação universal ISOFIX para cadeirinha infantil.

Apesar do design e estrutura compacta do HR-V, ele proporciona um bom espaço para cabeça, braços e joelhos de todos os ocupantes, mesmo para quem viaja atrás. A posição de condução é muito interessante e os bancos têm bom apoio lateral proporcionando boa ergonomia. O porta-malas permite 437 litros de espaço para bagagem, mais uma boa referência para o SUV compacto da Honda.

Ainda antes de girar a chave e dar partida ao motor, uma referência para o freio de estacionamento eletrônico com função BRAKE HOLD, que além de entregar mais elegância e espaço no console central, é um item de comodidade e praticidade para quem dirige o HR-V.

Hora então de saber o que mudou no comportamento dinâmico do modelo. O motor continua sendo o mesmo para as três versões disponibilizadas, o já conhecido 1.8 de 16 válvulas, Flex, e que curiosamente entrega mais potência se abastecido com gasolina, 140 cv a 6.500 rpm. Já se abastecido com etanol o propulsor disponibiliza 139 cv a 6.300 rpm. Já o torque é de 17,3 kgm.f a 4800 rpm na gasolina ou se abastecido a etanol 17,4 kgm.f a 5000 rpm.

A tração é dianteira e a transmissão é a automática do tipo CVT que entrega virtualmente sete marchas e que podem ser “trocadas” através das aletas atrás do volante. Após recebermos ao longo dos últimos anos e por diversas vezes o HR-V em nossa redação, ficou claro que houve um ajuste ( e evolução) na configuração do câmbio que agora sobe de giro de forma mais consistente e continua, não apresentando tanto o incomodo e tradicional som da transmissão CVT que por vezes parece patinar, elevando a rotação e sem entregar evolução ao veículo na mesma proporção. É claro que é uma característica desta escolha mecânica, mas a Honda soube mexer e deixar o HR-V bem mais “esperto”. Onde também notámos diferença foi no conjunto da suspensão. Mantendo a escolha pelos sistemas MacPherson na frente, e barra de torção na traseira, no entanto a Honda trocou os amortecedores, que com a configuração desenvolvida pelos engenheiros, entrega agora um comportamento mais firme em estrada, com menos inclinação da carroceria e tudo isso sem perder o conforto. Sem dúvida um ponto que evoluiu no carro proporcionando um desempenho geral bem mais correto e honesto.

Já a direção elétrica é outro dos pontos fortes do modelo, não é uma novidade, sendo uma herança das anteriores versões, ela é precisa, de giro fácil e rápido, proporcionando muita agilidade nas movimentações diárias na cidade.

Os freios são de disco nas quatro rodas com ABS e EBD, item que sempre se mostrou eficiente ao longo de todo o teste e fazendo parte de um pacote de segurança interessante e que tem ainda controle de tração e estabilidade e na cabine, seis airbags (frontais, laterais e de cortina).

Para empurrar os 1271 kg de peso do nosso HR-V e no percurso misto urbano/estrada, o resultado conseguido pela nossa equipe foi de 8,1 km/l de média, abastecendo os 51 litros do depósito de combustível com etanol, o que se enquadra nos dados oficiais conseguidos pelo INMETRO que tem na sua tabela de testes para o modelo médias de 7,7 e 8,6 km/l para circuito urbano e estrada utilizando etanol, ou 11,1 e 12,3 km/l para os dois circuitos com o mesmo perfil e se abastecido com gasolina.

Conclusão do editor: O HR-V é um veículo que continua sendo muito atraente. Atualizado periodicamente pela marca, ele vem mantendo seu incrível desempenho em vendas mesmo após os últimos três anos onde periodicamente vêm chegando novidades ao segmento. E quando parecia que ele perderia seu fulgor, a Honda mexeu corretamente na sua estética, e com apenas alguns ajustes conseguiu deixar ele mais jovem e a mesmo tempo mais “carrão”. Seu interior sempre foi um destaque, pela elegância e sensação de estar em um veiculo de categoria superior e tudo isso continua lá, intocável. Já onde ele deixava a desejar, particularmente para condutores mais exigentes, os ajustes na transmissão e na suspensão refletem um trabalho muito bom da engenharia da marca que deixou o HR-V mais equilibrado em estrada e com o CVT “crescendo” de forma mais saudável. Concluindo, se você procura um carro atual, elegante e confortável e está na disposição de pagar o valor de R$ 108.500, esta versão EXL é uma ótima proposta. Agora se você quer tudo isso e deseja mais emoção e agilidade e não quer abdicar da marca, deve considerar a espera pela versão de motor turbo. Com a qualidade das versões disponibilizadas atualmente e a expectativa do que vem por aí, fica claro que o SUV compacto da Honda vai continuar por um bom tempo como o queridinho da marca no Brasil.

 

Avaliação: Honda HR-V EXL 2019

Design 8

Espaço e Conforto 7

Conectividade e Tecnologia 7

Acabamento 8

Motor / Consumo 7

Transmissão 7

Suspensão 8

Direção 8

Freios 7

Segurança e Auxílios 7

Total 74

bottom of page