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Foto do escritorArtur Semedo / Revista Publiracing

Avaliação: Com toque de esportividade, bem equipado e mecânica eficiente, Fiat Cronos 1.8 Precision


Com toque de esportividade, bem equipado e mecânica eficiente, Fiat Cronos 1.8 Precision surpreendeu

O alvo de nossa atenção neste teste é um veículo que muito sinceramente apenas conhecíamos de forma muito superficial, não mais que 40 km. Nunca nossa equipe dirigiu por tanto tempo o Fiat Cronos e podendo percorrer ao longo de algumas centenas de quilômetros os diversos cenários que esperam o condutor após a compra do seu novo veículo.

Gentilmente disponibilizado pela Fiat em sua versão mais completa, Precision 1.8 equipado com transmissão automática de 6 velocidades, o sedã compacto da marca italiana chegou a nossa redação e imediatamente se tornou uma unanimidade.

Esteticamente esta versão entrega um resultado final de apelo bem esportivo, atraente e de design moderno.

Ele aparenta um porte até superior ao que suas medidas no papel poderiam antecipar. São 4364 (mm) de comprimento, 1980 (mm) de largura, 1516 (mm) de altura e 2521 (mm) de entre eixos. Numa atenta observação externa, o destaque são claramente os para-choques, tanto dianteiros como traseiros, de traços muito modernos e verdadeiramente esportivos. Podemos dizer que o trabalho de design é digno de elogios, já que ainda adiciona o grupo ótico frontal, integrado de forma elegante no para-choque que é composto ainda por uma grade escura em dois níveis, faróis de neblina, deixando a frente muito elegante e esportiva. Para terminar de “pincelar” uma frente muito atraente, referência para as linhas do capô, que ajudam a formar um ótimo cartão de visita quando o Cronos é visto de frente, sendo um fato que ele chama a atenção por onde passa.

Se na dianteira o trabalho foi muito bem realizado, os elogios são extensíveis à integração do volume extra do porta-malas para a finalização da versão sedan que tem origem no seu irmão menor, o hatch Argo, mas que acabou por favorecer muito em termos de elegância a versão de três volumes. O Cronos em suas linhas não esconde os tradicionais traços italianos, herança de uma história de décadas de bonitos carros esportivos. Claro que não é essa a essência do Cronos, mas é certo que o comprador do veiculo nesta versão, leva de bônus um design bem moderno e carregado de esportividade. O toque de elegância e sofisticação vem por conta dos frisos de cor metálica que são visíveis tanto no para-choque dianteiro como lateralmente, na parte inferior das portas, em peças que harmonizam muito bem com os puxadores de acabamento cromado. Os espelhos retrovisores externos são da cor da carroceria, elétricos, com função Tilt Down e setas integradas.

Ainda antes de terminar nossa observação externa destaque para o KIT STILE que faz parte da unidade disponibilizada para teste e que realmente incrementa, e de que forma, a já comentada esportividade. Do pacote vendido pelo preço de R$ 3.382, como opcional, fazem parte, além do revestimento em couro dos bancos, um lindíssimo jogo de rodas em liga leve de 17" onde são instalados pneus de baixo perfil 205/45 R17. Como informação complementar referir que sem o mencionado KIT o Cronos Precision 1.8 vem de série com rodas de liga leve de aro 16 e pneus de medida 195/55 R16.

O interior do Cronos deixou-nos bem impressionados neste contato diário de alguns dias. Peças bem acabadas, bem integradas e de boa qualidade, mostraram uma evolução da marca neste quesito e permitem um interior de poucos ruídos, agradável e muito prático. Começamos pela central multimídia, tocando nosso coração ao ficar exatamente naquele que consideramos o ponto ideal em qualquer veículo para este item. Ela é de boa qualidade, de fácil interpretação, tela Touchscreen de 7 polegadas, com Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entrada USB e sistema de reconhecimento de voz. O sistema de áudio que equipava nossa unidade era de boa qualidade, e distribuído através 2 alto-falantes dianteiros, 2 traseiros e 2 tweeters.

Outro destaque muito positivo é o ótimo quadro de instrumentos com tela TFT personalizável de 3,5" multifuncional, com grafismo moderno e de fácil leitura. Ele tem iluminação muito atraente, criando um ambiente muito agradável quando dirigindo em período noturno, e que ajuda na sensação que o Cronos transmite de que estamos num carro de categoria superior. Realmente de parabéns a Fiat, pois teve a coragem de sair do lugar comum.

Disponível apenas se a versão escolhida não tiver os opcionais airbags laterais, o apoia de braço para motorista não deixa de ser um item muito interessante para o conforto de quem dirige, no entanto com esta ressalva aproveitamos para comentar um dos pontos menos positivos do Cronos, o fato de um veículo com esta qualidade ter apenas bolsas frontais como itens de série.

Continuando nossa descrição, uma merecida referência para os bancos, de boa ergonomia, entregam conforto, e fácil para encontrar uma boa posição de condução com uma correta posição dos braços em relação ao volante, item que é revestido em couro, com regulagem de altura e profundidade e disponibiliza os habituais comandos de rádio e telefone. Já o banco traseiro permite rebatimento e é bipartido 60/40. Todos os cinco lugares têm encostos de cabeça, cintos de três pontos e ainda no banco traseiro o imprescindível sistema de fixação para cadeira infantil Isofix. E já que chegamos na segunda fila de bancos, momento mais que correto para o merecido elogio ao volume de 525 L disponibilizado para bagagem no porta-malas, um dos melhores do segmento, e prova do ótimo, e já comentado, trabalho de engenharia na hora de projetar o Cronos.

Vai ficando claro que o Cronos nesta versão 1.8 Precision é muito bem equipado e com ótimo posicionamento para todos os principais comandos em seu interior, o que inclui ainda todos os vidros com sistema one touch, além da elegante alavanca para troca de marchas de forma sequencial, ou ainda, com boa resposta aos comandos, nas borboletas atrás do volante.

Ainda antes de dar partida ao motor, mais alguns itens, tecnológicos e mecânicos que fazem parte da versão testada e habitualmente alvo de atenção, e desejo, do comprador. São itens fundamentais para garantir altos níveis de segurança e conforto no modelo italiano.

Destacamos alguns deles como o Hill Holder (sistema ativo de freio com controle eletrônico e que auxilia nas arrancadas do veículo em subida), o Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração), controles de estabilidade e tração, o ESS (Sinalização de frenagem de emergência), além dos sistemas de monitoramento de pressão dos pneus e de piloto automático.

É então chegada a hora de dar partida ao motor e iniciar o nosso teste dinâmico. O “coração” do nosso Cronos é o conhecido 1.8 Flex (1.747 cm³) de 16 válvulas e quatro cilindros em linha. Este propulsor entrega 135 cv a 5.750 rpm quando abastecido com gasolina ou 139 cv nas mesmas 5.750 rpm se utilizando o etanol. As referências em relação ao torque, de 18,8 kgfm (gasolina) e 19,3 kgfm (etanol) ambas no mesmo nível de giro, 3.750 rpm, trás da teoria para a prática uma sensação que se reflete de forma evidente no dia a dia, ou seja, um motor de bons recursos, mas que pela ausência, por exemplo, de um duplo comando de válvulas, tem seu comportamento privilegiando, no caso do Cronos, a economia de combustível e uma tocada mais suave no dia a dia da cidade. A subida dos giros é suave na faixa inicial de rotações, para só então, com o giro bem mais alto, ser possível utilizar toda a potência do motor, que é bom, disso não restam dúvidas, com boas retomadas, e que assim entrega segurança e capacidade em estrada, mas que pode deixar em alguns condutores um desejo de “quero mais”, principalmente se o desejo for por uma condução mais ágil. Segundo algumas notícias a Fiat já prepara um motor mais “nervoso”, turbo naturalmente, para equipar as versões topo de linha do Cronos, o que a ser uma realidade, deixará o sedã compacto ainda mais interessante.

O câmbio de seis marchas ajuda a refinar o comportamento do motor com um ótimo acerto, muito inteligente se utilizado no modo automático, sem nunca esquecer que o Cronos permite trocas manuais, rápidas, seja pela alavanca ou pelas borboletas atrás do volante. Com isso o condutor ganha liberdade para dirigir de acordo com a sua necessidade do momento. O tanque de 48 litros, no nosso teste abastecido com gasolina, permitiu média de 10,9 km/l em nosso circuito misto, o que sem ser surpreendente, também não decepcionou, lembrando que deixamos o câmbio automático ser responsável pelas trocas ao longo de grande parte do teste, e com o intuito obvio de perceber até onde ia o nível de inteligência da transmissão nas mais diversas situações.

Outra referência positiva é para o acerto da suspensão que utiliza o esquema “natural” para esta categoria de veículos com a solução MacPherson na dianteira e o clássico eixo de torção na traseira. No entanto, e apesar de utilizarmos um pneu de perfil mais baixo, o conjunto se comporta muito bem, mantendo o veículo estável em curva, se rodando a alta velocidade ou realizando movimentos bruscos, e até surpreendentemente suave na absorção das inevitáveis irregularidades das nossas estradas e ruas. Um ótimo acerto que permite ter o Cronos sempre na mão (e no chão), com movimentos muito precisos, no que é ajudado pela ótima direção, assistida eletricamente, que é suave na cidade, mas transmitindo muita segurança em alta velocidade.

Ainda referência para os freios, que apesar da aparência esportiva do modelo, é equipado com a escolha “conservadora” de disco na frente e tambor atrás. No entanto, esta opção técnica sempre se mostrou suficiente para frear os 1.271 kg de peso do nosso Cronos Precision 1.8.

Com duas opções de motorização, 1.3 e 1.8 e três versões de acabamento para cada uma delas, o Fiat Cronos veio dar um passo em frente no segmento dos sedãs chamados erradamente de pequenos, segundo a Fenabrave. Com o primeiro mês do ano concluído e 2577 unidades emplacadas do Cronos, ele fica naturalmente distante do consolidado Prisma da GM que emplacou 6924 unidades, mas na briga mais que acirrada entre Ford Ka Sedan ( 2685) VW Voyage (2645), Hyundai HB20s (2068), Nissan Versa (1795) e até o seu irmão de marca, o Siena, que ainda vê sair das concessionárias da Fiat 1664. É por este segmento que muitas famílias que necessitam de um veículo maior fazem sua entrada no mercado, e com um leque de opções ( e de compradores) cada vez maior, o nível de exigência vai igualmente subindo. Por isso mesmo estes sedãs “pequenos” são cada vez mais equipados, tecnológicos, seguros e interessantes. Se o preço neste segmento conta, e muito, na hora da compra, o cada vez mais exigente cliente observa agora atentamente o conteúdo dos veículos, por isso mesmo neste quesito consideramos que a Fiat chegou com uma nova geração de produtos, que harmoniza o espaço com conforto e até “pinceladas” de algum requinte. Um risco, sim, afinal conteúdo tem preço, mas o cliente vai olhando atentamente para propostas que incluam itens e tecnologias até então só disponíveis em segmentos superiores.

Se esta versão, com os opcionais da unidade testada, tem um preço de referência de R$ 82.810 sendo a mais completa, o Cronos pode, no entanto, ser adquirido a partir de R$ 58.640 na versão inicial 1.3 de transmissão manual. Entre os dois, uma interessante lista de opções para os mais diversos tipos de carteiras, desejos ou necessidades. Com isso a nova proposta da Fiat tem muito para evoluir no mercado brasileiro já que, conteúdo e beleza são entregues, neste caso, juntos.

 

Avaliação: Fiat Cronos 1.8 Precision AT6

Design 8

Espaço e Conforto 8

Conectividade e Tecnologia 8

Acabamento 8

Motor / Consumo 7

Transmissão 8

Suspensão 7

Direção 8

Freios 7

Segurança e Auxílios 7

Total 76

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