O alvo de nossa atenção neste texto poderia ser resumido, de forma simplista, a um veículo para a família. No entanto, o Audi A4 Avant é muito mais do que isso, é um veículo que carrega naturalmente toda a qualidade e esportividade dos veículos da marca, e de forma primorosa, no design diferenciado que adiciona o espaço extra que se espera de uma station wagon. Ele harmoniza o espaço e o conteúdo com a esportividade do motor 2.0 TFSI ultra S tronic, que entrega 190 cv e é capaz de ir da imobilidade aos 100 km/h em apenas 7,5s.
Com este breve paragrafo damos inicio ao prazeroso teste do Audi A4 Avant equipado com o kit especial S-Line. Na cor branca, e de linhas muito elegantes, esta proposta da Audi é, infelizmente, um dos poucos remanescentes deste tipo de produto, station vagon, muito comum em mercados desenvolvidos onde inclusivamente são disponibilizados em diversas motorizações, algumas a gasolina, mas especialmente, mas principalmente excelentes propostas com propulsores diesel.
Em versão única no Brasil, a opção “ampliada” do Audi A4, é um ótimo trabalho dos projetistas da Audi, já que expõe a frente robusta e moderna do sedan A4, com a elegante integração da carroceria no espaço extra a partir da terceira coluna. Os faróis bi xenônio são destaque pelas suas características que permitem uma melhor iluminação, com menor consumo de energia e vida útil mais longa, especialmente se comparado ao farol de halogênio, o design do grupo ótico incorpora ainda a lindíssima assinatura de condução diurna, que permite inclusivamente uma melhor observação dos veículos que circulam em sentido contrário. As lanternas atrás em halogênio também são de desenho muito elegante e perfeitamente integradas na traseira do veículo, o que nem sempre é fácil de trabalhar neste tipo de carroceria, particularmente pelo expressivo ângulo de queda da porta traseira. Em destaque o kit S-Line da versão disponibilizada, pacote que reforça ainda mais o caráter esportivo do modelo com elementos diferenciados, entre os quais difusor, saias laterais e as soleiras personalizadas.
Aproveitando a referencia à principal característica da versão Avant, momento ideal para expor suas dimensões. Curiosamente o comprimento total de 4725 mm é um milímetro menor que a versão sedan, que tem 4726 mm. Já a largura de 1842 é idêntica para todas as versões do A4, assim como a distancia de 2820 mm entre os dois eixos. A nossa versão Avant reserva ainda um diferencial que é a altura de 1434 mm, superior aos 1427 mm das versões sedan.
Ainda são destaques em nossa observação as capas dos espelhos retrovisores externos na cor do veículo (indicadores de direção em LED integrado), os elegantes frisos brilhantes, as barras de teto em alumínio, e naturalmente o teto solar panorâmico que faz parte da unidade gentilmente cedida para teste, mas que é opcional na rede de concessionárias da marca para esta versão. Referencia ainda para os vidros, que de forma muito eficaz conseguem funcionar como isolantes térmicos.
Terminamos com um item fundamental para o design de qualquer veículo, e sempre muito bem escolhido pela Audi, as rodas. No Audi A4 Avant elas são elegantes e especialmente esportivas, de liga-leve, com aro de 18" e onde são instalados pneus de medida 245/40 R18.
Hora de entrar no interior da nossa station wagon, que expõe imediatamente o equilíbrio único da marca germânica entre esportividade e o esperado acabamento premium que se espera de um Audi. Se a BMW expõe com propriedade características mais esportivas a seus modelos, a Mercedes-Benz é exemplar no conforto e luxo. Já de uma forma geral, consideramos que a Audi é o equilíbrio perfeito entre os dois pilares fundamentais das marcas germânicas, esportividade e sofisticação. Claro que é uma observação generalista, já que as três marcas têm em seu portfólio, no Brasil, e principalmente no exterior, diversas opções de modelos, potentes, luxuosos e tecnológicos.
Voltando ao interior do Audi A4 Avant o pacote S-Line é destaque logo na entrada, já que as soleiras das portas personalizadas dão as boas vindas para a esportividade. Os bancos dianteiros são especialmente esportivos, com melhor apoio lateral e ótima ergonomia. Têm também apoio lombar de 4 vias e ajustes elétricos no caso do motorista. Já no banco traseiro o destaque fica por conta do suporte ISOFIX e Top Tether, e do encosto totalmente rebatível, aumentando ainda mais o já grande volume de espaço para transporte da bagagem. A natural saliência do lugar central do banco traseiro é bem superficial, com isso cinco passageiros viajam com muito espaço no Audi A4 Avant. Ainda no quesito conforto a Audi não esqueceu o apoio de braço dianteiro, sempre muito interessante e muito apreciado pelo condutor.
Já que referimos o espaço para bagagem, falar da interessante tampa elétrica que recolhe na abertura do porta-malas e ajuda na colocação dos objetos, ao mesmo tempo após fechamento deixa devidamente escondido todo o seu conteúdo.
Atrás do volante em couro, multifuncional e com shift-paddles, o Audi A4 Avant entrega o moderno e muito interativo virtual Cockpit, um painel de instrumentos totalmente digital que disponibiliza as informações mais relevantes para o motorista entre as quais o mapa de navegação. Na tela LCD de 12,3" é possível visualizar todas as informações com riqueza de detalhes e qualidade impressionante de imagem.
O Virtual cockpit é operado através do volante multifuncional e permite dois diferentes modos de visualização: Modo Clássico (foco nos mostradores: velocímetro e conta-giros) e Modo Progressivo (foco no contexto: mapa de navegação, agenda de telefones, ajustes do carro, etc.).
Já a central multimídia é também ela igualmente interativa, intuitiva e de muita qualidade. Colocada de forma elevada no painel do veiculo, seu posicionamento permite uma leitura rápida e segura do seu conteúdo como, por exemplo, a câmera de ré. Cabe aqui um parêntesis para falar dos materiais utilizados e do acabamento das peças utilizadas no interior, sem reparos, expondo a qualidade que a marca nos habituou em seus produtos. Como não podia deixar de ser, a Audi reservou para o bem estar dos ocupantes um fantástico sistema de áudio, o Audi Sound System, que garante um som perfeitamente equilibrado em todo o interior do veículo, de alta qualidade através do amplificador de 6 canais com uma potência total de 180 watts e 10 alto-falantes, incluindo alto-falante central e subwoofer. A marca ainda tem em seu catálogo como opcional para as diversas versões do A4 o sistema de som Bang & Olufsen 3D.
Ainda podemos destacar sistemas como o controle de cruzeiro com limitador de velocidade além do freio de estacionamento eletromecânico com função Auto Hold, possibilitando com isso um console central mais elegante, limpo e que “respira” sofisticação. Já terminando o resumo ao interior, um destaque merecido para a belíssima iluminação de todo o conteúdo do interior, criando um ambiente noturno de incrível conforto.
A posição de condução é naturalmente baixa, como qualquer bom veículo esportivo, embora o ajuste para a posição ideal para o condutor e especialmente para quem gosta de uma posição mais elevada, seja fácil, através dos ajustes elétricos do banco, ou ainda do ajuste em profundidade e altura do volante. Ou seja, devidamente instalados damos inicio ao nosso teste dinâmico, algo sempre muito divertido ao se tratar de um Audi. A partida é pelo botão Star/Stop, e logo o excelente motor que equipa nossa unidade ganha vida. O novo motor 2.0 Turbo FSI do Audi A4 une o melhor de dois mundos: é potente e, ao mesmo tempo, surpreendentemente econômico. O segredo segundo a marca está em um aperfeiçoamento no método de combustão, que, de acordo com a aceleração, utiliza taxa de compressão maior, fase de compressão mais curta e de expansão mais longa – tudo isso para aproveitar melhor cada gota de combustível. De tração dianteira, as versões da linha A4 ficaram mais leves em suas últimas atualizações ao mesmo tempo que foram realizadas as atualizações aerodinâmicos, a propulsão é excelente: os 190 cv do novo motor levam o Audi A4 de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos no caso das versões Attraction e Ambiente do Sedan ou 7,5 segundos na versão testada por nós a Avant. Já na versão Ambition também ela de carroceria Sedan, o propulsor foi especialmente desenvolvido para gerar 252 cv e, neste caso, a aceleração é ainda mais impressionante: o carro vai de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos.
Sua potencia máxima de 190 cv é entregue entre as 4200 e 6000 rpm, com o torque 320 Nm de torque disponível nas iniciais 1450 rpm, reação clara de um motor turbo de grande capacidade que sempre se mostrou muito divertido, rápido e ágil para empurrar os 1460 kg de peso de nosso Audi A4 Avant. E se ele é eficaz na aceleração, não deixa a desejar na eficácia dos freios, em sistema de disco nas quatro rodas que garantiu sempre segurança total em nosso teste, inclusivamente nos mais de 200 km realizados em pista molhada e bastante escorregadia, a confiança foi total nas suas reações.
Trabalhando em conjunto com o motor do nosso veículo o ótimo câmbio automático S tronic de sete velocidades. Essa inovadora transmissão de dupla embreagem permite trocas rápidas e suaves, sem perda perceptível de potência. Em conjunto com o sistema de controle de chassi Audi Drive Select – standard em todas as versões –, ela proporciona uma dirigibilidade fora de série, especialmente em curvas e ultrapassagens, sendo o conjunto responsável por proporcionar uma condução muito divertida, esportiva e segura para o condutor, num conceito de veículo particularmente direcionado para uma família.
Alvo antecipado de muita curiosidade da nossa equipe era observar o comportamento da suspensão. Nossas ruas e estradas não são nada favoráveis para veículos de centro de gravidade baixo, que utilizam pneus de baixo perfil e que em sua origem foram concebidos com uma configuração de suspensão mais dura, que privilegia o comportamento integro e seguro em alta velocidade, mas eventualmente pouco “simpáticos” na passagem das muito comuns irregularidades encontradas em nosso dia a dia. Mas surpreendentemente o Audi A4 Avant se mostrou muito capaz de entregar conforto, “digerindo” buracos e lombadas com conforto, mantendo o veículo em permanente contato com o solo e sem abdicar de sua essência desportiva.
Nossa sation vagon é um projeto muito equilibrado, com um ótimo motor, que trabalhando em conjunto com um irrepreensível câmbio automático S-Tronic, inteligente e de ótima configuração, entrega reações rápidas e com segurança, ao mesmo tempo permitindo um deslocamento dócil e suave se assim for o perfil de condução do momento. Além disso, é possível a troca de marcha no volante e a opção por modos de condução do já comentado Audi Drive Select, que entrega mapeamentos de motor e configuração de transmissão adequados a distintas circunstâncias. Desde um modo que privilegia a eficiência no consumo, naturalmente de passagens de marcha mais suaves e realizadas com giros mais baixos, ou o modo dinâmico, de configuração mais esportiva. Todo esse ótimo conjunto mecânico é complementado com uma ótima direção, muito firme e precisa, ela permite uma perfeita interação entre veículo e condutor, passando confiança e permanente domínio da máquina em qualquer circunstancia.
Resumindo o Audi A4 Avant amplia os horizontes do pai de família que quer um ótimo veiculo para sua família. Com espaço, tecnologia, conectado, requintado e seguro, seu ambiente interno permite momentos únicos e prazerosos onde cada pormenor foi pensado no bem estar coletivo. Já o condutor, tem em suas mãos um veículo de “coração valente”, capaz de apaixonar quem gosta de um visual esportivo, mas em que essa esportividade não é apenas cosmética, mas sim real e efetiva.
Avaliação: Audi A4 Avant S-Line
Design 8
Espaço e Conforto 9
Conectividade e Tecnologia 9
Acabamento 8
Motor / Consumo 9
Transmissão 8
Suspensão 8
Direção 9
Freios 8
Segurança e Auxílios 8
Total 84