O Sesc 24 de Maio promove, entre 23 de janeiro e 3 de fevereiro, o projeto Bossa 60, com uma série de atividades referentes à Bossa Nova. Shows e a exibição de um documentário fazem parte da programação.
Nos dias 23 e 24/1 (quarta e quinta-feira, às 21h) os músicos Wanda Sá, Marcos Valle e Roberto Menescal fazem show com obras autorais e clássicos de outros compositores, como Vinícius de Moraes, João Donato e Carlos Lyra. No feriado do dia 25/1 (sexta-feira, às 12h e às 18h), a cantora Fernanda Takai apresenta O Tom da Takai, show de seu quinto álbum solo, em homenagem ao maestro Tom Jobim. No repertório, sucessos como Bonita, Estrada do Sol, The Red Blouse (Blusa Vermelha) e Só Saudade.
Nos dias 26 e 27/1 (sábado, às 18h e às 21h; domingo, às 18h), Dante Ozzetti também homenageia o compositor, transpondo as canções de Tom para a linguagem instrumental, explorando diálogos e texturas sonoras. Para esse desafio, preparado a convite do Sesc 24 de Maio, Dante, no violão, conta com os instrumentistas Gui Held na guitarra, Fi Maróstica no baixo, Fernando Sagawa nos teclados e flautas, Gabriel Grossi - harmônicas, Nivaldo Ornellas no sax e flautas, Fábio Cury no fagote, Ana Chamorro no violoncelo, Newton Moreno na viola e Antônio Loureiro na bateria e vibrafone.
Já nos dias 30 e 31/1 (quarta e quinta-feira), as cantoras Claudette Soares e Alaíde Costa fazem uma antologia da bossa-nova, cada uma à sua maneira: Claudette percorre o lado "sal, sol, sul" do estilo por meio de clássicos como Crediário do Amor, enquanto Alaíde traça sua seleção focando em canções românticas, como Chora Tua Tristeza e Morrer de Amor.
A exibição do documentário Onde você está, João Gilberto?, do francês Georges Gachot, ocorre nos dias 30/1 (quarta-feira, às 19h30), 31/01 (quinta-feira, às 15h) e 3/2 (domingo, às 13h30), com entrada gratuita. Inspirado no livro HO-BA-LA-LÁ - À Procura de João Gilberto, do escritor alemão Marc Fischer, o diretor do filme desembarca no Rio de Janeiro em busca de João Gilberto e segue os passos de Fischer, entrando em contato com diversos amigos e parceiros do músico.
O encerramento fica a cargo de Paul Winter e Carlos Lyra, dias 1, 2 e 3/2 (sexta-feira e sábado, às 21h; domingo, às 18h). Cinco décadas depois do álbum The Sound of Ipanema, os músicos retomam a parceria para relembrar o disco de 1965, recriando a instrumentação do disco original, além de mostrar um pouco do que prosseguiram criando desde então. Os dois sobem ao palco acompanhados por Fernando Merliano (piano), Adriano Gifoni (baixo acústico), Dirceu Leite (sopros), Jesse Sadoc (trompete e flugel) e Marcio Bahia (bateria).
Os shows de canções contam com apresentação do jornalista e crítico musical Carlos Callado, que contextualizará cada apresentação na história do movimento musical. Já o show instrumental terá apresentação do professor e pesquisador Cacá Machado.
SOBRE O PROJETO
Gênero musical brasileiro que ganhou o mundo no final da década de 50, a Bossa Nova foi um movimento concebido por João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e jovens cantores e compositores da Zona Sul do Rio de Janeiro, derivado do samba carioca e com influências do Jazz americano. Em homenagem aos 60 anos do movimento, o Sesc 24 de Maio promove shows com artistas representantes do gênero e também das novas gerações influenciadas pela Bossa Nova, além da exibição de um filme.
SESC 24 DE MAIO
Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo
Fone: (11) 3350-6300
Horário de funcionamento da unidade
Terça a sábado, das 9h às 21h.
Domingos e feriados, das 9h às 18h.