Ao completar 70 anos de existência no mundo, a Honda aproveita o maior evento do setor automotivo da América Latina, que acontece até 18 de novembro, no São Paulo Expo, na capital paulista, para demonstrar uma gama diversificada de modelos, suas mais recentes evoluções e o futuro da marca para a mobilidade, além, claro do espaço para o esporte, onde a marca Honda tem lugar de destaque, como na Fórmula 1, fornecendo motores, ou ainda na Moto GP.
Em seu estande interativo de 2.000 m², criado sob o tema "Expandindo a mobilidade e criando possibilidades", a empresa mostra que, impulsionada pelo espírito de desafio, busca criar um novo valor na vida das pessoas, maximizando a experiência da mobilidade por terra, água e ar. Os visitantes podem vivenciar esse conceito por meio de ativações em realidade virtual e aumentada, 3D e sistema de som direcional, que proporcionam experiências imersivas ao público.
"Uma marca vibrante, empenhada em maximizar a alegria e a liberdade da mobilidade por meio de produtos com alta tecnologia, criados para facilitar o dia a dia das pessoas. Essa é a proposta de valor da Honda. Além de mostrar todos os diferenciais de nossa linha de automóveis, nosso estande reforça a singularidade de uma marca presente no Brasil há 47 anos e, que durante esse período, tornou-se a única, no país, a viabilizar a mobilidade na terra, água e ar", afirma Roberto Akiyama, vice-presidente Comercial de Automóveis da Honda South America.
Entre as principais atrações para o mercado brasileiro estão o novo Honda Accord, sedan equipado com um inédito motor 2.0 turbo de 256 cavalos, elevada performance e altíssima eficiência energética, que representa o máximo de refinamento da marca. O modelo introduz no mercado brasileiro o consagrado pacote de tecnologia avançada de segurança e assistência ao condutor, o Honda SENSING.
A empresa também apresenta o recém lançado HR-V 2019, que chegou ainda mais completo, refinado e tecnológico, mantendo os pontos fortes como espaço interno, versatilidade, segurança e alta qualidade construtiva. A partir de 2019, complementa a linha o HR-V Touring, equipado, pela primeira vez no Brasil e alinhado aos principais mercados, com o motor 1.5 turbo.
Os modelos Civic, Civic Si, Fit, City, WR-V e CR-V completam a exposição dos automóveis da marca comercializados no Brasil.
Representando os investimentos da Honda para oferecer soluções de mobilidade avançadas, que integram conectividade e comodidade aos usuários, com tecnologias amigáveis ao meio ambiente, estão expostos dois modelos conceito: o NeuV e o Urban EV Concept.
O NeuV é um conceito puramente elétrico e autônomo, que utiliza inteligência artificial para proporcionar uma experiência prazerosa e segura a bordo. Ele é equipado com o Honda Automated Network Assistant (HANA), um assistente pessoal, que aprende os hábitos dos motoristas a partir da detecção de suas emoções.
O Urban EV Concept, um conceito também elétrico, se mostra ideal para o ecossistema das cidades. Ele apresenta o estado da arte em tecnologia, com funções interativas de comunicação que permitem uma conexão mais divertida com as pessoas. O modelo tem previsão de início de vendas na Europa, a partir de 2019, e no Japão, em 2020.
Outro destaque é o protótipo CR-V Hybrid, que será o primeiro SUV híbrido da marca na Europa. A tecnologia Honda i-MMD (Intelligent Multi-Mode Drive) é composta de um motor 2.0 i-VTEC de quatro cilindros a gasolina, ciclo Atkinson, que funciona tanto para propulsão como para fornecimento de energia elétrica, e dois motores elétricos - um para propulsão e outro para geração, separados. Com essa combinação, o sistema pode rodar em três modos de uso: EV Drive, Hybrid Drive e Engine Drive, selecionados automaticamente de forma a obter a melhor eficiência energética possível. O modo EV Drive permite o uso 100% elétrico e zero emissão de poluentes. Já o modo híbrido, o motor a gasolina faz o papel de um gerador de energia, que alimenta o motor elétrico, enquanto o excesso de energia produzido é convertido em carga para o sistema de baterias de íons de lítio. Já no modo Engine Drive, o motor transmite diretamente para as rodas tendo ainda a possibilidade de uma potência adicional fornecida pelo motor elétrico.
Para os entusiastas de competições sobre rodas, a Honda expõe o STR 13, carro da escuderia Toro Rosso para a temporada 2018 da Fórmula 1 e que utiliza motor da marca, e a RC 213V, campeã de MotoGP nas mãos do espanhol Marc Márquez. Por meio de uma experiência sonora individualizada, a marca propõe trazer a emoção das pistas para o estande e os visitantes podem escutar os roncos dos motores, sem incomodar quem está à sua volta, graças a uma tecnologia que direciona o som em um feixe altamente focalizado.
A apresentação do versátil sistema Magic Seat, que sintetiza as capacidades dos sistemas de rebatimento de bancos da Honda, é feita com o recurso de realidade aumentada, tecnologia que permite a projeção de imagens, gráficos, ou outros elementos em um cenário real. As diferentes configurações de armazenagem de carga são demonstradas por meio de uma tela de LED transparente, na qual os visitantes podem escolher pela simulação que desejarem assistir.
O público mirim tem lugar especial com o espaço kids do Clubinho Honda, que tem como tema principal a segurança no trânsito. Para abordar o assunto de forma leve e divertida, elementos que reproduzem o trânsito do dia a dia, como faixa de pedestre, semáforo e placas de sinalização são reproduzidos em uma minicidade para que as crianças possam aprender as principais regras de trânsito a bordo de minimotos elétricas.
E, para reforçar todo o leque de inovação da Honda, no centro do estande, uma pirâmide holográfica mergulha ainda mais no universo Honda com projeções de produtos e tecnologias que não estão presentes fisicamente no evento, como o HondaJet, os aerogeradores do parque eólico Honda Energy, a Honda Riding Assist, motocicleta autônoma que se equilibra sozinha, o robô humanoide ASIMO entre outras soluções.