top of page
Foto do escritorKeller Carvalho / Revista Publiracing

Revista Publiracing visita a 37ª Expoflora e faz o convite para a edição 2018


Revista Publiracing visita a 37ª Expoflora e faz o convite para a edição 2018
Revista Publiracing visita a 37ª Expoflora e faz o convite para a edição 2018

A Expoflora é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. Realizado anualmente em Holambra (junção das palavras Holanda, América e Brasil), o evento dá as boas-vindas à primavera e apresenta ao público flores e plantas ornamentais cultivadas por mais de 450 produtores.

Holambra é uma antiga colônia holandesa, com pouco mais de 13 mil habitantes, e concentra quase a metade (45%) da comercialização de flores e de plantas ornamentais do Brasil. Como o próprio nome sugere, a Expoflora é uma exposição, e não uma feira, já que o seu objetivo não é a venda direta de flores no evento, mas fomentar o seu consumo em todo o país. Por isso, os produtores aproveitam a Expoflora para apresentar aos consumidores as novas variedades de flores e de plantas para avaliar a sua aceitação pelo mercado.

E ao longo do período que durar a exposição faremos diversos convites aos leitores para visitarem o evento, descrevendo algumas das atrações disponíveis ao longo de um mês de festa em Holambra.

A tradicional Chuva de pétalas

Entre todas as atrações, esta é uma das que mais emociona os visitantes. Para realizá-la são utilizados, aproximadamente, em cada espetáculo, 150 quilos de pétalas coloridas, que correspondem a 800 dúzias ou 18 mil botões de rosas despetalados um a um. As pétalas são lançadas ao ar por um equipamento especial sobre a multidão. Diz a lenda que quem pega uma pétala no ar, antes que ela toque o chão, tem seu desejo realizado. A Chuva de pétalas acontece pontualmente às 16h30.

Revista Publiracing visita a 37ª Expoflora e faz o convite para a edição 2018

Exposição de arranjos florais

A Exposição de arranjos florais, principal atração da Expoflora, homenageia nesta edição os 70 anos da imigração holandesa no Brasil. Jan Willem van der Boon e Jessica Drost, no comando de uma equipe de 22 pessoas, assinam 14 cenários em uma área de 750 m² que conta, por meio de arranjos florais, a chegada dos holandeses ao Brasil, suas impressões sobre o novo país e as lembranças da Holanda.

Os arranjos trazem as tendências e as novidades em flores e em plantas ornamentais para as estações Primavera-Verão. Para a decoração, os artistas estimam que foram utilizados aproximadamente 2.000 mil vasos de flores e 272 mil hastes de mais de 3.500 variedades de cerca de 350 espécies diferentes.

Revista Publiracing visita a 37ª Expoflora e faz o convite para a edição 2018

Lançamento de flores e plantas ornamentais

Considerada o “fashion week” das flores, a Expoflora apresenta ao público as flores e as plantas ornamentais cultivadas por mais de 450 produtores, que usam o evento como vitrine para lançar as novas variedades de flores e plantas no mercado, ditando as tendências no paisagismo e na decoração, ao mesmo tempo em que avaliam a aceitação dos produtos pelo consumidor.

Revista Publiracing visita a 37ª Expoflora e faz o convite para a edição 2018

Este ano, as novidades são a rosa “Inglesa” (que tem mais de 100 pétalas e que lembra as raras e caras peônias) e a rosa Bluez, com pétalas aveludadas em tom vermelho brilhante por dentro e com o lado externo todo branco. A pelargonium se parece com o gerânio. As Perpétuas são elegantes e resistentes. A Chasmanthe apresenta cores vivas, do amarelo ao vermelho. E os gladíolos, que já contam com 260 variedades disponíveis no mundo, ganham mais duas “irmãs”: a cor de laranja Sunshine e a branca, com flores maiores batizada de Solist.

Destaque para a petúnia “Night Sky” (roxa com pigmentos brancos, remetendo a um céu estrelado), a craspédia (arredondada, com várias florzinhas amarelas), as alstresias (mistura de alstroemérias com frésias), alstroemérias “Jumbo” e “Azul”, a suculenta echevéria na cor chocolate e duas novas variedades de crisântemos (“Lígia” e “Ipanema”).

Há flores de todos os tamanhos, como o lírio gigante “Jovem”, minicallas, minigladíolos, minikalanchoes (em embalagens com a Turma da Mônica para aproximar a criançada das flores) e as miniphalaenopsis em hidropote que duram 12 meses. Para a decoração, estão sendo apresentadas as orquídeas estaqueadas em formato de “coqueirinho” e gipsofilas (mosquitinho) tinturadas em 12 cores.

Editora de Turismo da Revista Publiracing

Data: de 24 de agosto a 23 de setembro, de sexta-feira a domingo

Horário: das 9h às 19h

Público esperado: cerca de 300 mil visitantes

Área total do parque: 250 mil metros quadrados

Infraestrutura

- Área do parque: 250 mil metros quadrados

- Alimentação: duas praças com 16 lanchonetes e sete restaurantes (de fast-food até comidas nacionais e típicas holandesas)

- Duas confeitarias típicas – Martin Holandesa e Doce de Rosa

- Estacionamento: capacidade para cinco mil veículos em sistema rotativo

- 2 postos médicos

- 220 sanitários

- Fraldário

- Bebedouros com água fresca (dois pontos)

- Equipes de apoio

- Áreas de descanso com bancos à sombra das árvores

- Caixas eletrônicos (2 caixas 24 horas e uma agência do Banco do Brasil)

- Lojas de souvenir

- Vendas: três pavilhões de exposição (Shoppings Vermelho, Verde e Azul), onde podem ser encontrados cerca de 250 estandes com artesanato, produtos industriais e para decoração, além de móveis e de utensílios domésticos.

Revista Publiracing visita a 37ª Expoflora e faz o convite para a edição 2018
bottom of page