Escrever sobre um veículo que custa praticamente meio milhão de reais, pode até parecer tarefa fácil, afinal, tudo deve estar no lugar, utilizando os melhores materiais, oferecendo o máximo em segurança, e explorando ao máximo a integração do homem com a sua máquina, através do conforto e conectividade.
E não é que o Volvo XC90 Inscription com o motor D5 Diesel é tudo isso mesmo. Um SUV de sete lugares praticamente perfeito, especial, e que ganhou recentemente alguns aprimoramentos, com uma nova versão hibrida, e tudo isso para deixa-lo mais moderno e em harmonia com a nova imagem da marca.
Um dos mais importantes modelos da marca sueca, o XC90 é vendido no Brasil em três tipos de acabamento: Momentum, Inscription e Excellence.
As motorizações são a Diesel (D5), com seus 235hp e 48kgfm de torque, a gasolina (T6), com 320hp e 40kgfm de torque, e a grande novidade da linha 2018, a versão híbrida (T8), combinação perfeita entre a motorização elétrica e a gasolina para garantir máxima eficiência e economia, sem esquecer a alta performance entregue pelos 407hp e 64kgfm de toque.
A versão do XC90 que tivemos oportunidade de conhecer ao longo deste teste foi a Inscription equipada com o motor diesel, um veículo que deixou saudades na redação pelo evidente cuidado que a marca sueca coloca em cada pormenor, entregando um produto de altíssima qualidade e ótimo refugio para momentos em família.
Com o XC90 estacionado na porta de nossa redação conseguimos observar com atenção suas principais características estéticas, mas antes de mais, suas principais dimensões.
São 1.776 (mm) de altura, 4.950 de comprimento, 2.008 de largura (2.140 com retrovisores) e 2.984 de entre-eixos.
O design é o “tradicional” para este tipo de veículos, nos remetendo à origem dos SUVs e o Range Rover dos anos 70, de grande envergadura e traseira vertical, ele transmite imediatamente a sensação de solidez, segurança e capacidade. No entanto, a Volvo vem evoluindo o produto para deixa-lo mais atraente, com pormenores que destacam sua elegância e sofisticação.
Como base deste ótimo trabalho estético, destacamos a proliferação de peças com acabamento cromado e em alumínio. Inicialmente evidente a grade frontal, de grandes proporções, acompanha o acabamento do friso lateral, e ainda a moldura no para-choque traseiro, utilizando estas peças o cromado. Por falar em traseira, destacamos o elegante escapamento duplo integrado ao para-choque.
Já utilizando o alumínio, observamos a moldura dos vidros laterais, o Rack longitudinal integrado ao teto, e a soleira de porta, que vem ainda com iluminação. Também com iluminação para o piso destacamos as maçanetas das portas que são na cor do veículo.
Ainda na observação externa, os espelhos retrovisores, que para todas as versões são elétricos com desembaçador, memória e retráteis com indicador direcional de LED. Também destaque no XC90, o sistema de iluminação, que é idêntico para todas as versões e vem com faróis FULL LED e nivelamento automático, com função antiofuscante - Active High Beam (AHB) e ainda auto direcionais - Automatic Bending Lights (ABL). Os faróis de neblina também são em LED, assim como a elegante assinatura dianteira de condução diurna.
Não podíamos deixar de destacar as bonitas rodas de liga 20" (R109) onde são instalados pneus 275/45 R20 que têm sistema de monitoramento de pressão – TPMS.
Resumindo, um veículo que por fora transmite sobriedade e solidez, com acabamento e iluminação que destacam a sofisticação.
Hora de acessar ao interior do nosso XC90, e essa operação é realizada através do sistema Keyless - travamento e destravamento sem chave, que permite ainda o acionamento do motor sem chave, incorporando o sistema Key tag chave mini controle remoto a prova d'agua. Aliás, a elegância do modelo da Volvo pode ser observada quando ainda estamos distantes do modelo, na sua chave, que é revestida em couro Inscription, com o controle remoto integrado e a função memória.
Já na cabine, o XC90 reflete tudo aquilo que se espera de um veículo de R$ 479.950. Os vidros elétricos nas quatro portas são com sistema auto up / down. O acabamento e integração das peças é perfeito, muito elegante e com a opção de quatro tonalidades para o interior, tudo é feito para evidenciar a qualidade do acabamento que inclui as portas com revestimento em couro, manopla de cambio também revestida em couro, assim como o volante, que tem ainda pormenores em alumínio.
Mais qualidade, por exemplo, nos espelhos retrovisores internos, que assim como os externos vem com escurecimento automático, no pacote de luzes interiores premium, no para-sol com espelho e iluminação em LED, porta-copos nas três fileiras de bancos, bússola, e ainda tomadas 12V / 230V, e jogo de tapetes de carpete Inscription, para não esquecer o requinte também no piso do nosso SUV.
Os assentos têm revestimento em couro, Soft Perfurado, com ventilação, e uma série de utilidades nos dianteiros, onde destacamos a regulagem elétrica e memória, aquecimento, suporte lombar elétrico, extensão e suporte lateral elétrico. Ainda importante, a modularidade através do rebatimento manual e individual da 2ª e 3ª fileira de assentos, e o assento para criança integrado no banco traseiro (assento central) com sistema de fixação de cadeirinha infantil – ISOFIX.
Continuando a descrição ao luxuoso interior do XC90, uma tendência nos veículos de qualidade superior, e muito ao gosto do editor, especialmente pela amplitude que adiciona ao ambiente interno dos veículos, o teto solar panorâmico elétrico. O ar-condicionado é digital, incorporando o chamado “sistema de qualidade de ar - Clean Zone” com quatro zonas e climatização do porta-luvas, e exclusiva saída para a 3ª fileira de assentos.
O painel de instrumentos é digital 12,3" e o painel central de LCD 9" touch screen é antirreflexo. A interatividade inclui Apple CarPlay e Android Auto, conexões via AUX (uma) , duas USB, via bluetooth e ainda CD player, com a central a mostrar as imagens da câmera de ré, e do sistema de navegação - Sensus Navigation Pro com RSI (Road Sign Information), completíssimo, e um dos melhores já avaliados por nós ao longo dos últimos anos.
Também exemplo de qualidade, e um item que sempre avaliamos com especial carinho, o sistema de áudio, que no caso das versões Inscription do XC90 é Bowers & Wilkins, reunindo nada menos que 19 alto-falantes com Subwoofer de 1400 watts. Como toque final, o compartimento de bagagem que tem abertura e fechamento elétrico com função Hands-Free, e disponibiliza 692 litros de volume no porta-malas.
Já preparando para dar partida ao excelente motor diesel que equipa nosso modelo, hora de listar os inúmeros itens de segurança que fazem parte deste pacote Inscription. A Volvo como referência mundial neste quesito, não podia deixar por menos, e o XC90 se torna uma vitrine do que de melhor a indústria automobilística oferece em segurança.
Iniciamos pelo sistema de airbag, frontal e lateral para motorista e passageiro, cortinas laterais infláveis, sistemas de proteção contra impactos laterais – SIPS, contra lesões na coluna cervical – WHIPS, proteção em saída de estrada e ainda sistema Inteligente de informação – IDIS.
A lista de tecnologias que auxilia na segurança é impressionante, e no modelo 2018 do XC90 dois novos recursos chegam para destacar a segurança exemplar do veículo.
O sistema de alerta de ponto cego (BLIS - Blind Spot Information System) com assistente de direção, Cross Traffic Alert e alerta de colisão traseira que avisa o motorista sobre a presença de veículos no seu ponto cego. Assim, se o condutor não agir sobre os avisos do sistema e começar a mudar de faixa no caminho de um carro que se aproxima por trás, a nova função de assistência de direção esterça suavemente o volante e conduz o modelo de volta para sua própria pista. A função é ativa em velocidades entre 60 km/h e 140 km/h.
Podemos ainda listar o alerta de colisão frontal e traseiro, alerta de trafego lateral – CTA, assistente de frenagem de emergência – EBA, sistema de alerta ao condutor – DAC, alerta de mudança de faixa – LKA, e anda o auxílio à condução, recurso que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração, a frenagem e a movimentação do volante até 130 km/h. Mas tem mais, e falaremos deles em seguida.
É chegada a hora de ligar o motor diesel de quatro cilindros 1.969 cm³, com 235 hp e 48kgfm de torque máximo entre as 1.750 e 2.250 rpm . Ele fica conectado com o excelente câmbio automática de oito velocidades, movimentando o veículo através da tração Integral AWD.
Apesar do peso generoso de 2.171 kg, ele se mostrou desde os primeiros quilômetros muito interessante na facilidade com que obedece ao acelerador, misturando o melhor da eficiência do motor diesel, com uma real capacidade em ser rápido e ágil, saindo do 0 aos 100km/h em apenas 7,8s.
Muito do equilíbrio do Volvo XC90 vem do sua estrutura e chassi, Four-C, bem como da suspensão a ar. O resultado é um veiculo muito estável em alta velocidade, um verdadeiro trem sobre trilhos, e que apesar de suas características de grande porte, é supreendentemente fácil de manobrar na cidade, entregando ótima dirigibilidade. Talvez a única ressalva, para alguns, seja a suspensão com aquele acerto bem especifico da marca, que por vezes parece dura, mas que, no entanto, absorve com eficiência as irregularidades encontradas no dia a dia das nossas estradas e ruas.
Direção e freios (ABS) também merecem referência pela precisão e eficiência respetivamente. Aliás, o Volvo XC90 é um dos SUVs de luxo mais inovadores do mundo e um dos mais modernos atualmente à disposição do consumidor brasileiro.
Também não podemos deixar de listar mais alguns itens e auxílios que deixam o condutor mais seguro ao volante.
Controle eletrônico de estabilidade – ESC, controle eletrônico anti-capotamento – RSC, assistente de partida em aclive e declive – HSA, assistente de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist), controle de frenagem em descida – HDC, e câmera com visão 360 graus (traseira, dianteira e laterais).
Apesar de suas dimensões o XC90 é um veículo muito prático de dirigir na cidade, beneficiando o condutor de todos os recursos tecnológicos que ele oferece para facilitar essa operação diária. Já em estrada nos leva a esquecer de que estamos em um SUV, tal a estabilidade e segurança que transmite.
Em clima de despedida para este tipo de motorização, diesel, já que a Volvo anunciou que todos os seus novos modelos globais, como o recém-lançado sedã S60, não vão mais ter a opção de motor diesel, o que era até aqui comum em mercados livres como o europeu, mas que por causa das novas metas para emissões e eficiência energética na grande maioria dos países e cidades do velho continente, as marcas, e a Volvo vem na linha da frente dessa preocupação, vêm antecipando o caminho para cumprir essas novas exigências, com novas tecnologias para veículos “mais limpos”, com direcionamento para carros híbridos e elétricos, principalmente.
Mas como o nível de desenvolvimento destes novos motores diesel é tão alto, que o D5 que equipa o XC90 testado por nós, tem baixíssimos níveis de emissões, além disso, se mostrou muito eficiente em termos de consumo, auxiliado pelo sistema STOP/START que desliga o motor nos faróis fechados ou filas de trânsito, ele apresentou médias de 10,3 km/l na cidade e 11,4 km/l em estrada. Com um tanque de combustível de 71 litros e seus ótimo desempenho as visitas ao posto ficaram assim menos regulares.
Em resumo, o XC90 Inscription com motor Diesel, é um carro fantástico. De deixar qualquer chefe de família com a certeza de estar a oferecer o máximo em segurança na estrada, além de muito espaço, conforto e tecnologia, tudo isso em um ambiente luxuoso e requintado.
O Volvo XC90 carrega o que de mais moderno se oferece em segurança automotiva, adicionando uma qualidade superior nos materiais utilizados com muito cuidado no acabamento, sem esquecer o altíssimo conteúdo tecnológico, o que o tornam sem dúvida uma das melhores opções disponibilizadas para o mercado brasileiro quando o assunto é SUV. Sua família vai agradecer!
Preços da linha Volvo XC90
XC90 T6 Momentum (R$ 366.950) e Inscription (R$ 426.950)
XC90 D5 Momentum (R$ 419.950) e Inscription (R$ 479.950) – Nossa avaliação
XC90 T8 Inscription (R$ 479.950) e Excellence (R$ 537.950)
Avaliação em números
Volvo XC90 Inscription D5
Design 7
Espaço e Conforto 8
Freios 8
Conectividade e Tecnologia 9
Acabamento 10 (Nota máxima)
Motor / Consumo 8
Transmissão 8
Suspensão 7
Direção 8
Segurança e Auxílios 10 (Nota máxima)
Total 83