Apesar da crise dos últimos anos no Brasil, o que acabou por frear a chegada de grandes novidades, o segmento de sedãs médios vem sendo atualizado com a natural evolução dos modelos em destaque por aqui ao longo dos últimos anos.
Naturalmente no topo da lista o Toyota Corolla, líder absoluto dos últimos anos, se isolou ainda mais principalmente após o lançamento da geração 10 do Honda Civic, que foi muito mais radical nas alterações, buscando novos voos através de um modelo completamente novo, considerado até vanguardista por alguns, mas muito mais exclusivo, com natural impacto no volume de vendas
Outros importantes atores do segmento também se atualizaram nos últimos anos. O Chevrolet Cruze, o Citroën C4 Lounge, que acaba de ganhar uma nova atualização, e ainda o alvo de nossa atenção neste teste, o Nissan Sentra. Só para citar alguns.
O Nissan Sentra é disponibilizado no Brasil em três versões distintas, S, SV e SL. Todas elas apresentam o mesmo conjunto mecânico, composto pelo motor 2.0 de 16 válvulas, e quatro cilindros, bicombustível (etanol/gasolina) e o câmbio automático tipo CVT.
Mas vamos aos pormenores que fazem do Nissan Sentra uma opção a ser levada em conta na hora de comprar um veículo neste segmento.
Por fora Iniciamos nossa observação pela dianteira, onde se destaca nesta versão SL o grupo ótico Full LED (excluindo os de neblina), tanto nos faróis como na assinatura. O cromado, sempre utilizado de forma muito elegante pela Nissan, envolve na forma de V o emblema da marca no centro da grade frontal. A frente tem design que mistura elegância com esportividade, passando ao mesmo tempo a sobriedade que se pede a um sedã com letra maiúscula. Lateralmente as novas rodas de liga leve 17” com design esportivo e acabamento grafite chamam a atenção. Também em destaque os espelhos retrovisores externos na cor da carroceria com regulagem elétrica e LED indicador de direção, solução de iluminação ainda utilizada em alguns detalhes nas lanternas traseiras. Ainda em relação aos espelhos retrovisores externos, exclusivamente nesta versão SL eles são rebatíveis eletricamente Na observação por fora referência para as maçanetas externas de abertura das portas que acompanham as internas e utilizam o acabamento cromado.
Como tecnologia entregue nas três versões, e que ajuda no conforto e praticidade do dia a dia, a chave inteligente presencial (I-Key) que fica no bolso na hora de entrar no Nissan Sentra, sendo necessário apenas encostar a mão na maçaneta para que os passageiros possam acessar ao interior do sedã japonês. No entanto, através do comando pode ser feito a abertura e fechamento das portas, abertura do porta-malas e acionamento do alarme. Para completar a praticidade de ter a chave presencial sempre no seu bolso, o sistema eletrônico de ignição através do botão Push Start.
Já entrando no interior do nosso Sentra, muito espaço e cuidado nos materiais utilizados são características imediatamente observadas. Os bancos em couro de acabamento na cor preta deixam o interior requintado, e o do motorista conta ainda com regulagem elétrica (exclusividade desta versão). Mas o grande destaque é o espaço. No Senta viajam confortavelmente 5 adultos de estatura alta, resultado de um ótimo trabalho no aproveitamento das dimensões do veículo, deixando ainda 503 litros de espaço disponível no porta-malas. Todos os cinco passageiros têm encosto de cabeça e cinto de três pontos, assim como sistema ISOFIX para fixação de cadeirinha infantil nos bancos traseiros.
Continuando a olhar atentamente para o interior do Nissan Senta destacamos naturalmente o teto solar com controle elétrico, algo que consideramos fundamental para este tipo de veículo, o ar-condicionado automático digital Dual Zone, e o console central dianteiro com tampa e apoio de braço integrado. No ambiente da cabine não faltam espaços para objetos, desde os porta-copos integrados ao referido console central, como espaço para mais dois copos integrados ao descansa-braço traseiro e porta-objetos na lateral das portas dianteiras e traseiras. Visível ainda no retrovisor interno a bússola digital.
Já olhando para o volante de três raios, ele vem com acabamento de couro e novo design mais esportivo, e pode ser regulado em altura e profundidade ajudando numa posição de condução confortável. Ainda como ações que podem ser realizadas pelo volante destacamos, a controle de velocidade de cruzeiro (cruise control), e controle de áudio, telefone e informações do computador de bordo.
Por falar em áudio, reservamos um espaço de merecido destaque para o sistema disponibilizado pela Nissan no Sentra SL. Ele é da marca Bose, de qualidade Premium e composto por 4 alto-falantes, 2 tweeters e 2 subwoofers. Se existem diferenciais nos itens de conforto de um veículo, a Nissan consegue uma posição de destaque com esta opção pela qualidade, e para quem gosta de um ótimo sistema de som, o interior do Sentra é uma fantástica sala de entretenimento.
A central multimídia está bem situada, com tela touch screen de display colorido de 5,8” (já deveria ser maior), entrada auxiliar para MP3 player, iPod e CD, conector USB no console central e Bluetooth. Também disponível o sistema de navegação integrado NissanConnect.
Para terminar nossa observação interna, um olhar atento para o painel de instrumentos do Sentra, que disponibiliza o mesmo nível de informação em todas as versões. Ele é multifuncional colorido de 5” e apresenta uma tecnologia inteligente, conectada ao rádio, telefone, navegador, além de várias configurações do veículo. Com uma interface em 3-D intuitiva, os dados do computador de bordo são apresentados de forma dinâmica, com funções de medição de consumo médio de combustível, tempo de viagem, velocidade média, autonomia, temperatura externa, aviso de abertura das portas, quilometragem total e parcial e mensagens de alerta.
Ainda para a segurança dos passageiros destacamos os airbags frontais, para o motorista e passageiro, aos quais são adicionados nesta versão mais incrementada os airbags laterais e de cortina, se situando ao nível dos melhores do segmento neste quesito.
Ainda exclusividades da versão SL, o alerta de colisão frontal (FCW), a Intervenção inteligente de colisão (RCTA) e o monitoramento de ponto-cego (BSW).
Damos partida ao motor através do botão Start/Stop. Como referido no inicio, todas as versões são equipadas com o motor 2.0 l (1.997 cm³), de 16 válvulas, CVVTCS, Flex (etanol/gasolina), com 4 cilindros e sistema de injeção eletrônico multiponto sequencial.
Imediatamente sentimos a suavidade no deslocamento. O câmbio automático XTronic CVT é um ótimo componente para auxiliar neste conjunto que privilegia o conforto.
Com potência de 140 cv disponível totalmente nas 5.100 rpm (etanol/gasolina) e um torque de 20 kgfm apenas nas 4.800 rpm (etanol/gasolina) fica claro no comportamento dinâmico do Sentra que esportividade ou uma tocada mais agressiva não é sua praia, aliás, não é sua essência. O sedã japonês carrega um DNA claramente direcionado para o conforto, ficando evidente que todo o trabalho de engenharia é focado nesse objetivo.
A suspensão dianteira é Independente tipo McPherson com barra estabilizadora, já a escolha na traseira foi para o tipo eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais. De acordo com a escolha por uma configuração mais macia, ela reflete no seu comportamento essa característica, sempre muito suave e eficiente na passagem pelos buracos e lombadas tão característicos de nossas ruas e avenidas, apresentando, no entanto, uma tendência para ser suave em demasia, especialmente na traseira e quando requisitado para curvas mais exigentes de ângulos mais fechados ou ainda em alta velocidade.
No entanto suas dimensões lhe conferem uma postura sóbria e segura, onde destacamos o comprimento de 4.635 mm, largura de 1.761 mm, altura de 1.504 mm e distância entre-eixos de 2.700 mm. Seu peso de 1.360 kg faz da versão SL a mais pesada de todas elas, mas sempre se mostrando ágil e de ótima dirigibilidade. A direção elétrica de assistência variável, de perfeito acerto, ajuda na confiança que passa todo o conjunto, onde se destacam ainda importantes elementos como o sistema de freios ABS com controle eletrônico de distribuição de força (EBD), composto por discos ventilados dianteiros e discos sólidos na traseira. Muito eficiente, o sistema de freios reflete a qualidade mecânica do Nissan Sentra, que vem ainda com auxílios fundamentais na segurança como os controles de tração e estabilidade.
Com o tanque de 52 litros abastecido com etanol, o Sentra se mostrou apenas equilibrado no consumo, com média urbana de 6,4 km/l e apresentando 8,9 km/l de consumo quando testado em estrada.
Vendido atualmente nas concessionárias da marca a partir de R$ 82.900,00 na versão inicial 2.0 S, e mais especificamente a versão testada por nós, a mais cara, por R$ 104.990,00 ele é sem dúvida uma ótima opção quando se procura um modelo neste segmento. É claro que seu preço o situa junto a concorrentes de peso e com ótimas propostas, casos de Honda Civic e Chevrolet Cruze, ou do “rei e senhor” do segmento, o Toyota Corolla, que é a mais “econômica” e conservadora das propostas disponibilizadas.
São eles precisamente que têm marcado os rumos deste segmento nos últimos tempos. Em 2017 foram vendidas no Brasil 66 188 unidades do Corolla, 25 871 do Honda Civic e 19 192 do Cruze, já o alvo de nosso teste o Sentra foi a opção para 3 861 clientes, situando ele numa disputa muito mais próxima de outros produtos, que assim como o Nissan, são muito completos, competitivos e interessantes como o Citroën C4 Louge, ou Peugeot 408.
Já no último mês completo, fevereiro, nada muito diferente, e os mesmos dominadores, Corolla, Civic e Cruze com 3869, 1893 e 1754 emplacamentos, respetivamente. Já o Sentra vendeu 241 unidades em fevereiro, isto após resultado de 340 unidades no primeiro mês do ano, no que representou o sétimo lugar no fechamento do acumulado dos dois primeiros meses de 2018.
Como conclusão, o Sentra é uma opção a ser levada em conta na hora de escolher um modelo neste segmento. Elegante, bem equipado e com muito espaço, ao mesmo tempo ele é seguro e com um sistema de áudio maravilhoso, e merece sim um olhar criterioso na hora de escolher seu novo sedã. Se privilegiar os argumentos descritos em nosso teste, você pode optar por ele.
Avaliação em números
Nissan Sentra 2.0 SL
Design 6
Espaço e Conforto 8
Freios 7
Conectividade e Tecnologia 6
Acabamento 7
Motor / Consumo 6
Transmissão 7
Suspensão 6
Direção 8
Segurança e Auxílios 7
Total 68