A Toyota disponibiliza atualmente duas motorizações para seu modelo Etios no Brasil. Ambos com 16 válvulas, quatro cilindros e injeção eletrônica multiponto, e onde é possível utilizar gasolina ou etanol. São eles o 1.3 (1329 cm³) e o que equipa a versão que nossa redação recebeu para avaliação, o 1.5 (1476 cm³) Dual VVT-i (duplo comando de válvulas variável) tecnologia que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente. Este motor disponibiliza uma potência de 107 cv.
A versão XLS se apresenta como uma das mais completas das cinco atualmente disponibilizadas no catálogo do Etios no Brasil. Só superada pela versão Platinum, que apenas acrescenta pormenores estéticos, esta versão XLS expõe da melhor forma o que o Etios tem de melhor, sua mecânica.
Nós recebemos nosso Etios Hatcback semanas antes das pequenas alterações feitas na linha 2019 do Etios que começa a chegar agora nas concessionárias da Toyota. Em relação ao carro testado por nós, apenas foi alterada a moldura que envolve a grade central do Etios, que ganhou retoque na cor preta, amplificando a área do emblema, e as rodas com um desenho diferente. Destaque ainda na versão 2019 para o fim da controversa versão Cross, que deixa de estar disponível, e a chegada da inicial versão X-STD (R$ 47 270,00), focada em atender as vendas corporativas, e imediatamente antes das versões X e X-PLUS, que chegam para substituir a anterior versão XS.
Por fora destacamos os espelhos retrovisores externos elétricos na cor do carro com pisca integrado, grade frontal com acabamento Black Paint, os faróis de neblina, as maçanetas externas na cor do carro, os para-choques dianteiro e traseiro na cor do veículo, a roda de liga leve aro 15, limpador e lavador do vidro traseiro, luz auxiliar de freio (brake light), que fica logo abaixo do aerofólio traseiro, bem como o acabamento cromado na tampa do porta-malas e ainda as saias laterais inferiores, que dão, sem dúvida, mais exclusividade ao modelo nesta versão.
Com 3,77 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,51 m de altura e 2,46 m de entre eixos, o Etios Hatch foi renovado esteticamente na versão que nós testámos, e naquela que foi a mais interessante e relevante atualização que o veículo já sofreu nos seus 6 anos de mercado no Brasil, melhorando e rejuvenescendo o visual de um modelo que para muitos é ultrapassado.
Lembrar que o Etios foi uma necessidade da Toyota para suprir o segmento de compactos de entrada em mercados como a Índia, o Brasil e países latino-americanos, para os quais exporta inclusivamente algumas unidades produzidas no Brasil. É evidente que atualmente muitos modelos hatch compactos e de entrada já utilizam soluções estéticas muito mais modernas e atraentes, e que a chegada de um novo representante da marca neste segmento é necessária para breve, no entanto, é importante referir que o Etios sempre conquistou público através de outros argumentos que não seu design.
O interior do Etios expõe muitas das qualidades que o levam a ser um destaque no segmento. Muito espaço nos bancos dianteiros e traseiros, sendo que o encosto da segunda fila é rebatível, bancos traseiros que contam ainda com sistema de fixação para cadeirinha infantil Isofix e encostos de cabeça , sendo que no banco do motorista o destaque vai ainda para o encosto de braço. Fazem parte do pacote XLS o ar-condicionado com filtro antipólen, vidros elétricos dianteiros e traseiros, com o sistema one-touch apenas disponível para o motorista, travas elétricas, abertura elétrica do porta-malas, controle de velocidade de cruzeiro, computador de bordo com função Eco Wallet e consumo médio de combustível. Já no quesito segurança, o básico airbag duplo para motorista e passageiro. Acompanha agora o controle de estabilidade (VSC), tração (TRC) e controle de arrancada em subida (HAC).
Ajustado em altura o banco do motorista e o volante, que é revestido em couro, e já prontos para dar inicio ao nosso teste com o Etios, referência para o painel de instrumentos que disponibiliza a sua informação posicionado de forma elevada e central, deixando a frente do volante limpa, sendo que toda a informação é apresentada de forma muito dinâmica e prática. Nós pessoalmente gostamos muito da forma como é disponibilizada a informação no Etios.
O acabamento interno inclui o exclusivo painel digital Smart Screen em full TFT, a console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro e difusores de ar com acabamento cromado. O sistema de áudio Toyota Play, tem dois alto-falantes e dois tweeters, inclui função MP3, tem entrada USB, integração via Bluetooth e conexão para smartphone.
Mas o que o Etios tem de melhor está escondido, e é sua mecânica. Apesar de utilizar soluções já com muitos anos de estrada como o motor 1.5 Dual VVT-i flex, que rende 107 cv, a 5.600 rpm, e torque de 14,7 kgfm, a 4.000 rpm, ele tem bloco e cabeçote em alumínio, e é conectado com a caixa de câmbio automática de apenas quatro marchas, em conjunto muito eficiente.
O motor apresenta recursos para as mais diversas situações do dia a dia, tanto na cidade como na estrada. O casamento motor/câmbio é muito interessante e especialmente a solução que na teoria seria um "handicap", a caixa de velocidade de apenas quatro marchas, e que se revela teste após teste um surpreendente trabalho da engenharia da marca, que permite um veículo capaz de ser ágil, ao mesmo tempo dócil, nas subidas de giro e passagens de marcha. Além disso é de uma "inteligência" incrível ao parece adivinhar o ponto certo que utilizaríamos manualmente para passar de marcha em qualquer tipo de condução. Se tudo isto não fosse suficiente ainda é capaz de permitir elasticidade, nos deixando sempre confiantes em estrada rodando em velocidades maiores, e fazendo esquecer que é um câmbio de apenas quatro velocidades.
A correta integração de motor e câmbio permite ainda níveis de eficiência energética que sem serem extraordinários, são bem interessantes. Nossa equipe conseguiu com o tanque de 45 L abastecido com etanol, médias de 7,9 km/l na cidade e 9,0 km/l na estrada.
O Etios é um carro que diverte, com boa posição de condução e direção assistida de forma elétrica, ele permite manobras rápidas e práticas na cidade, seu habitat natural, e tem o conforto incrementado com uma boa afinação do conjunto da suspensão, que é do tipo McPherson independente com barra estabilizadora na frente, e eixo de torção na traseira. A configuração escolhida permite um veículo que sem ser suave em demasia, é confortável para uma utilização quotidiana, mas equilibrado de maneira a não perder a necessária eficácia quando efetuando curvas mais fechadas ou a uma velocidade maior.
Por isso repetimos em todos os testes ao Etios que o pequeno Toyota é um veículo extremamente eficiente, que esconde seus argumentos, e que só dirigindo e se integrando nele conseguimos conhecer o que o Etios tem de melhor.
Não poderíamos deixar de falar dos freios, que são de disco ventilado na frente e tambor atrás, com ABS e EBD, sempre se mostraram muito eficazes para frear ou parar os 965 kg (ordem de marcha) da nossa versão e que completam o ótimo pacote mecânico.
O Etios na versão Htchback foi o 15º veículo mais vendido no Brasil em Fevereiro, com emplacamento de 2729 unidades, totalizando 6046 unidades no acumulado dos dois primeiros meses do ano. O hatch compacto de entrada da marca japonesa totalizou 41 986 unidades saídas das concessionárias ao longo de 2017, terminando o ano como quarta força no segmento de veículos onde chegaram recentemente produtos novos ou que sofreram intervenções relevantes como os modelos Ford Ka, Volkswagen Gol, ou Renault Kwid, mas que com estas e outras novidades se matem ainda muito competitivo
Nossa versão XLS, é atualmente vendido nas concessionárias da marca pelo preço sugerido de R$ 64 440,00.
O Etios continua sendo um produto muito confiável e agradável. Modernizado com as recentes alterações estéticas e agora com a nova versão 2019, praticamente idêntica, a Toyota confia em argumentos que passam muito pela sua reconhecida qualidade mecânica, que continua transmitindo confiabilidade e segurança ao público, sendo eleito mais uma vez para “segurar as pontas” no segmento de entrada até à chegada da nova proposta.
Avaliação em números
Toyota Etios Hatch XLS
Design 5
Espaço e Conforto 6
Freios 6
Conectividade e Tecnologia 6
Acabamento 6
Motor / Consumo 6
Transmissão 7
Suspensão 6
Direção 7
Segurança e Auxílios 6
Total 61