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Foto do escritorArtur Semedo / Revista Publiracing

Avaliação: O Citroën Jumpy é um furgão que se destaca pelo conforto, agilidade e eficiência.


O Citroën Jumpy é um furgão que se destaca pelo conforto, agilidade e eficiência.

A Citroën apresentou recentemente a versão destinada ao mercado brasileiro do seu modelo Jumpy. Importado da fábrica de Nordex, no Uruguai, seu mais recente veículo comercial chegou carregando uma série de particularidades que expõem de forma evidente as razões de tanto sucesso em mercados externos.

Para conhecer ao pormenor a Jumpy, rodámos com o furgão da marca francesa durante alguns dias, e antecipando a conclusão final, referimos que ele deixou ótimas impressões na redação, entregando mais conforto, capacidade e agilidade no dia a dia de trabalho.

Como destaque inicial, e fator importante de versatilidade, a possibilidade de qualquer condutor habilitado com carteira B (a mesma requerida para qualquer veículo de passeio), poder dirigir a Jumpy, já que o limite de peso bruto não ultrapassa os 3500 kg.

Mas vamos lá! Por fora, a Jumpy imediatamente se apresenta como um veículo da marca Citroën, mantendo a solução dos veículos de passeio, com o evidente logo "Deux Chevron” cromado em posição central elevada, e saindo dele, os tradicionais traços contínuos que se prolongam até aos faróis, que são de halogéneo com regulagem interna de altura do facho e luz diurna de segurança - Day running lights (DRL). O trabalho de integração dos traços cromados com os faróis foi feito de forma elegante, trazendo para o veículo de trabalho o design moderno da marca francesa. A segunda fila de faróis (os de neblina ) fica no para-choques, que é de grandes dimensões e na cor preta.

O Citroën Jumpy é um furgão que se destaca pelo conforto, agilidade e eficiência.

Ainda esteticamente, referência para as rodas, que são de aço, e de aro 16", e onde são montados pneus de medida (215/65 R16 - 104/106 T). A terceira luz de freio na traseira, e os espelhos retrovisores de grandes dimensões, e na cor preta, finalizam nossos destaques na observação externa ao Jumpy.

Aproveitando a referência aos espelhos retrovisores, cabe aqui um parêntesis para referir que a Citroën disponibiliza dois pacotes de itens com soluções de conforto e tecnologia, e o veiculo que gentilmente nos foi cedido para avaliação foi o mais completo deles.

De série no nosso furgão, e não disponível na versão inicial, os espelhos retrovisores com regulagem elétrica, os vidros elétricos com a função "One Touch" de abertura e fechamento dos vidros dianteiros com um toque, o ar-condicionado (cabine), o suporte escritório móvel conseguido com o rebatimento do banco central da cabine com prancheta integrada, o travamento seletivo do compartimento de carga, chave tipo canivete com telecomando, e finalmente os faróis de neblina, que também fazem parte do pacote mais completo.

Aproveitando a observação externa, deixamos suas principais dimensões, que são 5.309 mm de comprimento, 1.920 mm de largura (2.204 mm com espelhos), 1.935 mm de altura, 3.275 mm de entre-eixos. O Acesso ao compartimento de carga pode ser feiro pelas portas traseiras (com abertura até 180º), com largura total de 1.282 mm e altura de 1.220 mm, ou ainda pela porta lateral deslizante, com largura de 935 mm e altura de 1.241 mm.

Citroën Jumpy

Já subindo para o interior da cabine que permite 1 condutor + 2 passageiros (3 lugares), começamos descobrindo como o dia a dia de trabalho na Jumpy pode ser mais prazeroso. Alguns dos itens de conforto que fazem parte do nosso pacote, já descrevemos acima, mas para nosso leitor ter uma ideia do quanto a Citroën priorizou o bem estar e praticidade, referimos agora, os apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura (motorista, passageiro e banco central), o apoio de braço para condutor, que tem ainda a possibilidade de ajustar a reclinação e altura de seu banco, e que conjugado com a regulagem em altura e profundidade do volante permite conseguir uma eficiente e confortável posição de condução.

Citroën Jumpy

O interior da cabine disponibiliza diversos e volumosos porta objetos nas portas, painel e ainda no banco central. Ainda destacamos na versão brasileira o rádio AM/FM/MP3 com entrada USB e Bluetooth, referindo que em alguns mercado a Jumpy é disponibilizada também com central multimídia onde deveria ficar disponível a grande ausência notada pela nossa equipe, a câmera de ré.

Transferindo nosso olhar para a área de carga, elogios para o espaço disponibilizado, com 6,1 m³ ou 6,6 m³ com ModuWork de volume útil de carga, e ainda 2.862 mm ou 4.024 mm com Moduwork de comprimento máximo (chão da zona de carga). O ModuWork, está disponível na versão mais completa do furgão, entregando mais versatilidade através da modularidade do banco do passageiro e do separador de carga que abre, permitindo materiais de até 4m. Ainda como referências importantes na área de carga, destacamos a largura máxima de 1.636 mm, ou 1.258 mm entre as caixas das rodas, finalizando com a referência de 1.397 mm de altura disponível na área de carga.

A Jumpy apresenta o peso de 1.719 kg (em ordem de marcha) e adicionando os 1500 kg de carga útil, permite peso bruto total de 3.219 kg. Este conjunto de referências até agora descritas, permite interpretar o que a Citroën pretende com este veículo comercial, que entrega uma visão moderna para as cidades e negócios do presente e do futuro, com mais mobilidade, versatilidade, sem esquecer o conforto que sem dúvida permite mais produtividade.

Citroën Jumpy

Hora então de conhecer o comportamento dinâmico da Jumpy. E imediatamente referimos que o conjunto mecânico nos apaixonou. Remeteu-nos a diversos modelos que já tivemos o prazer de dirigir, especialmente na Europa, e que utilizavam este tipo de tecnologia, turbo diesel.

O motor escolhido foi o 1.6 Turbo Diesel BlueHDi (1.560 cm³) de injeção direta e composto por 4 cilindros e 8 válvulas, que entrega uma potência de 115 cv a 3.500 rpm com torque máximo de 30 mkgf a 1.750 rpm. Com a disponibilidade da potência desde muito cedo, este motor mostrou ser muito ágil ao longo do nosso teste. Motor moderno que entrega soluções técnicas que o situam no Proncove L6 (equivalente Euro 6), ele está acoplado a um câmbio manual de 6 marchas, de engrenagens curtas e precisas, e alavanca muito bem posicionada em posição elevada no console central, permite, além de praticidade nos movimentos, muito prazer e diversão ao dirigir o furgão da Citroën.

De tração dianteira e direção eletro-hidraúlica nosso teste mostrou que na questão mecânica o Jumpy é um pacote muito interessante de soluções e configurações. Exemplo disso a suspensão, Independente, e pseudo McPherson na frente, com braços inferiores triangulares na traseira, ela permite dirigir sem surpresas quando o nosso furgão está vazio, se adequando muito bem ao tipo de curva, com equilíbrio muito interessante e que permite deixar integras as qualidades do veículo quando carregado. Em nosso teste realizamos cerca de 70 km com peso adicional de 850 kg (carga mais condutor e dois adultos) para podermos interpretar as reações do furgão tanto em relação à configuração e rações da suspensão, bem como na força, e a conclusão que chegamos é que o Jumpy oferece recursos de sobra. Muito positivo também a questão dos freios, ABS e de disco ventilado na frente e disco sólido atrás, oferecem confiança e segurança total, com sistema de rápida e eficaz ação.

Citroën Jumpy

Ainda como importantes auxílios podemos destacar, o ESP - Controle de estabilidade (com botão de controle no painel), GSI - Indicador de troca de marcha, Hill Assist - Sistema auxiliar de partida em rampa, ou ainda sistemas de informação muito úteis como, Indicador de manutenção do veículo, Indicador de abastecimento de uréia (AdBlue), ou o Indicador de fadiga "Coffee Cup Alert".

Também numa herança dos veículos de passeio e muito útil em cidades como São Paulo, onde somos surpreendidos por radares a cada movimento, o furgão da Citroën vem com limitador de velocidade e Cruise Control - Piloto automático.

Em nosso teste ficou claro que a Citroën preparou um produto que disponibiliza o conforto e tecnologia de um carro de passeio, ao que adicionou um bom nível de espaço e facilidade de carga, em veiculo que pode ser preparado para diversas utilizações, e que com uma mecânica muito eficiente, permite mais de 1000 quilômetros de autonomia se dirigindo em estrada e com seu tanque de 69 litros de diesel (S10) totalmente abastecido.

Não fica difícil prever muito sucesso para o furgão Citroën Jumpy no Brasil. As razões são as mesmas que fazem dele um sucesso lá fora, pois em cidades cada vez mais preocupadas com questões ambientais, restrições de espaço e necessidade de uma maior agilidade, também na entrega de cargas e objetos e ao olharmos para a concorrência, como o Vito da Mercedes-Benz, por exemplo, o furgão da Citroën se destaca, tanto no preço inicial (em torno de R$ 80.000,00), como no conteúdo.

Avaliação em números

Citroën Jumpy

Design 6

Espaço e Conforto 7

Freios 7

Conectividade e Tecnologia 4

Acabamento 7

Motor / Consumo 7

Transmissão 7

Suspensão 7

Direção 7

Segurança e Auxílios 7

Total 66

Citroën Jumpy
 

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