A Honda acrescentou em 2017 um novo modelo a sua lista de produtos no Brasil. Trabalhado pela sua equipe de engenharia para se posicionar como um veículo de personalidade aventureira, o WR-V incorpora algumas das características de um típico SUV urbano, limitado naturalmente nas suas capacidades off-road, é no entanto eficaz e confortável ao enfrentar o dia a dia das irregulares no asfalto das ruins estradas e ruas brasileiras.
Com referências claras do FIT, no entanto, ele deixa evidente, que a Honda fez muito mais que uma versão cross do seu monovolume. Grade frontal de grande impacto, cromada, faróis completamente novos e com assinatura em Led, de forma elegante também ficam em evidência os faróis de neblina, que completam uma frente completamente nova, de capô elevado e que imediatamente remete a robustez e maior capacidade. Também completamente novo é todo o conjunto ótico traseiro, onde o trabalho de design foi em nossa opinião menos feliz. Evidente também é sua altura em relação ao solo.
Aproveitamos para deixar suas principais dimensões: Distância entre eixos de 2555 mm; Comprimento de 4000 mm; Largura de 1734 mm; Altura com rack de teto de 1599 mm.
Ainda importante, seu peso em ordem de marcha que é de 1130 kg, assim como é oportuno fazer referência ao volume do porta-malas que é razoável para um hatch (363 litros) mas que pode ser ampliado de forma substancial, se os bancos traseiros forem rebatidos através do sistema ULTRa Seat que assim permite ampliar para 1045 litros de volume de carga.
Destaque ainda para as maçanetas de abertura das portas na cor do veículo, assim como os retrovisores, que são elétricos e com luz indicadora de direção em LED.
Para finalizarmos nossa observação externa, destaque para o inevitável rack de teto, as rodas de liga leve 16" (pneus 195/60 R16) com design exclusivo para o WR-V e ainda os vidros verdes com filtro UV. Podemos então dizer que apesar de alguns lampejos da estética do FIT, especialmente quando observado lateralmente, o novo crossover da Honda é por fora um veículo novo, e com identidade própria.
Já ao entrar para a cabine as referências ao FIT são muito mais evidentes, e isso por si só não e negativo, pelo contrário, o FIT é um ótimo modelo em diversos quesitos como, espaço e conforto, por exemplo, e trazer essa referência para o WR-V é muito mais que aproveitar um trabalho já feito, é utilizar o que agrada muito, e o resultado final só poderia ser positivo.
A posição de condução é naturalmente um pouco mais elevada e é fácil encontrar o ponto ideal, já que nosso banco (o do motorista) tem regulagem em altura e a coluna de direção é ajustável em altura e profundidade. Olhando à nossa volta, observamos que o WR-V tem encosto de cabeça para todos os ocupantes, e os bancos são com revestimento exclusivo em tecido e combinação dos acabamentos em preto e laranja ou preto e prata, dependendo da cor externa do veículo.
Ainda esteticamente, referir que o volante é multifuncional com revestimento em couro, e o nosso WR-V apresenta acabamentos e detalhes no painel e portas na cor prata.
Os vidros são elétricos para todos os ocupantes, mas apenas o do condutor tem a função 1 toque (subida e descida) e anti-esmagamento.
Os tradicionais espaços porta objetos estão espalhados pelo seu interior, e incluem porta-copos na console central ou porta-revistas atrás dos bancos dianteiros do motorista e passageiro. O WR-V vem com ar-condicionado e sistema multimídia de 7" multi-touchscreen com navegador GPS (AM-FM / Bluetooth / internet browser - via hospot / duas entradas USB / Micro SD ) e inclui ainda a câmera de marcha a ré.
A qualidade do sistema de som não podemos dizer que seja um destaque, mas cumpre bem sua função com 4 Alto-falantes (dois dianteiros e dois traseiros).
Antes de iniciarmos nosso teste dinâmico, referir que nesta versão EXL a segurança é mais uma vez levada a sério pela Honda, com seis airbags, frontal, lateral e cortina, para condutor e passageiro, barras de proteção lateral, cintos de segurança de 3 pontos para todos os ocupantes com os dianteiros a terem pré-tensionador e regulagem altura, isofix, e ainda a chamada estrutura de deformação progressiva ACE (Advanced Compatibility Engineering).
Momento então para dar partida ao já conhecido propulsor de 1.5 L 16V i-VTEC que tanto pode utilizar gasolina como etanol. Ele entrega uma potência de 115 cv a 6000 rpm, se abastecido a gasolina, ou 116 cv no mesmo regime de rotações, se abastecido a etanol. São 15.2 kgf.m de torque com gasolina ou 15.3 kgf.m se com etanol, e sua com capacidade máxima entregue nas 4800 rpm para ambos os tipos de combustível.
Esta diferença mínima no desempenho entre os dois tipos de combustível, mostra bem o bom trabalho de engenharia realizado pelos técnicos da marca neste motor, que obviamente se mostrou um propulsor de capacidade limitada, no entanto adequado e eficiente em relação à proposta.
De tração dianteira e transmissão automática tipo CVT, seu deslocamento é realizado com natural suavidade, uma das características do câmbio, em opção mecânica que casa muito bem com o motor que equipa nosso WR-V. O aventureiro urbano representa muito bem o DNA da Honda, em pacote preparado para quem quer um veículo mais apto aos imponderáveis das nossas estradas, mas que no entanto não quer partir para a aquisição de um HR-V.
Seu conjunto mecânico se mostrou muito eficiente, além dos já referidos motor e câmbio, ele é preciso na direção, de assistência elétrica e progressiva, e que permitiu manobras realizadas de forma confiante e com facilidade, em movimentos auxiliados pela correta configuração da suspenção, naturalmente mais alta e do tipo McPherson na dianteira, e barra de torção na traseira. Este posicionamento mais elevado da carroceria ajuda a encarar os buracos, lombadas, e outras imperfeições das nossas estradas, de forma mais confiante, requerendo os naturais cuidados em alta velocidade e particularmente em curvas de ângulo mais fechado, numa reação típica deste tipo de proposta em que o centro de gravidade fica mais alto, e todas as condicionantes deste tipo de posicionamento. No entanto sempre referimos que esta reação não é um defeito, até porque o equilíbrio conforto/eficácia é muito bom, mas muito mais uma característica do produto.
Outro aspecto positivo são os freios, de disco ventilado na frente e tambor atrás, a escolha é equilibrada e eficiente, sempre passando uma sensação de eficácia, seja no dia a dia ou quando um pouco mais exigidos em pegada mais esportiva.
O tanque de combustível tem capacidade para 45,3 litros, e sempre abastecido com etanol, a média de consumo conseguida pela nossa equipe neste teste em ambos os ambientes, foi de foi de 7,9 km/l no pesado trânsito da cidade de São Paulo, e 8,6 km/l em estrada, valores que poderemos considerar equilibrados para o tipo de proposta.
A Honda disponibiliza duas versões do WR-V, a EX, versão que tem preço sugerido de R$ 79.400,00 e ainda a versão testada por nós, a EXL, com preço anunciado de R$ 83.400,00 e que também é a mais completa. As diferenças entre as duas versões podem ser vistas principalmente no equipamento, já que estética e motor são iguais.
Ainda antes de finalizarmos, uma referência para o desempenho do modelo nas concessionárias ao longo de 2017. Com uma curva descendente nos dois últimos meses do ano, foram 1485 unidades licenciadas em novembro e 1378 em dezembro, totalizando 15 353 unidades ao longo do ano. O resultado reflete um posicionamento difícil no mercado, muito perto em termos de valor do HR-V que continua a ser o eleito dos clientes da marca. No entanto, se observarmos friamente os resultados daquele que consideramos ser seu rival mais próximo em termos de perfil, o Citroën Aircross, o desempenho é positivo, já que o modelo francês vendeu 8314 unidades ao longo do ano que acaba de terminar.
Como conclusão, a concorrência na própria casa acaba por ser o principal obstáculo para seu crescimento, já que o HR-V continua a ser o preferido da marca, e está “logo ali” em termos de preço na concessionária.
Avaliação em números
Honda WR-V EXL
Design 6
Espaço e Conforto 7
Freios 7
Conectividade e Tecnologia 6
Acabamento 7
Motor / Consumo 6
Transmissão 6
Suspensão 7
Direção 7
Segurança e Auxílios 7
Total 66