top of page
Foto do escritorArtur Semedo / Revista Publiracing

Avaliação: O leão 3008 chegou para ser o mais novo rei da selva urbana.


Avaliação: O leão 3008 chegou para ser o mais novo rei da selva urbana.

Alguns anos atrás o Crossover 3008 da Peugeot chegava ao Brasil como referência pela sua elegância, qualidade e dirigibilidade. Sua segunda geração chegou não para modernizar, mas muito mais para revolucionar o que já tinha deixado tão boas sensações.

O novo Peugeot 3008 é agora muito mais um SUV, mas não um utilitário esportivo qualquer, mas um leão que chegou para ser o rei da selva urbana. Carregado de argumentos estéticos, técnicos, de conforto e performance, o 3008 foi um dos mais surpreendentes veículos a chegar até nós nos últimos tempos. Um produto que nos deixou na difícil situação de descobrir o que poderia ser melhorado, e sinceramente, apenas podemos iiciar a partir de agora, uma extensa lista de adjetivos para descrever de forma honrosa o Peugeot 3008.

Já antecipando nossa conclusão, fica claro que a partir de agora, e em sua faixa de preço, a referência foi encontrada, arriscando inclusivamente a ser opção em patamares de preço onde navegam marcas que habitualmente nos remetem a níveis de conforto e qualidade superiores.

O que a partir de agora passamos a descrever é a essência de um excelente automóvel.

Na nossa observação externa fica clara a intensão da Peugeot em posicionar o 3008 no conceito mais urbano dos novos SUVs. Baixa distancia em relação ao solo, com menos capacidade no off-road, mas muito mais eficiência em estrada e no dia a dia das grandes cidades.

São 4,447 m de comprimento, 1,906 m de largura, 1,625 m de altura e uma distância entre eixos de 2,675 m dimensões que são também elas responsáveis pelo ótimo comportamento dinâmico do veículo, mas isso é assunto para um pouco mais à frente.

Avaliação: O leão 3008 chegou para ser o mais novo rei da selva urbana.

Com aparência robusta e vanguardista, se destaca a nova assinatura luminosa DRL, e a ampla grade com aletas e moldura cromadas, com o leão da Peugeot a ficar posicionado ao centro.

Os faróis full-LED, com máscara preta e cromada, foram trabalhados para assinar de forma marcante a frente do 3008, em design primorosamente trabalhado também nas lanternas traseiras.

O cromado é utilizado ainda de forma elegante em mais alguns pormenores, como em baixo nas portas, e envolvendo os faróis de neblina. Esta é, aliás, uma característica da Peugeot, que tem em seus artistas do design um bom gosto recorrente para trabalhar com elegância a utilização deste tipo acabamento metálico em alguns pormenores dos seus modelos.

Finalizamos nossa observação externa com o merecido destaque para as rodas de aro 19, bonitas e modernas, nelas são instalados pneus de medida 235/50 R19 (Continental), e que ajudam a fechar um pacote estético irrepreensível.

Chegamos ao interior e descobrimos um mundo de emoções. Tudo nele está pensado para o bem estar dos passageiros e uma experiência incrível de condução. A qualidade dos materiais utilizados, solidez das peças e sua integração é perceptível imediatamente, numa clara sensação de estarmos dentro de um veículo Premium. O conceito i-Cockpit 2.0 (nova geração) oferece uma posição elevada para facilitar leitura da informação. O painel de instrumentos é 100% digital e posicionado acima do volante, bem na linha de visão do condutor.

Avaliação: O leão 3008 chegou para ser o mais novo rei da selva urbana.

A este conceito é associado o volante compacto, que foi redesenhado, reforçando seus atributos e integrando novos comandos ainda mais intuitivos. O novo seletor de marchas por impulso elétrico, as aletas atrás do volante e o cluster digital que é personalizável, e onde o condutor escolhe que tipo de informação quer que fique disponível no painel de instrumentos, sendo naturalmente fator de conforto e agilidade na condução. Os diferentes modos de visualização do painel são acionados através dos comandos situados à esquerda do volante.

Outro destaque imediata, determinante para a ampliação do bem estar no interior do 3008 é o teto solar panorâmico praticamente integral, e que impressiona pelo seu tamanho. Além disso, diferenciando de outros modelos da marca como o 2008, ou até mesmo da solução entregue por outras marcas que utilizam esta mesma opção de teto, a Peugeot inovou e colocou um painel móvel que amplia ainda mais a sensação de liberdade, permitindo um contato ainda maior com o ambiente externo através do espaço que pode ser aberto em praticamente metade do teto.


Avaliação: O leão 3008 chegou para ser o mais novo rei da selva urbana.

Ele ainda é equipado com uma cortina que combina com o revestimento do interior e quando em ambiente noturno é envolvido pela iluminação “ Ambient Light” (guias azuis em LED) contornando todo o teto e oferecendo uma experiência incrível de bem estar.

A tela sensível ao toque de 8” possui tecnologia de interação com os smartphones através dos sistemas de espelhamento Apple CarPlay e Google Android Auto, ajuste de funções do veículo e comandos do ar-condicionado Bi-Zone integrados, cabendo aqui o único reparo às escolhas feitas pela marca, que obriga o condutor a utilizar através do espelhamento o sistema de navegaçãode seu smartphone, já que ele não é integrado ao sistema multimídia.

Um pouco mais abaixo no painel o Peugeot 3008 possui uma zona de recarga sem fio para o seu aparelho de telefonia móvel. A tecnologia funciona por indução magnética. Você só precisa posicionar o dispositivo no local indicado para iniciar o carregamento. No console central, além de diversos porta objetos, alguns deles iluminados, é disponibilizado um compartimento refrigerado, e onde também fica evidente a elegante e eletrônica alavanca de câmbio.


Avaliação: O leão 3008 chegou para ser o mais novo rei da selva urbana.

E se o posicionamento com regulagem elétrica, acabamento (em couro) e seu desenho ergonômico não fosse suficiente para que os bancos do 3008 contribuíssem de forma inequívoca para o conforto oferecido pelo SUV da Peugeot, a marca decidiu elevar ainda mais o nível de bem estar nos bancos dianteiros, que possuem um sistema de massagem multipontos com 5 programações diferentes.

Aliás, o acabamento dos elementos têxteis mostra que a escolha dos materiais contribuiu fortemente para a excelente percepção de qualidade em soluções que se estendem ao acabamento em tecido e couro no painel e portas.

Hora de dar partida ao motor e ser surpreendido mais uma vez. O Peugeot 3008 Griffe THP, vem equipado com o motor de 4 cilindros em linha 1.6 (1598 cm³), 16V, duplo comando variável, turbo, de injeção direta e exclusivamente a gasolina. A potência é de 165 cv a 6.000 rpm e torque de 24,5 kgfm logo nas iniciais 1.400 rpm.

Avaliação: O leão 3008 chegou para ser o mais novo rei da selva urbana.

Esta motorização se integra na perfeição ao perfil do modelo, até mesmo pela sua reconhecida capacidade. Associado ao câmbio automático sequencial de seis marchas, o 3008 diverte pela agilidade nos diversos tipos de utilização, entregando recursos permanentes, seja no trânsito urbano como ainda ao dirigir em estrada. Quem também ajuda muito no fantástico pacote é a direção elétrica, de rápidas reações, ela mais uma vez é equilibrada nas utilizações, facilitando pela suavidade nas manobras, ou sendo precisa e eficaz a alta velocidade.

A solução encontrada para a suspensão é de pseudo MacPherson na frente com barra de dois braços deformável na traseira. Sua configuração consegue um fantástico equilíbrio ente conforto, capacidade e segurança. A suspensão do 3008 é o que mais próximo interpretamos como ideal, o necessário ponto de equilíbrio dos novos SUVs, muito mais urbanos e rápidos, quase sedans, e muito menos off-road. Neste pacote praticamente perfeito chamado 3008, os freios de disco nas quatro rodas (ventilados na frente e sólidos atrás) também são destaque, já que ao longo do nosso teste sempre se mostraram (muito) eficientes nas mais diversas situações, e frear ou imobilizar por completo os 1.567 kg de nosso SUV se mostrou tarefa fácil e principalmente realizada de forma muito segura, equilibrada e eficiente.

Chegada a hora da referência ao consumo. Como referido este motor apenas está preparado para receber gasolina no tanque de 53L, e equilibrando de forma muito consciente nossa avaliação, entre condução urbana e distância equivalente em estrada, a média conseguida no final do teste foi de 9,5 km/l o que podemos considerar bem positivo, levando em conta principalmente seu peso.

Avaliação: O leão 3008 chegou para ser o mais novo rei da selva urbana.

Como conclusão, o Peugeot 3008 chegou para ser uma nova referência no segmento de SUVs grandes, de mais capacidade e recursos, e onde se encontram entre outros, Hyundai New Tucson, Jeep Compass e Volkswagen Tiguan, mas com a Peugeot a apresentar um produto verdadeiramente apaixonante, que conseguiu ser surpreendente e nos deixando com a nítida sensação que ele será capaz de chamar a atenção não só do amante de SUVs, mas também de quem busca um veículo com as características de um sedan, com espaço, conforto e desempenho.

Vendido atualmente por R$ 139.990,00 ele não chega apenas para brigar com seus concorrentes naturais, mas ameaçando também as marcas alemãs e suas propostas mais próximas como Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA.

Quando iniciamos um teste, tentamo-nos adaptar imediatamente ao segmento, conceito e proposta do veículo. Assim partimos de um determinado ponto com seus parâmetros nas mais diversas variantes de um automóvel. Com isso conseguimos analisar da forma honesta e correta um produto, comparando suas características com as de outro. Através dessa postura conseguimos perceber quando as expectativas são defraudadas, ou pelo contrário, superadas. E no caso do Peugeot 3008 todas elas foram superadas. Ele e muito mais do que esperávamos. Ele é praticamente perfeito na sua proposta!

O leão chegou para ser o mais novo rei da selva urbana.

bottom of page