Alguns anos atrás o Crossover 3008 da Peugeot chegava ao Brasil como referência pela sua elegância, qualidade e dirigibilidade. Sua segunda geração chegou não para modernizar, mas muito mais para revolucionar o que já tinha deixado tão boas sensações.
O novo Peugeot 3008 é agora muito mais um SUV, mas não um utilitário esportivo qualquer, mas um leão que chegou para ser o rei da selva urbana. Carregado de argumentos estéticos, técnicos, de conforto e performance, o 3008 foi um dos mais surpreendentes veículos a chegar até nós nos últimos tempos. Um produto que nos deixou na difícil situação de descobrir o que poderia ser melhorado, e sinceramente, apenas podemos iiciar a partir de agora, uma extensa lista de adjetivos para descrever de forma honrosa o Peugeot 3008.
Já antecipando nossa conclusão, fica claro que a partir de agora, e em sua faixa de preço, a referência foi encontrada, arriscando inclusivamente a ser opção em patamares de preço onde navegam marcas que habitualmente nos remetem a níveis de conforto e qualidade superiores.
O que a partir de agora passamos a descrever é a essência de um excelente automóvel.
Na nossa observação externa fica clara a intensão da Peugeot em posicionar o 3008 no conceito mais urbano dos novos SUVs. Baixa distancia em relação ao solo, com menos capacidade no off-road, mas muito mais eficiência em estrada e no dia a dia das grandes cidades.
São 4,447 m de comprimento, 1,906 m de largura, 1,625 m de altura e uma distância entre eixos de 2,675 m dimensões que são também elas responsáveis pelo ótimo comportamento dinâmico do veículo, mas isso é assunto para um pouco mais à frente.
Com aparência robusta e vanguardista, se destaca a nova assinatura luminosa DRL, e a ampla grade com aletas e moldura cromadas, com o leão da Peugeot a ficar posicionado ao centro.
Os faróis full-LED, com máscara preta e cromada, foram trabalhados para assinar de forma marcante a frente do 3008, em design primorosamente trabalhado também nas lanternas traseiras.
O cromado é utilizado ainda de forma elegante em mais alguns pormenores, como em baixo nas portas, e envolvendo os faróis de neblina. Esta é, aliás, uma característica da Peugeot, que tem em seus artistas do design um bom gosto recorrente para trabalhar com elegância a utilização deste tipo acabamento metálico em alguns pormenores dos seus modelos.
Finalizamos nossa observação externa com o merecido destaque para as rodas de aro 19, bonitas e modernas, nelas são instalados pneus de medida 235/50 R19 (Continental), e que ajudam a fechar um pacote estético irrepreensível.
Chegamos ao interior e descobrimos um mundo de emoções. Tudo nele está pensado para o bem estar dos passageiros e uma experiência incrível de condução. A qualidade dos materiais utilizados, solidez das peças e sua integração é perceptível imediatamente, numa clara sensação de estarmos dentro de um veículo Premium. O conceito i-Cockpit 2.0 (nova geração) oferece uma posição elevada para facilitar leitura da informação. O painel de instrumentos é 100% digital e posicionado acima do volante, bem na linha de visão do condutor.
A este conceito é associado o volante compacto, que foi redesenhado, reforçando seus atributos e integrando novos comandos ainda mais intuitivos. O novo seletor de marchas por impulso elétrico, as aletas atrás do volante e o cluster digital que é personalizável, e onde o condutor escolhe que tipo de informação quer que fique disponível no painel de instrumentos, sendo naturalmente fator de conforto e agilidade na condução. Os diferentes modos de visualização do painel são acionados através dos comandos situados à esquerda do volante.
Outro destaque imediata, determinante para a ampliação do bem estar no interior do 3008 é o teto solar panorâmico praticamente integral, e que impressiona pelo seu tamanho. Além disso, diferenciando de outros modelos da marca como o 2008, ou até mesmo da solução entregue por outras marcas que utilizam esta mesma opção de teto, a Peugeot inovou e colocou um painel móvel que amplia ainda mais a sensação de liberdade, permitindo um contato ainda maior com o ambiente externo através do espaço que pode ser aberto em praticamente metade do teto.
Ele ainda é equipado com uma cortina que combina com o revestimento do interior e quando em ambiente noturno é envolvido pela iluminação “ Ambient Light” (guias azuis em LED) contornando todo o teto e oferecendo uma experiência incrível de bem estar.
A tela sensível ao toque de 8” possui tecnologia de interação com os smartphones através dos sistemas de espelhamento Apple CarPlay e Google Android Auto, ajuste de funções do veículo e comandos do ar-condicionado Bi-Zone integrados, cabendo aqui o único reparo às escolhas feitas pela marca, que obriga o condutor a utilizar através do espelhamento o sistema de navegaçãode seu smartphone, já que ele não é integrado ao sistema multimídia.
Um pouco mais abaixo no painel o Peugeot 3008 possui uma zona de recarga sem fio para o seu aparelho de telefonia móvel. A tecnologia funciona por indução magnética. Você só precisa posicionar o dispositivo no local indicado para iniciar o carregamento. No console central, além de diversos porta objetos, alguns deles iluminados, é disponibilizado um compartimento refrigerado, e onde também fica evidente a elegante e eletrônica alavanca de câmbio.
E se o posicionamento com regulagem elétrica, acabamento (em couro) e seu desenho ergonômico não fosse suficiente para que os bancos do 3008 contribuíssem de forma inequívoca para o conforto oferecido pelo SUV da Peugeot, a marca decidiu elevar ainda mais o nível de bem estar nos bancos dianteiros, que possuem um sistema de massagem multipontos com 5 programações diferentes.
Aliás, o acabamento dos elementos têxteis mostra que a escolha dos materiais contribuiu fortemente para a excelente percepção de qualidade em soluções que se estendem ao acabamento em tecido e couro no painel e portas.
Hora de dar partida ao motor e ser surpreendido mais uma vez. O Peugeot 3008 Griffe THP, vem equipado com o motor de 4 cilindros em linha 1.6 (1598 cm³), 16V, duplo comando variável, turbo, de injeção direta e exclusivamente a gasolina. A potência é de 165 cv a 6.000 rpm e torque de 24,5 kgfm logo nas iniciais 1.400 rpm.
Esta motorização se integra na perfeição ao perfil do modelo, até mesmo pela sua reconhecida capacidade. Associado ao câmbio automático sequencial de seis marchas, o 3008 diverte pela agilidade nos diversos tipos de utilização, entregando recursos permanentes, seja no trânsito urbano como ainda ao dirigir em estrada. Quem também ajuda muito no fantástico pacote é a direção elétrica, de rápidas reações, ela mais uma vez é equilibrada nas utilizações, facilitando pela suavidade nas manobras, ou sendo precisa e eficaz a alta velocidade.
A solução encontrada para a suspensão é de pseudo MacPherson na frente com barra de dois braços deformável na traseira. Sua configuração consegue um fantástico equilíbrio ente conforto, capacidade e segurança. A suspensão do 3008 é o que mais próximo interpretamos como ideal, o necessário ponto de equilíbrio dos novos SUVs, muito mais urbanos e rápidos, quase sedans, e muito menos off-road. Neste pacote praticamente perfeito chamado 3008, os freios de disco nas quatro rodas (ventilados na frente e sólidos atrás) também são destaque, já que ao longo do nosso teste sempre se mostraram (muito) eficientes nas mais diversas situações, e frear ou imobilizar por completo os 1.567 kg de nosso SUV se mostrou tarefa fácil e principalmente realizada de forma muito segura, equilibrada e eficiente.
Chegada a hora da referência ao consumo. Como referido este motor apenas está preparado para receber gasolina no tanque de 53L, e equilibrando de forma muito consciente nossa avaliação, entre condução urbana e distância equivalente em estrada, a média conseguida no final do teste foi de 9,5 km/l o que podemos considerar bem positivo, levando em conta principalmente seu peso.
Como conclusão, o Peugeot 3008 chegou para ser uma nova referência no segmento de SUVs grandes, de mais capacidade e recursos, e onde se encontram entre outros, Hyundai New Tucson, Jeep Compass e Volkswagen Tiguan, mas com a Peugeot a apresentar um produto verdadeiramente apaixonante, que conseguiu ser surpreendente e nos deixando com a nítida sensação que ele será capaz de chamar a atenção não só do amante de SUVs, mas também de quem busca um veículo com as características de um sedan, com espaço, conforto e desempenho.
Vendido atualmente por R$ 139.990,00 ele não chega apenas para brigar com seus concorrentes naturais, mas ameaçando também as marcas alemãs e suas propostas mais próximas como Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA.
Quando iniciamos um teste, tentamo-nos adaptar imediatamente ao segmento, conceito e proposta do veículo. Assim partimos de um determinado ponto com seus parâmetros nas mais diversas variantes de um automóvel. Com isso conseguimos analisar da forma honesta e correta um produto, comparando suas características com as de outro. Através dessa postura conseguimos perceber quando as expectativas são defraudadas, ou pelo contrário, superadas. E no caso do Peugeot 3008 todas elas foram superadas. Ele e muito mais do que esperávamos. Ele é praticamente perfeito na sua proposta!
O leão chegou para ser o mais novo rei da selva urbana.