A Alstom entregou o primeiro dos sessenta Citadis X05, do contrato assinado com o operador da cidade australiana de Sydney, e que vão circular na via VLT, CBD South East Light Rail.
Esta é a primeira unidade da mais recente atualização da plataforma Citadis. Com 67 metros de comprimento, as novas unidades são capazes de transportar 450 passageiros, o que vai permitir o deslocamento de até 13.500 passageiros por hora em cada sentido.
As unidades contam com portas duplas, amplas superfícies envidraçadas, iluminação em led em espaços com diversas configurações, circuito fechado de TV, climatização, telefones de emergência e sistemas de orientação com informações aos passageiros em tempo real.
Cada Citadis X05 tem prevista uma vida útil de trinta anos, e conta com um sistema elétrico que recupera 99% da energia utilizada nas freadas e que é devolvida à rede. A empresa informa ainda que as unidades são construídas com 98% de materiais recicláveis, e com a chegada da primeira unidade têm inicio imediatamente os testes dinâmicos, seguido do inicio das operações regulares, o que está previsto ainda para 2017.