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Redação / Revista Publiracing

Volvo apresenta primeiro caminhão autônomo para coleta de lixo


Volvo apresenta primeiro caminhão autônomo para coleta de lixo

O Grupo Volvo, junto com especialistas suecos em resíduos e reciclagem da empresa Renova, está testando o primeiro caminhão de coleta de lixo autônomo com potencial para uso em ambiente urbano. O projeto explora como a automação pode contribuir para melhorar a segurança no trânsito, aprimorar condições de trabalho e reduzir impactos ambientais.

“Existe um potencial surpreendente para transformar o rápido desenvolvimento técnico na automação em benefícios para clientes e, de forma mais ampla, para a sociedade em geral. Nosso caminhão autônomo de coleta de lixo está abrindo o caminho neste campo em nível global, e é uma das várias inovações autônomas em que estamos trabalhando no momento” diz Lars Stenqvist, diretor executivo de tecnologia do Grupo Volvo.

Volvo apresenta primeiro caminhão autônomo para coleta de lixo

O caminhão de coleta de lixo autônomo do Grupo Volvo foi projetado para proporcionar uma direção segura em ambientes urbanos, inclusive ao dar a ré. Sensores monitoram continuamente a região próxima ao veículo e o caminhão para imediatamente caso um obstáculo apareça repentinamente em seu caminho. A rota é pré-programada e o caminhão se dirige de uma caçamba de lixo para a próxima. O motorista e os garis podem focar na coleta de lixo e não precisam entrar e sair do caminhão cada vez que o veículo vai de uma lixeira a outra.

“Um importante benefício dessa nova tecnologia é a redução do risco de lesões ocupacionais, tais como o desgaste da articulação do joelho – que é uma lesão comum em quem trabalha com a coleta de lixo”, explica Lars Stenqvist. O caminhão autônomo também oferece grandes vantagens ambientais. As trocas de marcha, direção e velocidade são continuamente otimizadas para permitir baixo consumo de combustível e baixas emissões.

O projeto conjunto com a Renova continuará até o final de 2017. O caminhão autônomo atualmente em teste está equipado com sistema de sensores para identificação, navegação e monitoramento da área ao redor do veículo. A maior parte desta tecnologia também é usada no caminhão autônomo para operações de mineração revelado pelo Grupo Volvo em 2016. O modelo é um FMX autônomo que está em teste na mina de Kristineberg no norte da Suécia.

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