A empresa suíça Stadler assinou um contrato, pelo valor divulgado de setecentos milhões de libras esterlinas, ou cerca de 822 milhões de euros, para a construção e manutenção durante 35 anos de 52 trens para a empresa Merseyrail em Liverpool no Reino Unido.
As unidades começam a ser entregues a partir de 2020, e vão substituir os veículos de uma das frotas mais antigas do Reino Unido, com mais de quarenta anos de serviço.A entrada nas novas composições vai exigir ainda a construção de um novo centro para manutenção em Kirkdale.
A frota atual vai ser substituída totalmente por trens mais modernos, com as mais modernas soluções em acessibilidade, uma capacidade 60% maior, mantendo o mesmo número de lugares sentados e ainda previsão para reduzir os tempos de viagem em 10%.
As provas da unidade de testes começam em 2019 com previsão para que a nova frota esteja plenamente ativa em 2021.O contrato agora assinado inclui ainda opção por mais sessenta unidades adicionais.
As principais características dos novos trens são: Unidades de quatro carros com piso baixo e apenas 960 milímetros acima do trilho, corredor continuo, preparados para transportar 486 passageiros, 182 dos quais, sentados, e ainda com vasto espaço para cadeiras de rodas.
Com 64,98 metros de comprimento e 2,82 de largura, são alimentados por uma tensão de 750 voltes e estão aptos a uma velocidade máxima de 120 km/h. As unidades estarão equipadas com baterias que permitirão o movimento autónomo em oficinas e áreas de manutenção não eletrificadas. Vão estar ainda preparados para ser recondicionados para operação numa tensão de 25 quilovolts e equipados com ETCS, nível II.