O público que for ao São Paulo Expo poderá ver a Ram 1500 pela primeira vez de modo oficial no Brasil. Apesar de ser a menor das picapes da marca Ram feitas na América do Norte, ela não tem nada de pequena. Muito pelo contrário, pois seus 5,81 metros de comprimento, cerca de 50 cm maior que os modelos considerados médios, a colocam no segmento das picapes grandes, ao lado da Ram 2500 – esta já à venda no Brasil.
A versão de acabamento exibida no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo é a Laramie, com cabine Crew Cab, a maior disponível para a 1500. Ao contrário da 2500, porém, a 1500 não exige no país o porte de carteira de habilitação C, caso venha a ser importada.
O powertrain da Ram 1500 combina força e refinamento como poucos, com o motor 3.0 V6 de 243 cv e o câmbio automático de oito marchas. A versatilidade de uso é garantida pela tração 4x4 e pela suspensão a ar, que proporciona ótimo conforto de rodagem.
O nível de equipamentos é dos mais altos, com seis air bags, teto solar, bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, sistema de áudio premium (nove alto-falantes e um subwoofer) e chave de presença Keyless Enter-N-Go™ (abertura das portas, caçamba e ignição sem usar a chave).
Irmã maior
Única picape grande do mercado nacional, a Ram 2500 Laramie foi renovada no ano passado para reforçar sua vocação de “carro de luxo do homem do campo”. O poderio do motor turbodiesel Cummins de seis cilindros em linha e 6,7 litros faz dela também a picape mais forte do Brasil, com 330 cv de potência e 104 kgfm de torque. E também a com maior capacidade de reboque: 7.750 kg..