Os testes para homologação da locomotiva KZ4AT, proporcionaram a estas locomotivas destinadas à tração de trens de passageiros no Cazaquistão, diversas conclusões sobre sua futura operação e um recorde de velocidade.
Com base na plataforma PRIMA da Alstom a KZ4AT é uma máquina polivalente que pode circular a 200 km/h em serviço comercial e tem como característica principal, estar preparada para operar em situações extremas de clima, entre os negativos -50°centigrados até aos positivos 50°. Pela primeira vez uma locomotiva circulou a 200 Km/h no país, em testes realizados no trecho da linha, Moiynty-Kiik, sudeste da capital Astana.
A Locomotiva foi desenvolvida com base nas definições técnicas pré-definidas pela empresa KTZ (Trens do Cazaquistão), e pelas normas GOST que regem os países da Comunidade dos Estados Independentes, CEI.
Atualmente a rede ferroviária do Cazaquistão é composta por 14.000 quilômetros de vias, utilizando a bitola de 1.520 milímetros.
Os componentes dos sistema de tração foram fabricados pela Alstom em conjunto com a empresa Transmashholding. A locomotiva foi construída na capital Astana, em fábrica da EKZ, consorcio que é composto por Alstom, com 50%, a empresa ferroviária local KTZ e a Transmashholding, com 25% cada.