top of page
Revista Publiracing

Unimog, o universal Cross-Country, conquista mais um título


Pela décima segunda vez consecutiva, o Mercedes-Benz Unimog foi eleito o melhor cross-country do ano na categoria "Veículos para Fins Especiais" pelos leitores da revista "Off Road". A eleição do "Veículo Cross-Country do Ano" teve um total de doze categorias. Mais de 85 mil votos foram contabilizados entre os 126 modelos participantes da competição. O Unimog conquistou o primeiro lugar entre os concorrentes para fins especiais com um percentual acima de 43% dos votos. Desde 1982, a revista “Off Road” realiza a eleição do modelo cross-country do ano.

Linha Unimog 2016

É difícil encontrar um desafio no mundo que o Mercedes-Benz Unimog não seja capaz de enfrentar, seja no deserto de Gobi, na tundra e taiga da Sibéria ou em alguma estrada quente da cratera vulcânica do Vesúvio.

Os atributos para aplicações tão radicais estão em seu sangue. Graças ao motor Euro VI do Unimog localizado no meio do veículo para enfrentar terrenos extremamente difíceis, o deslocamento do quadro está ainda mais para trás, e isso significa que o seu centro de gravidade ficou mais baixo e ao mesmo tempo proporciona uma grande distância do chão, otimizando ainda mais a dirigibilidade em operações fora de estrada. As articulações do eixo, atingindo até 30 graus, são possíveis devido à tecnologia de tubo e de torque em conjunto com molas helicoidais. Eixos do tipo portal e uma capacidade de subida de 45 graus são outras características do Unimog U 4023/U 5023 para terrenos extremamente difíceis. Além disso, há uma capacidade de atravessar áreas alagadas com profundidade de 1,20 m e um ângulo de inclinação lateral de até 38 graus. A condução em situações extremas com a tração em todas as rodas engatada é auxiliada pelos bloqueios dos diferenciais por solicitação e pelo sistema de controle de pressão dos pneus "Tirecontrol Plus". Ele pode simplesmente ser selecionado pelos botões do volante de seleção para a respectiva aplicação por meio dos modos "estrada", "areia" e "estrada irregular".

A força do Unimog U 4023/U 5023 vem do motor OM 934 LA de alto torque com BlueTec 6 e duto comum, uma unidade de quatro cilindros com deslocamento de 5,1 litros, 170 kW (231 hp) e torque de 900 Nm. Oito marchas à frente e seis à ré estão disponíveis, e opcionalmente há ainda um grupo de marchas para aplicações fora de estrada que funcionam na faixa de velocidade entre 2,5 e 35 km/h.

Juntamente com esse veículo para terrenos radicais, há o porta-implemento para os modelos entre U 216 e U 530, frequentemente visto em aplicações municipais. A linha Unimog é equipada com motores modernos Euro VI com potência de até 220 kW (299 hp).

Quando se trata de manutenção, diagnósticos ou reparação, o Unimog também tem todas as bases cobertas. Oficinas autorizadas especializadas na linha prestam assistência técnica em mais de 650 postos de serviços, localizado em mais de 130 países, enquanto que ofertas de serviços especiais e serviços financeiros completam o pacote.

Fotos: Divulgação

bottom of page