Renault Sport celebra 40 anos apresentando o Concept Clio R.S.16
- Revista Publiracing
- 27 de mai. de 2016
- 2 min de leitura

Para celebrar os seus quarenta anos, a Renault Sport revelou o concept-car Clio R.S.16. Em menos de cinco meses, os projetistas e engenheiros da Renault Sport concretizaram uma ideia meio louca: Colocar o motor 2.0 turbo de 275 cv e 360 Nm de binário sob o capô do Clio R.S.
Para explorar todo o potencial deste bloco, proveniente do Mégane R.S. 275 Trophy-R, o Clio R.S.16 é equipado com trens rolantes através de soluções desenvolvidas para a competição. Com rodas de 19 polegadas e uma carroceria alargada em 60 mm, a agressividade do design exprime plenamente a sua razão de existir: tornar-se o mais eficiente dos Renault Sport de série.
Compartilhando o nome e as cores com o monolugar da F1 R.S.16, o Clio R.S.16 festeja o regresso da Renault ao grupo de equipes envolvidas na categoria máxima do automobilismo mundial. Nesta sexta-feira, 27 de maio de 2016, Kevin Magnussen, piloto da Renault Sport Fórmula One Team, realizou as primeiras voltas em público com o Clio R.S.16, no mítico circuito onde vai ser realizado no domingo o Grande Prémio do Mónaco.
Antecipado em nossa página do Facebook, e em primeira mão, pelo nosso correspondente para Portugal e Europa, José Ribeiro, avançamos agora um pouco mais e apresentamos a ficha técnica do modelo.

Ficha técnica
MOTOR
Cilindrada (cm3) 1998
Diâmetro x Curso (mm) 82,7 x 93
Número de cilindros/válvulas 4/16
Relação volumétrica 8,6 : 1
Potência máx. kW CEE (cv) 201 (275)
Regime de potência máx. (rpm) 5500 rpm
Binário máx. Nm CEE (m.kg) 36,7
Regime de binário máx. (rpm) 3000 a 5000 rpm
Tipo de injeção Multiponto
Combustível SP98 aconselhado
Catalisador Série
CAIXA DE CÂMBIO
Tipo Manual PK4
Número de marchas (FR) 6
Velocidade (km/h) às 1000 rpm
em 1.ª 9,2
em 2.ª 14,52
em 3.ª 20,39
em 4.ª 27,55
em 5.ª 34,66
em 6.ª 41,96
DIREÇÃO
Tipo Elétrica com assistência variável de série
Ø de viragem entre passeios (m) 10,93
TRENS
Tipo do trem dianteiro Trem dianteiro de pivot independente
Tipo do trem traseiro Eixo flexível com perfil aberto tipo Clio R3T
RODAS E PNEUS
Rodas de referência (") 8.25J x 19
Pneus de referência FR/TR 235/35 R19 91Y.
FREIOS
FR: Ø (mm) 350
TR: Ø (mm) 260
DIMENSÕES
Comprimento (m) 4,09
Largura com retrovisores (m) 1,73
Altura sem aileron (m) 1,43
Distância entre eixos (m) 2,59
Fotos: Renault Sport Press
Comments