A Ford apresentou em Caxias do Sul, RS, a sua nova linha Cargo 2017 de caminhões com inédita transmissão automatizada que permite trocas automáticas ou manuais. Chamados Torqshift, com 10 ou 16 marchas, conforme o modelo, os novos caminhões chegam ao mercado em março, complementando o portfólio de veículos da marca formado por 34 versões.
"A Ford manteve seus investimentos nas operações de caminhões mesmo diante do atual cenário de mercado do setor", disse João Pimentel, diretor da Ford Caminhões. "Em 2015 fomos a marca de caminhões que mais cresceu com o lançamento de produtos em segmentos especiais e acreditamos que a linha Torqshift mantém essa estratégia de mercado com caminhões que aumentam a produtividade e rentabilidade do transportador em vários tipos de aplicações, tendo como base o custo-benefício para o cliente, fator importante especialmente neste momento da economia.”
A nova linha é formada por seis modelos, com capacidade de 16 a 45 toneladas: Cargo 1723 Torqshift, Cargo 1723 Kolector Torqshift, Cargo 1729R Torqshift, Cargo 2429 Torqshift, Cargo 1729T Torqshift e Cargo 1933T Torqshift, estes dois últimos cavalos-mecânicos.
Conforto, segurança e economia
Os novos caminhões reúnem o conforto, praticidade e segurança de uma transmissão automática no dia a dia do trânsito e nas rodovias com a funcionalidade de um câmbio manual para situações específicas.
Foi desenvolvida pela engenharia da Ford no Brasil em parceria com o fornecedor Eaton e conta com recursos avançados como trocas manuais, os modos Economia e Performance, função “Low”, piloto automático inteligente, assistente de partida em rampa e indicador de marcha no painel para oferecer conforto e economia com excelente custo-benefício.
“Os novos modelos Cargo 2017 representam uma grande inovação de engenharia com a transmissão automatizada mais avançada do segmento", destaca João Pimentel. “É um lançamento importante que virá acompanhado de outros modelos sempre com soluções focadas na rentabilidade do frotista.”
Os modelos
O Cargo 2429 Torqshift é um dos destaques da linha. Tem transmissão de 10 marchas, tração 6x2, peso bruto total de 23 toneladas e capacidade máxima de tração de 38.000 kg. Chega ao mercado com o preço de referência mais competitivo da categoria, de R$220.000 na versão cabine simples e de R$228.000 na versão leito.
O Cargo 1723 Torqshift é um modelo médio com peso bruto total de 16.000 kg, motor de 230 cv e transmissão de 10 marchas. A versão Cargo 1723 Kolector Torqshift vem pronta para implementação como coletor/compactador, com transmissão reforçada de 10 marchas.
O médio Cargo 1729R Torqshift, com peso bruto total de 16.000 kg, tem motor de 290 cv e transmissão de 10 marchas, com as opções de cabine simples e leito. O Cargo 1729T Torqshift, com capacidade máxima de tração de 38.000 kg, é um cavalo-mecânico com cabine leito e transmissão de 10 velocidades. O Cargo 1933T Torqshift, cavalo-mecânico com capacidade máxima de tração de 45.150 kg, tem como diferenciais a suspensão a ar e transmissão de 16 marchas.
"A Ford oferece outro diferencial importante para o transportador: o lançamento dos modelos como Linha 2017 permite ao cliente aumentar o tempo de permanência do veículo na frota – já que a maioria dos contratos no setor exige veículos com até três anos de uso –, sem contar a sua valorização na hora da revenda", afirma Antônio Baltar, gerente de Vendas e Marketing da Ford Caminhões.
Crescimento no mercado
Em 2015, a Ford foi a marca que mais cresceu na indústria de caminhões, com um ganho de 3,7 pontos porcentuais – de 14,3% para 18%. A Ford Caminhões avançou também na satisfação dos clientes, com índices de aprovação de 91,9% e 88,4% nas áreas de vendas e serviços, respectivamente. “Estes números refletem o atendimento pós-vendas, com foco principalmente em quatro programas: o Ford Service, o Ford Trac, o SOS Ford e o Disk Ford”, completa Baltar.
Atualmente, a Ford Caminhões tem uma rede exclusiva de 120 distribuidores em todo o território brasileiro, prioritariamente nas áreas de maior fluxo de caminhões.
Fotos : Divulgação