Numa tentativa de contornar a nova realidade do paralisado mercado de caminhões, a Ford lançou mais um serviço na área de pós-venda: o contrato de manutenção para caminhões usados. Esse programa oferece a empresas frotistas uma opção que até o momento só estava disponível para veículos 0 km. A proposta é oferecer dois tipos de planos que preveem o serviço de manutenção preventiva ou com a inclusão de peças de desgaste natural. Ambas as modalidades visam a propiciar vantagens ao operador de frota em termos de qualidade e economia, com valores mensais predeterminados, além de garantir um atendimento nacional.
“O programa Ford Service para caminhões usados foi criado para atender uma necessidade do mercado com o atendimento de toda a frota dos clientes”, diz Paulo Carpenito, supervisor de Pós-Vendas da Ford Caminhões. “Por intermédio dos dois planos, permite maior tranquilidade e planejamento de custo para o transportador e uma de suas principais vantagens é evitar grandes investimentos das empresas em oficina própria e estoque de peças.”
Os planos podem ser contratados para caminhões com até 60 meses de uso. Veículos que estão com o plano de manutenção em dia são dispensados de inspeção prévia. O preço do contrato é calculado com base na quilometragem rodada e os prazos de revisão variam com o modelo e aplicação do veículo, desde 10.000 km para a Série F até 40.000 km no caso dos extrapesados Cargo.
“O contrato é totalmente transparente e observa as condições reais de rodagem do veículo. Considerando que caminhão parado não gera lucro, é fundamental ter um serviço produtivo e adequado para a sua manutenção”, ressalta.
Funcionamento
O Ford Service conta com planos para atender da melhor forma as necessidades do frotista. O plano Class, de manutenção preventiva, inclui itens como: troca de óleo do motor, transmissão e diferencial, filtros, líquido de arrefecimento, fluido da embreagem e da direção hidráulica. O plano Plus acrescenta também peças de desgaste natural como embreagem, lonas e tambores de freio, reparos do motor de partida, bateria, lâmpadas e fusíveis. Nas revisões é feita ainda a inspeção de mais de 40 itens do veículo.
Em janeiro, a Ford vai lançar mais uma novidade, o Portal do Cliente Ford Service, onde o frotista poderá acompanhar todos os caminhões incluídos no plano de manutenção. Além do histórico de serviços e situação de cada veículo, o portal servirá para a atualização da quilometragem rodada, usada como base para o contrato, e também para a emissão de boletos e segunda via.
“É mais uma ferramenta para facilitar a gestão da frota, com transparência e eficiência. Queremos atuar como uma extensão do cliente para que ele não tenha de se preocupar com a manutenção do caminhão e possa concentrar a atenção nos seus negócios”, completa Paulo Carpenito.
Foto: Ford Caminhões Press